terça-feira, março 02, 2010

Quando não der tudo certo,

como a Seleção vai se virar?


Foi um belo teste esse ensaio final do Brasil de Dunga antes da Copa da África. A Irlanda tem um bom time, lá do seu jeitão, mas um bom time. Marcou bem, jogou sério e foi melhor que o Brasil no primeiro tempo. Os irlandeses tiveram um pênalti não marcado a seu favor e viram Robinho, em impedimento, chutar para um gol contra do volante Andrews. Aos 44 do primeiro tempo.

Tem sido uma marca dessa Seleção de Dunga. Além do bom trabalho de contra-ataque e da seriedade, o time conta com uma sorte danada. Faz gols em momentos-chave, quando é dominado e tudo parece caminhar para uma derrota.

No segundo tempo o Brasil foi bem melhor. Sempre com base no contra-ataque na velocidade. Teve Maicon e Daniel Alves ótimos, Robinho mais ligado, Kaká conduzindo bem o time ao ataque. Carlos Eduardo e Grafite entraram como se tivessem meses e meses de Seleção. A Irlanda não conseguiu marcar tão forte e nem jogar como tinha feito na primeira etapa, quando o Brasil enfrentava dificuldades para sair da defesa.

Na etapa final o Brasil foi jogar no campo da Irlanda. E quando o Brasil faz isso, seja qual for o adversário, e seja qual for o Brasil, fica ruim para a concorrência.

Enfim, a Seleção é essa, vai jogar assim na Copa. Competitiva, compenetrada, fechada em seu discurso e fiel ao estilo do treinador. É um Brasil diferente, com sotaque europeu. Claramente inspirada no time de 1994, primeiro trabalha para não perder, sabendo que tem talentos que a farão ganhar.

A única pergunta que fica para mim é a seguinte: e quando as coisas não derem certo? Quando tudo não funcionar como um relógio, quando a sorte não ajudar e as retrancas estiverem tão retrancadas que o contra-ataque será impossivel?

Porque um dia isso pode acontecer numa Copa do Mundo. E quando acontece os grandes times se viram com quem? Com grandes craques, grandes jogadores. Com opções diferentes de jogo, alternativas. Por isso seria bom que a Seleção tivesse jogadores de cadência, de toque de bola, de gênio e criatividade. Não apenas grandes jogadores velozes. Mas grandes jogadores de drible, de toque, de lançamentos precisos, viradas de jogo inteligentes.

Para não falar especificamente de um nome cito três desse estilo a que me refiro: Diego, da Juve, Alex do Fenerbahce, e Ronaldinho Gaúcho, do Milan.

4 comentários:

Wellison Rosa disse...

Bom dia Noriega...
Julio Batista...Pato...Ramires...
Esses caras jogam bem..mas não são inteligentes como Ronaldo Gaucho e Ronaldo Fenômeno..pra levar esses aí..eu levaria os dois que citei, pois estão com vontade de bola, e o Ronaldo Fenômeno é um cara que mesmo no banco ajudaria a equipe. O que acha? Na minha opinião o Dunga está com orgulho e indo contra a maré(Povo Brasileiro), eu sinceramente vou torcer pela seleção de Portugal e Espanha, caso o time seja sem ao menos um dos que citei. Lateral Esquerda espero que leve o André Santos.....Enfim..qual sua opinião?? Abraços...

rafael vasconcelos disse...

Noriega,

Descordo de você. As coisas já não deram certo algumas vezes, como na Copa América onde os craques não quiseram atuar, na Copa das Confederações, saimos perdendo a final por 2 a 0. Campeão de tudo este Brasil não se pode ter muitas dúvidas, tirando a lateral esquerda, de resto esta tudo muito bem definido. Jogadores que estão com um comprometimento, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho são a imagem do descaso, o ronal não quer ir para a Copa, não está preocupado em ficar em forma em jogar e fazer gols, e seria injusto com os que estão lutando. Podemos perder a Copa, claro que sim, mas não vejo algo como 2006 e 1998, uma derrota apatica. E outra você falou de outros times, mas a Espenha de novo decepcionou na Copa das Confederações, a França e Portugal vem da repescagem Europeia, e se nos temos Bolivia e Venezuela, eles tem Luxemburgo, Bulgaria, Ucrania e por ai vai. Não vejo ninguém tão a frente do Brasil e ninguém tão atrás.
Abraços

Thiago R. (RS) disse...

O Diego não jogou nada na seleção, esse cara se acha, não joga com coração não...
No mais eu discordo da teoria do "se não desse tudo certo". Penso que, como já foi dito, o "se" não vale no futebol. Acho que o Brasil tem time e garra pra ganhar mesmo quando sai perdendo.
Quanto a ter um reserva pro Kaká, aí concordo contigo, esse talvez tenha sido um erro do Dunga: não ter ido até o fim atrás do reserva do Kaká.
Abraço!

Anônimo disse...

A seleção brasileira esta bem, não precisamos de encrencas como Ronaldo Gaucho, ou o Fenômeno, Diego ele tem mais uma copa para mostrar que pode conduzir um time com a camisa 10, levando a Juve a algum título importante, agora o Alex esse sempre foi um injustiçado, um craque de bola!!!

abs
Mozart