sábado, julho 05, 2014

Diário da Copa - O preço da omissão


A omisão de um árbitro covarde tirou Neymar da Copa do Mundo.

O espanhol Carlos Velasco foi tão ridículo quanto a seleção de seu país.

Pode-se discutir se houve maldade ou intenção de Zuñiga na joelhada de MMA em Neymar. 

O que está fora de discussão é a arbitragem patética do espanhol e seus auxiliares.

Assim como outro árbitro superestimado e superprotegido pela Fifa, o inglês Howard Webb, Velasco goza de enorme prestígio nos bastidores. Mas em campo deixa a carnificina acontecer.

Não se trata de pachequismo. Afinal, Fernandinho também bateu à vontade e poderia ter sido expulso por um árbitro que fosse um pouquinho melhor.

Sempre mal posicionado, tentando vender uma tranquiidade que não tinha, Velasco permitiu a pancadaria e a intimidação.

Zuñiga já havia dado no joelho de Hulk e sua senhoria fez que não era com ele.

Hulk, que nem sequer foi tocado por James Rodriguez na falta da qual sai o segundo gol brasileiro. Mas aí não condeno o soprador de apito, porque da posição em que ele estava a falta parecia clara. Juiz não tem repetição em câmera lenta.

A joelhada em Neymar, acredito, tenha sido mais um lance de força desproporcional para a jogada do que maldade. Era para cartão amarelo. Como era a que ele deu em Hulk. Somados, os cartões teriam excluído do jogo o lateral colombiano.

Sempre é mais fácil posar de moralista em situações como a mordida de Súarez ou um quebra-quebra na porta do vestiário.

Mas a Fifa dá um tiro no próprio pé quando orienta seus árbitros antes da Copa. Todo juiz sabe que para a dona da festa a expulsão de um jogador, especialmente de uma estrela, precisa ser precedida de algo expliciamente violento. Em especial nos mata-matas. É preciso manter os chamarizes em campo.

Mas essa postura permite que o pau coma solto, com a conivência de péssimos juízes como o tal Velasco ou o figurinha carimbada Webb. Ambos sustentados pelo poder que espanhóis e ingleses mantêm nos bastidores da arbitragem mundial.

Neymar foi vítima dessa postura covarde e mercantilista.

Mas ele tem bola e vontade para voltar em breve e seguir sua carreira, com potencial para brilhar em 2018 e ser campeão ainda em 2014. 

Velasco e Webb merecem o ostracismo dos omissos e covardes.

Um comentário:

Cadu disse...

Noriega, te escrevo revoltado com o que li do jornalista Sam Borden do NYT. Veja:
http://mobile.nytimes.com/2014/07/06/sports/worldcup/for-bellicose-brazil-payback-carries-heavy-price-loss-of-neymar.html?_r=1&referrer

Ele faltou com tremendo respeito contra o nosso país e o nosso futebol. Falou um monte de besteiras e foi parcial. Algo deve ser feito contra esse cara. Ele não pode falar isso e sair impune. Espero que vocês da imprensa possam fazer algo.