quarta-feira, abril 27, 2011


É na bola, não na marra

O SporTV tem uma belíssima chamada de programação, com lindas imagens de torcedores gritando em jogos da Libertadores. O mote é o seguinte: Libertadores se ganha no grito. Claro que é uma peça promocional, que cumpre, e muito bem, seu papel.

Mas dentro de campo, apesar de a Libertadores ser relacionada a entrega, superação, batalhas, o que é preciso reconhecer é o seguinte: quase sempre a bola prevalece sobre o grito. Se ganha no campo, jogando, não na marra.

Comentei Grêmio e Universidad Católica, em Porto Alegre. Como sempre, a galera gremista fez aquela festa maravilhosa, criando uma atmosfera formidável para a partida. Mas o time, em campo, quis ganhar na marra, acreditando que atropelaria no ritmo dos cânticos da Alma Castelhana.

Não foi o que se viu. O Grêmio jogou menos do que pode, ante um adversário que teve mais bola, mais toque, cadência e foi inteligente para se aproveitar da pilha excessiva dos gremistas. Claro que a expulsão infantil de Borges interferiu, embora o jogo já estivesse 1 a 0 para os chilenos quando ele foi convidado a se retirar. Também vimos uma arbitragem horrorosa de Néstor Pitana, certamente um dos piores árbitros da atualidade, que transforma o jogo quase num vale tudo.

Mesmo assim, o Grêmio, se jogasse um pouco mais, se estivesse próximo do que poderia ter feito, certamente equilibraria as ações. Apesar de o adversário ter mostrado que, hoje, está num patamar superior de futebol.

Difícil ficou, mas não é impossível para o Grêmio. É preciso, no entanto, jogar futebol, não apenas confiar na entrega, na raça, na disposição e na vontade. Isso todo mundo tem em doses praticamente equivalentes. Acredito que o desempenho de Rochemback seja o exemplo a ser seguido pelo Grêmio no jogo de volta. Ele deixou o coração em campo, apanhou, dividiu, mas jogou futebol, tentou encontrar caminhos, alternativas, não quis ganhar na marra. Na Pré-Cordilheira, semana que vem, esse será um dado fundamental.

Um comentário:

Rubão disse...

saiba mais sobre a revanche entre Sir Alex x Barça. essa será a terceira final entre eles.

http://schopenhauerperde.blogspot.com/2011/04/tira-teima-sir-alex-x-barca.html