quinta-feira, setembro 30, 2010



Salários no futebol:

uma explicação


Cabe aqui uma explicação sobre a questão do salário no futebol. Do jogador, digo. Muita gente reclama quando um jornalista fala que o clube tal está com salários atrasados. Aí o gaiato, que se acha defensor da moral e dos bons costumes, enche o peito, aquece os dedos e digita: você está errado! O salário está em dia, o que está atrasado é o direito de imagem.

Explico. O direito de imagem faz parte do salário de um jogador de futebol. Em números: fulano acerta um contrato para ganhar, por exemplo, 50 mil reais por mês. Este é o valor total dos seus vencimentos, que são pagos divididos entre salário registrado em carteira e o direito de imagem, quando se emite uma nota fiscal de empresa, tipo Craque Camisa 10 Promoções Esportivas.

Porque direito de imagem? Porque os jogadores atuam em espetáculos transmitidos pela TV e o clube "usa" suas imagens para vender o produto futebol e também a marca de seus patrocinadores exposta em camisas.

Peguemos o caso do Palmeiras, que publicamente assume que está em atraso com os jogadores, o que é muito melhor do que clubes que devem mas negam. Como é feita a composição salarial dos atletas palmeirenses: 60% do valor total é pago como direito de imagem, via nota fiscal de pessoa jurídica. Os 40% restantes são registrados em carteira como funcionário.

Portanto, se fulano acertou ganhar 50 no total, ele tem que receber os 50 porque este é o valor do seu contrato, não importa como será pago. Se recebe apenas 20 do que está registrado em carteira, seus vencimentos estão, sim, atrasados no valor de 30.

Espero ter conseguido explicar.

4 comentários:

Robert Alvarez Fernández disse...

Amigo, legal a explicação, é isso mesmo...porém não deixa de ser uma fuga da tributação regida pela CLT, que é mais pesada que a sobre a "Craque Camisa 10...." (ficou legal esse genérico).
Como em tudo, tem gente que considera isso certo, tem quem considera errado, ilegal não é, enfim; coisa de engenharia fiscal.

Abraços,

Robert

Fluzão Eterno disse...

Criei um blog sobre meu time de coração que é Fluminense e gostaria de perguntar
se você poderia me ajudar fazendo uma parceria de link comigo,desde já muito
obrigado e parabéns pelo seu blog:
http://fluzaoeterno.blogspot.com/

Fluzão Eterno

Ainda tenho o
http://fazendadohumor.blogspot.com/
Humor
http://atualinformaticanews.blogspot.com/
Informatica
http://www.heroisdavida.blogspot.com/
Vida de bombeiro

Por favor me ajude com essa parceria de link ai,um abração e fico na torcida para
que você aceite

Unknown disse...

Nori, sera mesmo correto divulgar que os salarios estao atrasados? Por que a imprensa ta caindo de pau no Palmeiras, sendo que não é o unico, nem ultimo time com salarios atrasados !

Unknown disse...

Caro Vinícius, qual o problema de se divulgar que o salário está atrasado se o próprio Palmeiras assumiu? Vc acha que a imprensa deveria elogiar o fato de o time estar devendo o salário dos jogadores? Isso o próprio jogador fala porque é direito dele.
Abs