quarta-feira, julho 04, 2012


Corinthians, irretocável!



Campeão invicto da Libertadores não é para qualquer um. Tudo que os corintianos suportaram de gozação dos rivais e de sofrimento deles próprios foi chutado para longe duas vezes por Émerson, o Sheik das Américas.

Se a Libertadores já é difícil de ganhar, imagine sem perder um jogo!

A atuação do Corinthians diante de um Boca seis vezes campeão continental foi irrepreensível. Em momento algum o time brasileiro deixou de mandar no jogo, abandonou seu estilo ou caiu em provocações. Sobrou nas performances técnica, tática e, principalmente, física.

Riquelme nada fez digno de registro, ou que ao menos lembrasse o passado de craque. Schiavi parecia um aposentado chamado às pressas para um serviço extra.

No segundo tempo, logo de cara, o Corinthians percebeu que o adversário não tinha forças para buscar a vitória e tentaria não perder.

Aí apareceram os personagens inevitáveis de uma conquista inesquecível e histórica para os alvinegros paulistas: Danile e Émerson.

Danilo, tão xingado pelos corintianos, tão criticado pelos analistas corintianos, mas tão decisivo como sempre foi nos momentos decisivos. Gelado ao ponto dar um passe de calcanhar precioso para o gol de Sheik.

Esse Sheik que é a antítese do time corintiano. Talvez por isso seja o grande personagem da final. Sheik é o peladeiro, o boleiro brasileiro por excelência. Malandro, esperto, bom de bola. Destoa do time absolutamente correto e disciplinado do Corinthians. Arrisca, faz o imprevisto. A chance que Diego Souza desperdiçou pelo Vasco nas quartas-de-final, Sheik não chutou para fora contra o Boca.

Danilo e Sheik em campo, e Tite e a diretoria do Corinthians fora dele. São os personagens.

Tite por ter armado uma equipe taticamente muito forte, séria e ciente de sua capacidade e de suas limitações. Por isso chegou onde chegou. O Corinthians teve times mais fortes que esse de 2012 que não chegaram, também, porque não reconheciam seus limites e os dominavam.

E a diretoria do Corinthians por estar trabalhando o futebol de maneira muito competente, já há algum tempo. Aproveitando-se do fato de os maiores rivais da cidade viverem momentos políticos que atrapalham o futebol, o Timão tem feito tudo direitinho. Mesmo sem contar com um craque decisivo, como tem o Santos. Que, aliás, foi derrotado pelo Corinthians na Vila, com gol do Sheik das Américas.

Grite, comemore, desabafe, torcedor corintiano!

Demorou. O Corinthians foi o último entre os grandes paulistas a vencer a Libertadores, mas veio de um jeito que certamente deixará os adversários com uma pontinha de inveja.

Parabéns, aos novos e muito dignos campeões da América!

2 comentários:

Luiz Felipe disse...

VAI CORINTHIANS!!!

Anônimo disse...

Conquista melhor que essa,seria impossível até nos melhores sonhos dos Corinthianos. Parabéns à todos do SC Corinthians Paulista.

Robson de Campos.