quinta-feira, janeiro 15, 2009

INVASÃO DE EMPRESÁRIOS
MARCA A COPA SÃO PAULO

Confesso que fiquei assustado. Sabia que era assim, até postei algo sobre isso, mas o nível a que a coisa chegou é alarmante. Estávamos em Hortolândia, interior de São Paulo, toda a equipe do SporTV, Linhares Jr., Alê Oliveira, Edison Souza e Estevão Nunes, e antes de a bola rolar para o sensacional Fortaleza 5 x 4 Flamengo, nossa cabine recebeu a vistia de três pessoas falando espanhol e procurando as escalações dos dois times. No intervalo apareceram mais três. Vejam bem: seis estrangeiros para um jogo sub-18 do futebol brasileiro numa cidade há cerca de 100km de São Paulo. Todos empresários ou representantes de empresários, de olho no talento nascente do nosso futebol.
Havia também olheiros de vários times brasileiros, gente do Atlético Paranaense, claro que interessada no adversário da próxima fase.
O que me deixa curioso é saber se existe alguma maneira de proteger esse talento, de evitar que empresários invadam o País em busca de pé-de-obra, citando Mauro Beting, ainda em gestação. Haveria algo a ser feito? Ou é a roda da vida e temos que assistir impassíveis as suas revoluções?

NOVA ORTOGRAFIA

Acho que ainda vai levar um tempo até que eu me acostume. Como disse o amigo Marcelo Barreto no Redação SporTV de hoje, ler estreia e não estréia ainda bem estranho.

COPINHA ELITISTA

Recebi mensagem gentil e muito bem escrita do Bruno, dizendo que alguns críticos, como eu, têm uma visão elitista da Copa São Paulo. O Bruno acha legal que sejam muitos clubes para que a garotada do Norte e do Nordeste tenha uma chance de aparecer. É um ponot de vista. Mas será válido cruzar o País para levar de 10 a 0? É para se pensar.

RÁDIO GENESIS

Humberto sugere que eu crie uma rádio Genesis no site, com as músicas da banda. Não domino ainda a tecnologia para fazê-lo, Humberto, mas vou me informar e prometo adotar a ótima sugestão.

Um comentário:

Edu Cesar disse...

Bem-vindo de volta, Nori! Umas rápidas ponderações:

1) é por essas e outras que há anos chamo a Copa SP de "Copa Empresário", não tendo prazer em fazer esta menção. Curiosamente, não sei se por justamente ser ela a grande atração das televisões nos primeiros dias de cada ano, esse inchaço só ocorre nela, não sendo registrado nos outros dois torneios da categoria, a Taça BH (que nem TV direito tem) e o Brasileiro Sub-20 (que, até o momento, tem sido muito bem organizado e correto).

2) eu, particularmente, me posiciono contra a reforma ortográfica, e felizmente sei de muita gente que pensa igual a mim. Acho desnecessária e não considero válidos os argumentos para justificá-la, pois o português do Brasil tem suas próprias características, e "lusitaná-lo" não é algo que eu concorde. Tenho até uma utópica esperança de que, até o final do prazo previsto, ela caia e fique tudo como está. Acho de última ler "estreia". A atenção dispensada pelos governantes e o dinheiro que será gasto na reforma de livros e dicionários por causa dela deveriam ser dispensados a outros fins muito mais urgentes e importantes do que corrigir a ortografia, ainda mais sendo o nosso um país onde há boa parte da população analfabeta (e, sejamos honestos, o nosso próprio presidente dá seus tropicões que doem).

3) sobre a idéia da "Rádio Genesis": tem algumas páginas onde podem ser feitas rádios pessoais, como o Launch (Yahoo!) e o Last.FM, só que aí tu tem que ir indicando os sons que aprova e os que desaprova, pois o set-list das rádios não segue apenas o teu gosto exclusivo e sim anexo os artistas de gênero semelhante e/ou indicações do portal. Pode haver outras boas idéias, aí desconheço. Uma, não sei se serviria de idéia, seria um programa semanal do Genesis no teu blog, contigo gravando uma apresentação com textos, curiosidades dos álbuns e das músicas, e montando a seleção musical pra rodá-la. Até eu, se fosse o caso, poderia te dar um auxílio pra isso.

Um abraço!