sexta-feira, abril 01, 2011

Não comemorar gol

é uma p... frescura


Esse papo de jogador de futebol avisar que não vai comemorar gol contra o antigo time é uma p... de uma frescura, acho eu, humildemente.

É mais uma dessas teses do politicamente correto que grassam por aí, tirando a alegria, a espontainedade e a beleza do esporte.

Comemorar gol não é pecado. É o grande momento do futebol, é o que faz o sujeito ir a campo, enfrentar filas, cimento duro e sujo, tomar chuva, levar tabefe de guarda, suportar a violência dos malfeitores disfarçados de torcida, comprar pay-per-view etc.

Aí o gaiato faz o gol e manda o seguinte recado para a torcida do próprio time: "Pô, desculpa aí, cara, não vou comemorar não, em respeito aos caras que estão do outro lado e agora estão tristinhos porque o time deles tomou um gol meu". Façam-me o favor!

E o torcedor do time dele? Aquele que paga o salário, que compra camisa, que está ali gritando gol, pulando, abraçando dez caras que ele nunca viu na vida, naquele aperto, no meio daquela imundície que são os estádios brasileiros? Aí ele olha para o campo, doidinho para agradecer ao cara que proporcionou aquela catarse, e o malandro lá, cabeça baixa, cara de conteúdo ou de tristeza, quase que se lamentando por ter feito o gol.

Na boa, isso parece mais coisa de gente que se acha mais importante que o próprio gol, quer aparecer mais do que o tento marcado.

Gol se comemora e ponto final. Soco no ar, cambalhota, chute na placa, volta olímpica, mergulho na lama, abraço no gandula, subida no alambrado, desmoronamento do mesmo, chamada no orelhão do campo.

Eu no lugar do juiz, em vez de dar cartão amarelo para o cara que comemora e tira a camisa para girar no ar, daria cartão vermelho pro sujeito que faz gol contra o ex-time e não comemora.

13 comentários:

Coutinho disse...

Concordo plenamente. Estão acabando com a emoção do futebol, está ficando mecanizado.

Marcelo Germano(mgvet11) disse...

Nori, sempre achei tudo isso ai. Acho uma puta babaquice de isso. Senão quisesse comemorar contra o ex time, então q não saisse de lá!!! Aqueles q se expremem nos estadios, faça chuva ou faça sol, são os pagantes do salario do infeliz!!! Belo texto!!!
Abraço!!!

Erick Cardoso disse...

Concordo com vc Nori, em alguns casos acho que até seria normal o cara não comemorar, por exemplo se o Kleber ou Valdivia fizessem gol no Palmeiras.

Mas tem uns outros que não tem cabimento, acho que a cara triste é ridiculo, pode respeitar o ex time mas comemorar com os seus companheiros.

Beto Nitrini disse...

100% de acordo! E o futebol ficando cada vez mais chato!

haas disse...

Como sempre, o Noriega pegou na veia e mandou um golaço. Pode sair comemorando Nori !!

Vanessa disse...

Concordo, os jogadores são profissionais, passionais são os torcedores.

RAPHAEL SEGALLA disse...

Falou e disse Nori! Assino embaixo.
E o Adriano já começa com um pé atrás no Corinthians...
Bem nesta semana ainda; e o cara me fala uma dessa de que não vai comemorar gol no SPFC.
Talvez contra o Flamengo faça gol contra então.

Abc Nori! Mais uma vez, seus textos fazem bem ao leitor.

oquestionador disse...

eu concordo com voce.
respeitar o time não é isso.
por que estes jogadores não pensam em respeito ao time quando largam um time brigando pelo titulo pra ir pra europa.
mas no futebol de hoje praticamente já nao pode comemorar gol.
tirar a camisa é cartao , correr até a torcida é cartão.
a verdade é que o futebol anda cheio de frescuras

Sylvio disse...

Eu não entendo essa mania nova, assim como também não entendo quando os juizes punem um jogador quando este comemora um gol feito de maneira, digamos mais infusiva.

Tirar a camisa eu até concordo, já que isso esconde o patrocinador do clube justamente quando as câmeras de televisão está focadas no jogador, mas de resto tudo vale.


Como você já disse, Noriega, o gol é grande momento do futebol.

Federico Erdocia disse...

Perfeito Mauricio. Pena que aqui não é como na Argentina onde o cara que vestiu a camisa do Boca jamais jogará no River, ou se jogou no Racing não jogará no Independiente, por respeito à camisa que já vestiu. Não corre o risco de não comemorar um gol pois nem cogita a possibilidade de marcar um gol no seu ex-time.

É por isso que sempre digo: "politicamente correto é só isso, politicamente correto". Uma das coisas mais vazias que já inventaram.

Grande abraço meu amigo.

Fred

Marcelo disse...

Respeito a opinião de todos quanto à comemoração. Queria apenas deixar registrado que acho muito saudável a opção de um jogador em manifestar seu respeito ao clube onde iniciou sua carreira. Ao contrário daqueles que desprezam sua origem ou até os que carregam dentro de si o ódio, a mágoa e o rancor por um clube onde teve problemas em suas categorias de base. É o caso do Elias, ex-Corinthians que sempre manifesta seu rancor contra o Palmeiras onde teve problemas no início de carreira. Ora, ser barrado nas categorias de base acontece até com os maiores craques, exemplos não faltam. É louvável aqueles que lembram com carinho das suas origens, inclusive das dificuldades.

Daniel Mendes disse...

Depende.... Se for o Raúl ao fazer gol no Real, um Edmundo contra o Vasco ou um Kaka contra o Milan ok. O que não pode é qualquer um fazer isso

Renato ZD disse...

A questão é: se fosse um jogador consagrado pelo clube, digamos, um Rogério Ceni, por qualquer razão, fizesse um gol contra o São Paulo, comemoraria? Mas os babacas que inflam o ego pretendem mostrar que são agradecidos: "desculpa aí galera, dessa vez fiz o gol contra vocês, foi mal". O problema é que tem a outra torcida, a atual! Então é uma ofensa! Isso mesmo.