terça-feira, setembro 14, 2010

No balanço das horas

tudo pode mudar......

Ando meio nostálgico depois de passar pelo glorioso Arquidiocesano e rever amigos dos anos dourados na última sexta-feira. Daí o título do post, com referência ao clássico oitentista do Metrô. Mas a referência é à rodada do Brasileirão.

O negócio embolou de vez. Tanto o Fluminense pode disparar de novo, como pode ser igualado pelo Corinthians. Assim como Botafogo e Cruzeiro podem empurrar o Timão para o quarto lugar na tabela, com Santos e Inter novamente chegando junto.

A questão é que fica difícil estabelecer um padrão para esse campeonato. Houve um momento em que se achava que o Fluminense abriria larga vantagem. Outro em que se apostava numa arrancada do Corinthians. Agora a sinalização mais clara pode ser a de que Cruzeiro e Botafogo preparam um ataque fulminante aos líderes.

Sorte de quem acompanha o campeonato, que não é primor algum de técnica, mas fornece emoção e disputa em boas doses.

O que tem cara de um indicador seguro é que o grupo dos 6 primeiros deve seguir assim. Para baixo do Santos não há regularidade e elencos suficientes para sustentar uma grande reação. Talvez o Grêmio surpreenda, resgatando a força do Olímpico e agora que se afastou um pouco da zona de degola. É o que os próprios times demonstram, numa sucessão de altos e baixos impressionantes. Na quarta um grande jogo, no domingo uma atuação apática.

Há, ainda, os que fazem da mediocridade a marca registrada. Caso do Palmeiras e do Vasco, os reis dos empates. Medíocre no sentido de mediano. Mas que estão pendurados nesse jogo burocrático e se dali descolarem provavelmente será para baixo, na zona de grande preocupação. Onde já habitam Flamengo, Atlético Mineiro, Avaí e Vitória.

2 comentários:

Gabriel Araújo disse...

A disputa, mesmo, está emocionante! Poderia estar muito melhor, se o Corinthians tivesse ganho pelo menos mais um jogo fora de casa (o que o time precisa aprender, se quer ser campeão) etc. Mas o que não falta, é emoção. E nos últimos campeonatos, também vimos isso, mas no final (ex.: Grêmio vs. São Paulo, 2008 / Flamengo vs. Inter vs. Palmeiras vs. não sei mais quem, 2009). O diferencial deste para outros campeonatos, é que em 2010 a emoção vem desde o início e, creio que permanecerá até o final.

Pra quem há tempos não admirava/acompanhava o Brasileirão, está sendo uma bela volta.

Como dito no texto, sorte nossa...

Anônimo disse...

Nori, Virginy (Metrô), se fosse um comentarista mais velho citaria; "O campeonato, assim como a vida, é um moinho" (Cartola). Os comentaristas novos diriam poeticamente "A fila andou..." (Maria Cecília e Rodolfo).
Eu prefiro as duas primeiras!!

Gde lembraça de uma musa New Wave
(Quase me esqueci que o papo era futebol)

Abs
Mozart