quinta-feira, janeiro 22, 2009

FRED E O (ATÉ QUANDO?)
ELDORADO DA EUROPA


Em meio ao zumzum das fofocas e informações desencontradas, o Arena SporTV desta quarta-feira, com a apresentação sempre precisa e elegante de Milton Leite, trouxe uma esclarecedora entrevista do atacante Fred. Citado como sonho de clubes brasileiros, entre eles Palmeiras e Fluminense, Fred foi de uma sinceridade rara. Não fez média e deixou claro que seu projeto de vida é continuar na Europa enquanto ainda tem mercado por lá. Assim que se esclarecem dúvidas e se estouram balões de ensaio: com bom jornalismo e boas entrevistas.
Fred faz gols às pencas e sabe que isso o valoriza no mercado europeu. Resta saber até quando o Velho Continente se sustentará como o Eldorado do futebol. A insolvência financeira vai bater às portas dos clubes europeus e aqueles que não tiverem mecenas do tipo bilionário russo ou magnata italiano das comunicações terão sérios problemas.

GANÂNCIA PODE ATRAPALHAR O CORINTHIANS

Por aqui, onde o dinheiro nunca jorrou de fontes assim tão abastadas e o crédito anda apertado, eu me pergunto como os clubes vão se virar. Os dirigentes reconhecem que pagam mais do que podem para não perder um jogador. Vejamos o caso do Corinthians. Excelente estratégia de marketing, ousadia para contratar Ronaldo e o desejo, legítimo, de lucrar com isso. Agora, me parece absurdo cobrar R$ 150,00 por um ingresso de numerada para jogos do Campeonato Paulista. E sem Ronaldo. Uma família de quatro pessoas pagaria, portanto, R$ 600,00 só para entrar no estádio. A realidade tromba com o sonho pelo simples fato de o Corinthians, mesmo tendo sido preciso e ágil no marketing, não ter conseguido ainda um patrocinador para sua valorizada camisa. Não adianta, na era do aperto, sonhar com cifras milionárias. Muito menos tentar encaixar valores e propostas de Primeiro Mundo em bolsos do Terceiro.

BOLA ROLANDO

Estive em Ribeirão Preto para comentar Santo André e Palmeiras pelo PFC. Jogo divertido. Longe ainda do ideal, o Verdão teve Cleiton Xavier como destaque. Williams será muito útil, assim como Marquinhos. Com Keirrison e Armero o time ganhará corpo e mais velocidade. Resta saber a condição física de Edmílson e o momento de Diego Souza. Mas certamente será um Palmeiras muito competitivo.
No Morumbi, o São Paulo foi muito superior e perdeu grandes chances de vencer o Ituano. O empate não muda nada. O Tricolor segue forte e vai crescer muito até a estréia na Libertadores.
A Lusa não jogou mal contra o Guarani, mas segue pecando demais nas finalizações. Hoje estreiam Corinthians e Santos.

CRAQUES E LEMBRANÇAS DO PASSADO

Tive a alegria de encontrar dois craques do passado no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Juninho Fonseca, ex-zagueiro de Corinthians, Ponte e Seleção Brasileira, e Mauricinho, arisco ponta que brilhou no Comercial, no Vasco. Duas figuras simpáticas, humildes e alegres. Juninho assumiu o futebol da Francana, do interior paulista, e Mauricinho cuida do Votoraty. Boa sorte a ambos. Também vi no aeroporto e no vôo até Ribeirão o craque do basquete Dodi, Washington Joseph, ex-Sírio e Seleção Brasileira. Boas lembranças do tempo de garoto, quando aprendia a admirar o esporte e os grandes atletas.

3 comentários:

Anônimo disse...

O melhor do mundo...... Não entra nessa de querer comprara com os zagueiros dos times paulistas.... Não chegam nem perto.... http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL967555-9842,00-THIAGO+SILVA+EMPOLGA+SEEDORF+E+ASSOMBRA+DIRIGENTE+DO+MILAN.html

Anônimo disse...

Vc dizer que foi penalti no William (zagueiro do Corinthians) é no mínimo Cômico... para ficar em coisas mais amenas...

Cara fica feio para vc!!!!!

Unknown disse...

Rafael Machado, cômico é não saber respeitar a opinião dos outros. Se o lance é no meio-campo todo mundo dá. Mas isso não quer dizer nada, cada um pensa o que tem que pensar. Feio é ser corneteiro, o que, felizmente, eu não sou.