sexta-feira, outubro 12, 2012



O início, o fim e o meio



Restam nove rodadas para o término do Brasileirão 2012, mas arrisco escrever que o campeonato está praticamente definido. O praticamente fica por conta do nivelamento técnico, por baixo, de uma competição tão equilibrada, na qual lanterna derrota líder.

Mas em condições normais, tudo caminha para o título do Fluminense e uma briga de três times pela última vaga na Libertadores - Vasco, São Paulo e Internacional. O rebaixamento está 99,99% resolvido e deve ficar como está hoje, com Sport, Palmeiras, Figueirense e Atlético Goianiense.

Resta o Centrão, uma massa de equipes que não têm condições de buscar título ou Libertadores (ou não têm necessidade) e aqueles que se distanciaram confortavelmente da zona de rebaixamento e, mais do que isso, contam com a ruindade de quem nela está.

Quatro partidas podem resumir bem a rodada e a situação do torneio.

Em Pituaçu, o Fluminense foi engolido pelo Bahia no primeiro tempo, mas contou com a competência do melhor goleiro da competição, sorte de campeão e uma incrível capacidade de resolver partidas complicadas. Tem pinta de faixa essa campanha. Nenhum outro time atualmente no País conta com tantos jogadores que têm capacidade de resolver um jogo e efetivamente resolvem.

Em São Januário, o São Paulo atropelou o Vasco no primeiro tempo, e confiou nas mãos de Rogério Ceni para garantir o resultado na segunda etapa. O Tricolor paulista soa mais consistente que os cruzmaltinos nessa reta de chegada. Ambos podem ter a concorrência de um bipolar Internacional, que mantém vivas as chances de uma arrancada que ainda não conseguiu.

No Recife, o Grêmio mostrou que atingiu um ponto de equilíbrio e superou o Atlético Mineiro, além de praticamente sepultar as esperanças de uma reação do Sport.

Em Araraquara, num jogo marcado por medo e cautela, Palmeiras e Coritiba judiaram da bola. Mas o Palmeiras judia com mais competência ultimamente, e num resumo do que foi sua participação no torneio, encaixou uma sequência inacreditável de erros para perder o décimo-sétimo jogo e decretar virtualmente seu rebaixamento.

O Coxa comemorou justamente a vitória, que teria chegado antes não fosse um gol incrivelente mal anulado de Deivid. Porque o Coritiba sabe que a vantagem de oito pontos sobre Sport e nove sobre o Palmeiras parece confortável. Os paranaenses até podem perder três jogos até o final, o que é bastante provável, já que o time é fraco. Improvável é que Sport e Palmeiras encaixem uma sequência de três vitórias, porque são fraquíssimos.

Os oito pontos que separam a zona de rebaixamento da região que ainda o teme parecem cada vez mais difíceis de serem tirados por quem já começa a planejar a Série B em 2013.

Assim como os nove pontos que estão entre Flu e Grêmio e Galo podem ser comparados a um muro virtualmente intransponível. Até porque o Flu tem 19 vitórias (isso mesmo, um turno inteiro somando três pontos), contra 17 de Grêmio e 16 de Galo.

Nesta toada, as três últimas rodadas do torneio devem servir apenas para apontar o quarto colocado. O resto da disputa estará resolvida antes.

Nenhum comentário: