domingo, agosto 16, 2009

Palmeiras oscila e

Inter se recupera


Dois dos principais postulantes ao título nacional da temporada mostram comportamentos distintos na reta de chegada do primeiro turno. Que já terminou para o Palmeiras e ainda terminará para o Inter em pleno andamento do returno.

O time paulista começou a oscilar no momento decisivo do turno. Empatou três vezes consecutivas, duas delas em casa e contra equipes que não eram adversários diretos: Grêmio e Botafogo. A equipe gaúcha retornou vitaminada do Japão e foi buscar pontos importantes, chegando ao mesmo aproveitamento do Palmeiras: 64%.

Alguns dados chamam a atenção nessas campanhas dos rivais. O Palmeiras não ganhou de nenhum dos atuais integrantes do G-4. Perdeu para Inter e Goiás e empatou com o Atlético Mineiro, sempre fora de casa. Jogará em seu estádio contra os três no returno. O Inter ganhou do Palmeiras em casa, ainda enfrentará o Galo pelo turno e derrotou o Goiás fora de casa.

No fechamento do turno para o Palmeiras, o empate com o Botafogo, no Palestra Itália, mostrou um time apressado, nervoso, fora de suas características. Teve mais chances de gol e as desperdiçou, deixando claro que a equipe precisa de mais força no que se refere a seus atacantes. A campanha ainda é muito boa, com apenas duas derrotas. Mas foram sete empates.

O Inter ganhou sem problemas do Santo André, jogando em um pasto chamado de estádio, e já alcançou dez vitórias no turno, podendo fechá-lo com 12. Perdeu quatro vezes, mas empatou apenas três.

As oscilações ainda acontecerão no campeonato. O momento em que elas se apresentam para cada time pode ser determinante. O Inter oscilnou no meio do turno. O Palmeiras, no fim. Ambos chegarão muito próximos no início do returno.

Não significa dizer que são os únicos a brigar pelo título. Atlético e Goiás têm campanhas muito parecidas e bastante próximas de paulistas e gaúchos. Avaí e São Paulo estão em plena retomada e não podem ser descartados.

Um comentário:

Mino disse...

Noriega, o jogo do Palmeiras e Botafogo ontem, para mim, foi muito ruim. Foi um empate feio, com erros de passes e caneladas na bola. O Muricy culpou o cansaço. Será que foi isso mesmo? O Botafogo jogou sem 7 titulares. Mesmo tendo descansado, teoricamente seria uma presa fácil. Tanto que 99% das pessoas achavam que daria o Porco. Eu, sinceramente, não acredito que o Palmeiras, com um time desses, é o líder. Sou botafoguense e não acompanho o futebol paulista. Mas lembro-me bem dos grandes times do Palmeiras nos anos 90, com Edmundo, César Sampaio, Evair e Alex. O time do Porco é muito, mas muito inferior. Eu estou triste com esse campeonato. A qualidade está baixa demais, sem times fortes o suficiente para estarem entre os primeiros lugares.
Grande abraço!