quarta-feira, setembro 01, 2010

Parabéns, corintianos centenários!

Reproduzo a coluna de terça no Diário de S.Paulo

Cem anos da torcida que tem um time

Nada explica melhor o Corinthians do que os corintianos

Paixão não se mede. Para o torcedor, seu time será sempre o maior do mundo. Mas cada torcedor tem seu estilo, seu comportamento. O que ajuda a contar a história do próprio time que ele escolheu para acompanhar pelo resto da vida.

O corintiano ama seu time como qualquer outro torcedor. Não acredito em amor maior. A questão é que o corintiano é, sim, diferente.

Alguém disse certa vez que no caso do Corinthians é a torcida que tem um time e não um time que tem uma torcida. Sábias palavras.

O corintiano se basta. Vai ao estádio para ver os outros corintianos, o convescote da Fiel. É fácil explicar porque o Corinthians dá mais audiência na TV. Não é apenas por ter a maior torcida em São Paulo, mas porque os rivais se juntam em frente à telinha para secar. Já o corintiano parece não se importar com trivialidades. Seu compromisso é ser fiel. Ele não existe se não estiver em bando com os outros loucos.

É por isso que o corintiano gosta de ver garotos criados no clube vestindo a camisa do time. Ele se projeta naquele moleque, gostaria de estar no lugar dele e, de verdade, se sente entrando em campo quando vê alguém do “Terrão” pisando o gramado do Pacaembu.

Conheço corintianos que são a prova dessa tese. Daqueles que telefonam para palmeirenses numa segunda à noite e gritam “chupa!” do nada, apenas para dizer que seu time fez um gol contra o rival num torneio de futsal. Quando vem o troco, não fogem da raia, entram na brincadeira.

Em quase 25 anos de carreira passei vários cobrindo o Corinthians. O suficiente para entender que o corintiano não é apenas o cara que torce pelo Timão. Ele é a razão de ser, o timoneiro. Conheci Vicente Matheus, Oswaldo Brandão, Rivellino, Sócrates, Neto, Marcelinho e fiéis anônimos, mas fundamentais na tentativa de explicar esse fenômeno.

Lembro-me de um jogo conta o Atlético Paranaense, em 2007, no ano do rebaixamento corintiano. Vi uma cena tocante. Um grupo de torcedores já bem passados dos 50 anos, todos abraçados, chorando, gritando pela salvação que não chegaria naquela temporada.

Aos corintianos e ao corintianismo presto minha humilde homenagem na véspera do centenário. Parabéns, fiéis! A festa é de vocês.

2 comentários:

Silvio Ferreira disse...

Parabéns ao Corinthians, time tradicional do nosso futebol. Sem o Timão e o Flamengo, teríamos campeonatos com menos graça, charme e importância.

Anônimo disse...

Nori, assim voce me emociona!!

Estamos abrindo vagas para corintianos nesse centenário, sei que voce, gde jornalista, não possui um time publicamente anunciado, porém se voce quiser, nós corintianos, temos grande prazer de tê-lo entre nós.
Pense bem...

Gde Abraço
Mozart