quarta-feira, abril 20, 2011



Tribunais e holofotes

A Justiça Desportiva deve e merece ser respeitada. Tem sua utilidade. Mas muitas vezes parece que alguns tribunais nutrem verdadeira obsessão por holofotes.

Leio hoje no Diário de S.Paulo que o TJD paulista vai interrogar Paulo César Carpegiani. Mas o que teria feito ou dito de tão grave o técnico do São Paulo para merecer um interrogatório?

Criticou o regulamento do Paulistão, o que quase todo mundo faz, já fez ou fará.

Acho que Carpegiani não teve timming. Se achou assim tão ruim, porque não falou antes? Falar ele pode, só acho que deveria ter falado lá atrás, antes de a bola rolar. O que não proíbe ninguém de falar agora. Os termos de Carpegiani foram algo chulos, negócio de brincar de boneca etc. Mas nada ofensivo, agressivo ou desabonador.

Então, para que submeter alguém ao constrangimento da palavra interrogatório e do comparecimento a um tribunal?

Puro desejo de holofote, infelizmente.

Lembro que nos anos 90,  em São Paulo, Neto, hoje comentarista, foi levado a julgamento por ter cuspido no rosto do árbitro José Aparecido de Oliveira num Corinthians x Palmeiras.

A sessão no tribunal foi um circo de horrores. Advogados afirmavam quere "apricar" a lei, faziam pose para as câmeras em suas argumentações. Em outro episódio, até um vídeo do Pica Pau apareceu.

Será que os tribunais e departamentos técnicos um dia terão toda essa vontade de "interrogar" quem não cuida direito de gramados, quem divulga arrecadações que não coincidem com o que se vê nas arquibancadas, oferece estádios sem qualquer condição etc etc? 

6 comentários:

DO disse...

Pois é,Mauricio,quem sabe este dia chegue mesmo. Mas,por ora,somos obrigados a conviver com atitudes como esta,como que querendo dar um "cala boca" em quem se atreve a ter opinião. Se bem que,como vc bem falou,os reclamantes que fossem apitar no início. Não agora. Abraços!

Rodrigo Tiago da Silva disse...

Lamentável esta situação que estão colocando o Carpegiane, para o esporte (lê-se futebol) não existe liberdade de expressão?

Julio Curitiba disse...

Nori, assistindo o Arena hj, vi que vc elogiou a entrevista do Marcelo Matos, qualificando como ponderada após o empate com Avaí. Por favor se vc tiver acesso, veja toda entrevista, onde ele diz que s diretoria do Botafogo errou por permitir um árbitro do Sul (RS) apitar o jogo no Rio, que tava armado, que o Sul quer se separar do Brasil e que por isso era um absurdo ele ter apitado. CREDO!!! Esse é mais um idiota que não sabe o que fala, e pra mim, bem meia-boca em campo. abs

Anônimo disse...

Nori,

Infelizmente o técnico do São Paulo é um daqueles indivíduos que deveria ter nascido sem língua, já que nasceu sem cérebro. É capaz de falar qualquer idiotice, desde que acredite que lhe convenha. Talvez goste tanto de holofote quanto os caras do TJD.
Certa vez ouvi Carpergiani defendendo a criação de mecanismo que impedisse o rebaixamento de "time grande".
Como diria o Romário: Carpegiani de boca fechada é um poeta.
FRANCISCO

André Antunes disse...

Caro Nori,

Senão me engano, esse advogado que defendeu o Neto, usando o video do Pica-pau, é aquele mesmo que esta envolvido até o pescoço com o escandalo da máfia dos fiscais.

Abraço
André Antunes

Carlos disse...

Cada vez mais mostrando que tanto a FPF como a CBF são totalmente contra o SPFC. Como você mesmo disse Nori, todo mundo fala mal do regulamento, mas somente o técnico do SPFC que será interrogado. Nós são paulinos estamos ficando acostumados com este tipo de perseguição.