segunda-feira, agosto 17, 2009

Returno do Brasileirão

tem tudo para arrepiar


Vem aí o segundo turno do Brasileiro, ainda pendurado a dois jogos do Inter (contra Galo e Santos) e um Cruzeiro x Botafogo, mas que tem tudo para segurar o torcedor em frente à TV ou levá-lo aos estádios. Há mais equilíbrio do que nunca houve em seis anos de pontos corridos e mais candidatos verdadeiros ao título - pelo menos por enquanto.

Deixo aqui uma análise dos times envolvidos nos jogos da rodada inicial, pelo que vi dos jogos em que trabalhei, dos teipes e dos melhores momentos que assisti, além do fato de que pude ver em campo praticamente todas as equipes que jogam a Série A.

Sigo defendendo a tese de que ganha o campeonato o time que está no topo da tabela e perde menos pontos para os que estão lá embaixo.

CORITIBA X PALMEIRAS - Um grande desafio para o líder. O Coxa tem um time bem melhor que sua posição na tabela, pelo menos do meio para frente. Marcos Aurélio, os Paraíba (Marcelinho e Carlinhos), Pedro Ken. O problema é a defesa, pesadona e lenta, que tem comprometido a campanha do time, que já perdeu dez vezes. Após a vitória sobre o Flu o Couto Pereira estará lotado e vai empurrar o time. O Palmeiras está oscilando, o que era previsível. Tropeçou diante do Botafogo, não por demérito ao Botafogo, mas pela campanha do alvinegro. O time não terá Diego Souza, Edmílson e Wendell, mas o grande problema é o ataque, que não anda metendo medo. Falta uma companhia de peso a Obina, se ele puder jogar. Sinal amarelo para o Verdão em Curitiba.

NÁUTICO X GOIÁS - O Timbu é raçudo e tenta se superar com muita entrega, equilibrando a fragilidade do elenco. Sabe que começar o turno vencendo pode tirá-lo da zona de rebaixamento e inflamar o torcedor, que tem o melhor share de presença do campeonato. Mas o Goiás tem um time muito bom, azeitado, cujo contra-ataque é fulminante. Confronto interessante, que pode mexer com o topo da tabela.

INTER X CORINTHIANS - Baita jogo. Tem muita rivalidade em campo, o Inter certamente quer uma revanche da final da Copa do Brasil e sabe que está à caça do Palmeiras, que enfrentará fora de casa na sequência. O Corinthians saiu do limbo e não é adversário fácil em momento algum. Tem tudo para ser um dos melhores jogos da rodada, porque o Corinthians ainda tem chances matemáticas de conquista e o Inter é favoritíssimo.

SÃO PAULO X FLUMINENSE - Jogo teoricamente fácil para o Tricolor paulista, mas o Tricolor caricoa tem sido uma pedra no sapato do hexacampeão. O São Paulo voltou ao normal, está lá em cima, na disputa. Passou maus momentos contra o Sport e perdeu dois zagueiros do trio que sustenta o time. Ricardo Gomes terá problemas para armar a defesa. O Fluminense tomou de 3 a 1 em casa para o Coxa, mas criou algumas boas chances e tem o garoto Kieza, que é esperto. O problema é a zaga, que não inspira confiança, contra um belo ataque paulista.

BOTAFOGO X SANTO ANDRÉ - O Bota não pode pensar em outra coisa que não seja vencer. Mostrou compromisso diante do Palmeiras, jogando bem e firme. O adversário está em queda-livre, tem elenco limitado e já começa a viver o desespero da luta pela sobrevivência. É jogo para o Botafogo combater mais seus próprios defeitos que a força do adversário.

SANTOS X GRÊMIO - O Peixe está na gangorra, ainda mais próximo da zona de rebaixamento que do G-4. Se não quiser sofrer no final, precisa começar a ganhar em casa. Assim como o Grêmio, que é fatal em casa mas fica mansinho fora. Jogo interessante, que pode dar pista do que farão no campeonato cada um dos times.

FLAMENGO X CRUZEIRO - Eita joguinho complicado esse. Flamengo no limiar da manutenção do sonho, não pode mais tropeçar em casa. O Cruzeiro pendurado a três pontos da zona de rebaixamento, em fase de reforma forçada, mas com um ataque capaz de incomodar a irregular zaga rubro-negra. É decisão, sem nada de sensacionalismo.

ATLÉTICO-MG X AVAÍ - Decisão também para o Galo, diante da mais grata surpresa do Brasileirão até agora. Decisão por que, cara-pálida? Porque se tropeçar em casa a síndrome de Celso Roth e da maldosa piada do refrigerante dois litros (maldosa mas que não deixa de refletir a própria carreira do treinador) vai bater forte. Desfigurado contra o Corinthians, o Galo mostrou que o elenco é limitado para o desafio do Brasileirão, falta gente. O Avaí é um garotão descompromissado convidado para uma festa cheia de beldades. No início ninguém dava bola, mas agora as moçoilas estão piscando o olho para o cara, que já desperta inveja nos playboys.

BARUERI X SPORT - Também é uma pequena decisão para ambos. O Sport precisa de pelo menos duas rodadas para sair da zona de rebaixamento, somou apenas 3 vitórias no campeonato e já perdeu 12 vezes. Tem aproveitamento pior do que tinha o Ipatinga em 2008. Qualquer derrota pesa como uma bigorna. O Barueri deu pinta de que pensaria grande, ainda pode fazê-lo, mas a mudança de técnico pode ter consequências drásticas.

2 comentários:

Anônimo disse...

NÃO TÁ ESQUECENDO DE ALGUM JOGO NÃO?

Unknown disse...

Meus pitacos costumam ser certeiros, hihihih:

Coritiba x Palmeiras: EMPATE, até porque o Palmeiras vai sem o melhor do time, Diego Souza. E não vai ter o Marcos tb né!

Náutico x Goías: NAÚTICO vai frear o Goías, até pq já deu no que tinha que dar né! Chega!

Inter x Corinthians: INTER, pois o Timão tá mais pra timinho.

São Paulo x Fluminense: SP ...

Botafogo x Santo André: BOTAFOGO, até pq Sto André mostra cada vez mais que vem se apaixonando pelo Z4

Santos x Grêmio: SANTOS, pois Grêmio é presa fácil fora de casa, e o Luxa sabe tirar proveito desse tipo de coisa.

Flamengo x Cruzeiro: "já desisti". FLAMENGO (na verdade costuma dar sorte qdo aposto contra meu time) to apelando pra tudo, véi!

Patético-MG x Avaí: EMPATE, pois o cavalo paraguaio já vem dando sinais do efeito Roth. Mas algo me diz que o Muriqui pode acabar com o jogo, viu ...

Barueri x Sport: SPORT, pq o Fernandinho e o Estevam simplesmente deixaram o time na mão!

Atlético PR x Vitória: ATLÉTICO PR, pq nessa maré de ruindade, e ainda mais sem o Leandro Domingues jogando, vencer ficar quase impossível!

Se eu acertar todas, gostaria de uma ressalva sua no blog, hehe!

Abração meu caro!