segunda-feira, novembro 30, 2009

Você acha que seu time

pode entregar um jogo?


Essa é a pergunta que quero fazer. O assunto está aí, palpitando, percorrendo o País. E você, torcedor, que me dá a honra de passar pelo blog, o que acha? Pensa que seu time tem o direito de entregar um jogo para evitar que o maior rival se classifique ou ganhe um título?

Como funciona a questão da ética, do esporte, da lisura na sua cabeça de cidadão e em seu peito de torcedor?

Se um time entregar o jogo deliberadamente ele deve ser punido? E escalar os reservas, é lícito?

Que baita confusão!!!!

10 comentários:

Claudio disse...

Até agora o único time que fez questão de dizer que jogaria a vida para atrapalhar o adversário foi o Corinthians. Justamente o único que entregou. Os outros times se portam de maneira digna. Não fazem discurso, onda, entram e jogam. Como a direção do Grêmio não é composta por bandidos, então tenho certeza que eles jogarão o que sabem, dignamente. Provavelmente perderão, como fizeram durante todo o campeonato fora de casa. Por que emporcalham o nome do Corithians dessa forma e ninguém da imprensa fala sobre isso?

Alexadre Baseggio disse...

Nori,
Entregar o jogo é coisa de bandido, cafajeste. Porem, entrar com time misto acho totalmente válido. Os times q estão na libertadores não o fazem no começo do campeonato? Porque no final não pode? Porque por em risco sua equipe por uma partida que não vale nada pra você, ou pior, que pode ajudar seu arqui-rival? Sou são-paulino e acho q poderiamos ter jogado com os juniores com o Juventus no Paulista e, se perdesse, não mudaria nada e rebaixaria o corinthians. Depende de rival quem não fez sua tarefa de casa. O inter por exemplo só depende do grêmio porque vacilou demais em outras partidas.
Abraço

Joao Luis Amaral disse...

Fala, Nori!

Acho que não dá para 'cobrar' que um time entre com força total, não tendo pretensão alguma no campeonato. Primeiro que não é garantia de vitória. Podem entrar as estrelas e jogar um futebol chucro...

A conta é simples: quantos pontos foram jogados fora pelos times no começo do campeonato, quando nao davam tanta atencao ao Brasileiro? Esses pontos não fazem mais falta agora? Onde estão os times muito bem planejados?

Se o SPFC, Inter ou Palmeiras tivessem vencido a Libertadores ou Copa do Brasil e estivessem na mesma situação no Brasileiro, fariam alvoroço? Acho que não...

O Sport, por exemplo, já está rebaixado. Por que raios teria obrigação de escalar time titular para enfrentar o SPFC?

Reforço meu ponto no post anterior: acho muito barulho para pouco argumento. Querem botar uma pressão sem o menor sentido. Querem levar para o lado da ética e bons costumes, porque a água tá batendo no fiofó (desculpe meu francês) e, agora, precisam aprender a nadar...

Grande abraço,
Joao Luis Amaral

Leonardo Valejo disse...

Fala Nori. Muito bom blog.

Sou flamenguista, mas prefiro pegar o time titular do Grêmio do que seus juniores. E quero o Grêmio jogando sério.Não quero ser campeão por fracasso do outro e sim por meus méritos.Já comprei o meu ingresso e quero ver o meu time lutando e ganhando mas jogando bem e tendo seu esforço recompensado.

O único time que vejo ter dignidade pelo campeonato é o Goiás.Jogando bem e forte tanto com o Flamengo como contra o São Paulo.E sobre a especulação de mala branca citada por Ronaldo Angelim:fala sério. Quem não garante que o próprio Flamengo e o Internacional não tenham feito o mesmo?

Queria saber sua opinião Nori. Você acha se tem como a CBF voltar o Brasileiro para o sistema de mata-mata caso o Grêmio faça corpo mole? Se puder, valejo5@hotmail.com

Abraço
Leonardo Valejo
www.esportecomleonardovalejo.blogspot.com

Antonio C disse...

Simples mortais que somos e sem acesso que vcs da press tem, acho que não podemos responder a pergunta com precisão.
Mas... está publicado nos blogs de hoje a manchete do jornal oficial do Corinthians O FIEL onde se lê: DOCE DERROTA: Timão perde do Flamengo, mas atrapalha seus rivais na luta pelo título brasileiro.
Alguém não pode ler isso e dizer como o Belluzzo: Não era isso que eu queria dizer... Aqui o jornal é o oficial do clube.
Então me parece que pelo o Corinthians entregou o jogo. Parece...
A única coisa que move por parte dos "profissionais" é o dinheiro. Como dinheiro acho que ninguém entrega, mas sem dinheiro o cara pode não "entregar" mas também não se moverá com grande energia para ganhar... Deu para entender?
Com dinheiro - corre muito.
Sem dinheiro - corre, mas não muito.
Futebol hoje é coisa pra cachorro grande.
Abs
Antonio C.

Anônimo disse...

Voce deve morar em Sao Paulo ou ter simpatia por times paulistas, nao e mesmo? Porque esta "discussao" nao veio a campo ano passado e retrasado quando varios times entregaram jogos ao SPFC por conta de "outros compromissos"? Ou por exemplo, no estranhissimo jogo SP x Barueri, quando o Barueri tirou seus 2 melhores jogadores do time? Ninguem comenta nada nestas ocasioes.

Bem parecido com a epoca em que Palmeiras, Corinthians e SPFC emprestavam seus jogadores para os times menores de SP, com clausula contratual que os impedia de atuar contra eles. Se o cara estava jogando bem impunham a clausula...

So mesmo quando um time carioca, que ninguem dava a menor pelota, chega com possibilidades de titulo, comecam a especular e isso e aquilo...

Em termos de arbitragem, o mais favorecido foi o SPFC, como mostra o Mauro Beting. Vamos colocar os pingos nos is: nenhum dos lances no jogo do Corinthians foram sequer tao duvidosos quanto o penalti contra o SPFC nao marcado no jogo contra o Vitoria, ou o lance duvidoso a favor da Inter, ocorrencia comum la em Porto Alegre...

Abram o olho: o que todos deveriam estar discutindo e que os unicos outros times que merecem disputar o titulo sao Cruzeiro e Fluminense. Inter, SP, Palmeiras e Atletico-MG nao ganharam os jogos importantes.

Unknown disse...

Anônimo, antes de despejar esse monte de bobagem bairrista, dê uma lida nos posts anteriores do blog. Ninguém está falando de desmerecer quem tem mérito, meu camarada. Presta atenção e veja o que eu falei antes de Cruzeiro e Fluminense. Se quer meter o pau, primeiro se informe e baseie sua teoria em algo palpável.

Unknown disse...

Antonio C., vc está coberto da mais completa e total razão. Assino embaixo.

Unknown disse...

Leonardo, eu gosto de mata-mata mas não vejo nada contra os pontos corridos. Não tem por que mudar agora. O que precisa ser feito é punir os maus profissionais. Só isso. E entendo que as declarações do Souza são terríveis e a postura do Felipe foi lamentável.
Abs

Joao Luis Amaral disse...

Nori, quanto ao Felipe, sem dúvida a atitude foi prá lá de reprovável. Ele poderia, ao menos, ter pulado (de olho fechado, se quisesse), ter fingido, qualquer coisa que não o marcasse dessa forma.
Quanto ao Souza, tenho para mim que é mais uma 'armação' dele, para botar fogo durante a semana, ver o desespero do adversário, levantar esse bafafá todo, ver o personagem que comanda o Inter se descabelando, para na hora 'H' entrar e campo e jogar sem problema algum...
Grande abraço,
Joao Luis Amaral