terça-feira, junho 30, 2009

Que Porto Alegre seja

a capital do futebol e a

da paz amanhã e quinta


Não gosto de futriquinhas e provocações. Acho que a mídia cai muito fácil nessa ou por preguiça de buscar bons assuntos ou por falta dos mesmos. Até entendeo que os dirigentes façam alguma coisa para agitar. Conheço bem o Fernando Carvalho, do Inter, um cara inteligente. Ele sabe que seu time precisa de aditivo na gasolina e por isso está fazendo o que faz. Respeito o Fernando, mas não concordo, acho que o Inter tem bola pra ganhar sem isso.

Como o Corinthians tem bola pra ganhar também em Porto Alegre. Tudo que foge ao jogo me interessa cada vez menos. Em especial esse zumzumzum, esse lado meio site de fofoca do jornalismo, o do "fulano falou isso do seu time, o que você acha?" etc.

Porto Alegre será a capital do futebol brasileiro mais uma vez neste meio de semana. Uma baita cidade. Moderna, tradicional, culturalmente palpitante. Terei o prazer de voltar à cidade para ver, espero, dois grandes jogos de futebol. E é disso que quero falar: bola rolando.

Amanhã o Corinthians tem grande vantagem, até o mais confiante dos colorados sabe disso. Mas 2 a 0 para o mandante é um placar razoavelmente possível nos dias de hoje, em qualquer circunstância. É nisso e no seu time que o Inter deveria se apoiar. Se tivesse o Bolaños poderia surpreender em alguma organização tática diferente. Mas não terá. Nilmar e Kléber voltam, o que dá mais experiência e consistência. O grande desafio do Inter é quebrar a tranquilidade tática do Corinthians. Um time que raramente sofre gols de contra-ataque, se recompõe muito bem, tem um meio-campo consistente e conta com Ronaldo para decidir.

O time paulista precisa tomar cuidado com a boa chegada dos volantes do Inter, que podem surpreender caso a defesa corintiana se preocupe demais com Taison e Nilmar e chame os volantes para socorrê-la. É um jogo de muitas situações possíveis e será um prazer comentá-lo pelo SporTV, com Luiz Carlos Jr., Luciano Calheiros e Carlos Cereto.

Na quinta o segundo tempo do duelo dos copeiros Grêmio e Cruzeiro. O tricolor gaúcho precisa corrigir o grande defeito mostrado recentemente: perde gol demais. Poderia ter definido contra Cruzeiro e contra Sport logo no início, mas desperdiça chances incríveis e depois se complica. Vítor de volta ao gol pode dar mais segurança, embora Grohe esteja jogando bem.

No Cruzeiro, o retorno de Ramires é um reforço e tanto. Vem com ritmo de jogo e dá mais qualidade ainda ao já muito bom meio-campo dos mineiros. É aí que está a chave do jogo e, por isso, ele tem tudo para ser espetacular. Marquinhos Paraná, Ramires e Vágner de um lado. Tcheco e Souza do outro. Muita qualidade.

Vou pra Porto Alegre, tchau! Completarei 4.2 na capital gaúcha, trabalhando, mas com o coração batendo pela mulher e pelos filhos. Tomarei um Boscato cabernet, que provei na Via Veneto, no Menino Deus, e gostei muito.

3 comentários:

Armando Ziller disse...

Noriega, espero comemorar meia noite a copa do brasil. Eu Não acredito, eu tenho certeza! Claro que sabemos da dificuldade do jogo, sabemos que o inter terá que ser perfeito e que o corintians joga por uma bola, um contra-ataque, uma finalização feliz do ronaldo. Nós colorados estamos apoiando (vide site www.eutenhocerteza.com.br).
Independente de quem jogue, temos que ter mais garra, mais vontate e principalmente mais bola que o corintians.
No grupo de jogadores concentrados, eu acho que o tite cometeu dois equívocos e dois acertos.
Equivocos: não colocar no banco, clemer e sorondo. São lideranças e poderiam ajudar muito no controle emocional do time antes e durante a partida.
acertos: escalação de danny morae, zagueiro rápido que fará o primeiro combate no ronaldo, tentando antecipar.
Integração do meia marquinhos - um craque das categorias de base que pode ser a surpresa caso o inter precise de uma estratégia suicida no segundo tempo.
abs, feliz aniversário e bom trabalho nestes dois dias!
PS.: "Na quinta sô Zêro dês di pquininim, uai!
armando ziller

Anônimo disse...

Caro Nori,

Um brinde ao seu aniversário, com muita paz e saúde a você, esposa e filhos.
E por falar em "brinde", há uma bela canção do Rappa chamada "Mar de Gente", que diz:

"Brindo à casa
Brindo à vida
Meus amores
Minha família"

Feliz Aniversário!!
Abraço,

André Antunes
São Paulo

Lasagna disse...

Armando Ziller, parabens pelo VICE mais uma vez! hahaha

TOMA FREGUESADA!