sábado, julho 10, 2010

A melhor seleção do mundo



Independentemente de quem vencerá o duelo deste domingo no Soccer City, a melhor seleção do mundo na atualidade é a da Espanha. Ainda que perca para a Holanda, o time espanhol terá completado um período de bom futebol que vem desde a Eurocopa de 2008.

A Espanha é o time mais regular e fluente da bola planetária. Perdeu pouco no período e manteve o estilo de jogo, mesmo tendo mudado de técnico.

Desde o dia em que bateu a Alemanha por 1 a 0, em Viena, a Espanha vem lutando contra o desdém dos críticos e dos adversários, que jamais a viram como uma seleção grande. A falta de um título mundial, se ele não vier neste domingo, continuará contribuindo para esse julgamento.

Mas acho que nenhuma equipe foi tão regular e eficiente como esse conjunto espanhol nos últimos dois anos.

O toque de bola refinado, a segurança e o entrosamento são a cara da Fúria versão século 21. Não vejo time hoje no mundo que compartilhe do posicionamento perfeito demonstrado pela Espanha. Os jogadores se aproximam com grande facilidade, trocam passes como se estivessem de olhos fechados, sem se preocupar com distância.

Falta apenas a essa equipe espanhola o instinto definidor (não quero usar o termo matador), aquela visão do toureiro na hora de resolver a tourada. Talvez seja por conta da contusão de Torres, ou até mesmo pela personalidade da equipe, que gosta tanto da troca de passes que exagera na hora de dar o último toque.

A Holanda tem seus méritos, claro. Não perde há quase dois anos, fez uma Eliminatória impecável, tem ótimos jogadores, um candidato a craque da Copa, Sneijder. Mas não flui como a Espanha, é mais conservadora, menos arejada.

Por isso resolvi escrever isso. Ainda que dê Holanda, como não sou resultadista juramentado, a melhor seleção do mundo nessa época em que vivemos é a da Espanha.

9 comentários:

Ana disse...

Concordo que a Seleção Espanhola seja uma seleção muito boa, mas ...
Seu toque de bola em excessivo chega a me irritar .. rs
Eles não tem objetividade e ficam o tempo todo no toque de bola e as vezes a bola poderá ser traiçoeira ...
Mas mesmo me irritando o tipo de jogada da seleção Espanhola, ainda assim ficarei na torcida por ela, já que a minha preferida (Alemanha), se foi da final ...
É isso ...
Até mais ...

LuizMay disse...

Noriega,

Se vai dar Espanha eu não sei, mas

PELO AMOR DE DEUS, NÃO PODE DAR MURICI NA SELEÇÃO.

A primeira pergunta atravessada que fizerem pra ele, ele vai ficar MUITO PIOR que o Dunga.
Ele não tem estrutura EMOCIONAL alguma para aguentar a pressão do cargo.
É um excelente técnico, ng duvida, mas pra seleção nós não o aguentaremos.
Não aceitará opinião de quem quer que seja e se resolver levar por exemplo o Rogério Ceni, o Cafu ou o Roberto Carlos, vai levar e pronto. E se vc perguntar porque , ele nem vai te responder.

Por favor MURICI NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

GRANDE ABRAÇO,

@LuizMay

Alexandre Ferreira disse...

Quero discordar desse ponto. Embora, a Espanha tenha conquistado a Eurocopa 2008, ainda não acho que seja o melhor time do mundo. Perdeu pra Suíça na estréia, sem conseguir furar a sua defesa. Jogou mais ou menos contra Honduras e Chile, adversários nitidamentes fraquíssimos quando poderia aplicar 2 goleadas. Teve dificuldades contra o Paraguai. E o adversário mais forte que poderia dar trabalho que era a Alemanha, acabou sendo favorável à Espanha. Porque o time alemão inexplicavelmente jogou retrancado, preocupado em se defender e tolheu a vocação ofensiva dos seus jogadores. Acho que Espanha teve um caminho facilitado até chegar a final. Vamos ver como se sai contra Holanda, um futebol mais pragmático e eficiente até aqui.

Guto Ctba disse...

E a Alemanha decidiu: A ESPANHA SERÁ CAMPEÃ! Desde 1994, toda seleção que ficou em terceiro lugar foi derrotada na semi pelo time que acabou se sagrando campeão. Desde que as semis foram introduzidas na Copa, só em 2 ocasiões isso não aconteceu: 86 e 90. Mais uma vez o Polvo Vidente vai acertar, Espanha na cabeça!

Abs

Hugo Venturini disse...

Concordo com você. Acredito que o que faltou a Espanha neste mundial, foi uma goleada para encantar a torcida e acho que o problema foi o fato de ter jogado todos os jogos com um centroavante sem condições de jogo. Mas não acredito que isto seja um grande demérito. Não via um time tocar a bola com tanta maestria e técnica desde o Brasil de 1982 (guardadas as devidas proporções).

Anônimo disse...

Futebolo melhor é o da Holanda o mais bonito o da Espanha.
Holanda esta em primeiro nos pontos corridos. Falando em pontos corridos voces já pensaram o Dunga com a seleção em um campeonato brasileiro, com aquele banco?
Campeão, nunca... G4 dificilmente.

Valeu Nori
Mozart

Anônimo disse...

E deu Espanha, Nori!

Particularmente, estava torcendo para Espanha, mas estava envolto a tamanho negativismo após a eliminação brasileira que apostei na vitória da mais "pragmática" - o jargão tá pegando - das seleções: a Holanda.

Noriega, eu não sei como vc avalia essa Copa, mas eu achei muito legal, por alguns motivos.

A Itália ganhou em 2006 sem ser sequer "pragmática": era um time ruim mesmo, tanto que os craques do time foram um zagueiro e um jogador "apenas bom" - Pirlo - que teve que fazer as vezes de craque armador. Foi uma Copa muito ruim, sem inspiração, sem gols, sem bons times, sem craques - Zidane só precisou jogar pouco do que já havia jogado em sua carreira para ser o melhor. Só para repetir as análises-padrão, foi uma Copa que premiou o futebol defensivo. Para mim, aquela vitória foi um péssimo prenúncio.

Surgiram coisas boas no intervalo entre 2006 e 2010. Barcelona melhor que nunca, Messi melhor que nunca (ou vice-versa...), a própria Espanha, campeã da Eurocopa... Enfim, aconteceram coisas boas nesse período que fizeram esquecer o "legado" italiano em 2006.

Isso até a final da Champions League desse ano, quando veio outro banho de água fria em quem torce para o futebol ofensivo: Inter de Milão campeã. Um time que jogou muito bem durante toda a competição, inclusive na final contra o Bayern, mas que contra o Barcelona, nas semi, abriu mão do brilho em nome do tão falado pragmatismo, chegando ao ponto de se furtar a atacar durante a partida inteira do Camp Nou! Há uma disputa simbólica entre aqueles que pensam futebol em sua prática - os técnicos - sobre qual é o futebol que gera resultados: o "ofensivo" ou o "pragmático". O Barcelona representava o primeiro enquanto enquanto a Inter, o segundo. Não necessariamente há melhor ou pior nessa história, é uma opção de composição de time que é feita, inclusive de acordo com as peças disponíveis. Porém, cada um de nós, dentro dos nossos gostos e da nossa interpretação sobre o jogo, pode opinar sobre aquilo que acha que é "bom" para o futebol. Creio que a vitória da Inter sobre o Barcelona, assim como a fraca Copa de 2006, foram momentos tristes para quem acha que o futebol "bom" é o futebol ofensivo.

Por esse motivo, como admirador do futebol ofensivo - assim como vários outros o são - achei a vitória da Espanha algo muito positivo. Obrigado à Espanha por ter vencido e obrigado por ter contribuído para o entendimento de que jogar ofensivo também é jogar pragmaticamente.


Parabéns pelo blog e pela abertura às opiniões dos internautas,
Pedro

Anônimo disse...

E deu Espanha, Nori.

emerson amorim disse...

Um pouco atrasado mais ainda vale!Não quero desmerecer a Espanha, joga bem, porém acho que tem um exagero aí.
Façamos o seguinte> Imaginemos que a campanha e o futebol apresentado pela Espanha fosse realizado pelo Brasil!
Perde pra Suiça, ganha de 2 de Honduras, 2 a 1 no Chile mais por erros grotescos do adversário, 1 em Portugal, 1 no Paraguai bem no sufoco, podendo claramente perder(aí o discurso mudaria completamente), 1 na Alemanha (único placar real de Campeã) e na final é aquela coisa!!!
Não sou pacheco, aliás, longe disso, porém acredito que as críticas seriam outras.Se O Brasil ganhasse desse jeito, muitos estariam comparando com 94 , ou seja, um enorme passo revés. Resumindo: Acredito que muitos estão enaltecendo mais o passado de 2 anos atrás da Espanha. Estão enaltecendo o Time e não o Futebol!