sexta-feira, maio 08, 2009

Vem aí o maior campeonato
nacional do planeta futebol


Os europeizados do futebol que me perdoem, mas o Brasileirão é fundamental. Neste sábado a bola rola para o maior e melhor campeonato nacional de futebol do planeta. Minha opinião.

Pode-se argumentar que na Liga dos Campeões estão os melhores jogadores em atividade blablabla. Mas é uma competição continental. Não estou falando de cifras, de mídia, de marketing. Falo de campeonato de futebol em um país. Que outro torneio no mundo reúne tantos times em condições reais de serem campeões?

Pois vejamos. Alguém duvida que Inter, São Paulo, Corinthians, Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio, Flamengo, Sport, Fluminense e Botafogo reúnam, hoje, pelo menos alguma condição de brigar pelo título? E que podem acontecer boas surpresas em times como Coritiba, Atlético Paranaense, mesm o atualmente combalido Galo mineiro? Só aí são 13 times citados.

Falar em favoritimos agora é só teoria. Estadual não é parâmetro, quando muito indica alguma coisa. Bola por bola, Inter e Cruzeiro estão jogando melhor do que todo mundo. O Corinthians é muito regular e tem Ronaldo, que é fenomenal. Que dizer do Grêmio, bem demais na Libertadores. Essa mesma Libertadores que, assim como a Copa do Brasil, deve tirar algum brilho do início de Brasileirão, em virtude desse calendário ainda mal montado.

Mas o que importa é que a bola vai rolar para o maior espetáculo do planeta futebol.

6 comentários:

Anônimo disse...

O Santos, vice paulista, não tem chances?
É pior, por acaso, que Atlético MG ou Botafogo?
Sem comentários...

Thiago disse...

Mauricio , pela primeira vez eu li um comentario seu, foi no globoesporte.com sobre o brasileirão 2009.
Nao pude deixar de vir aqui parabenizá-lo pelo excelente comentário e palpites para o grande brasileirão 2009.
Mostra que você realmente acompanha a maioria dos clubes brasileiros.

Um grande abraço.
Thiago Tomé Florianópolis-SC

João Carlos disse...

O arrastadão, digo Brasileirão, é o campeonato mais importante para os times brasileiros e o melhor do mundo.
Ao contrario do que achamos, o brasileirão é reconhecido sim pelos europeus como um grande campeonato.
Muito mais importante que a Libertadores que só tem time de morto.
Não entendo por que as equipes brasileiras tem tanta necessidade de medir forças com equipes de 2a e 3a linha que desfilam na Libertadores.

Anônimo disse...

Náutico não vai aguentar a pressão? faz 3 anos que está na primeira divisão e todos os anos falam a mesma coisa, que o Náutico vai cair, mesmo não tendo um time muito competitivo, tem um time com muita raça por isso está na série A do Brasileiro, agora a questão de você dizer que o Náutico vai cair, e não vai aguentar a pressão é simplismente preconceito! É isso mesmo! você vai ter que aguentar 6 meses com o Náutico jogando, e ano que vem de novo!

corival disse...

acho que os jornalistas perdem um pouco a noção que a emoção do campeonato é só porque ele é nosso, é com ele que temos relações emocionais, mas disputado mesmo ele não é. não existe isso de 13 times concorrendo ao título. de fato se não estivessem falando sobre o campeonato do brasil, mas de outros países, nenhum jornalista brasileiro duvidaria em dizer que o candidato ao título é um só, o são paulo. mas como é o brasileiro falam de todos os times como se eles fossem iguais, mas não são mais, apenas tem tradição. A chance do Botafogo ser campeão, ou mesmo disputar o título, simplesmente concorrer, é nula. A mesma coisa para o Sport, Flamengo, Coritiba, Atléticos. Esses clubes não disputaram o título no ano passado nem nos anteriores de pontos corridos, não disputarão este ano, e no ano que vem os jornalistas apontarão novamente como concorrentes ao título apenas porque virou tradição falar isso.

Robert Alvarez Fernández disse...

Maurício, analisando pelo aspecto negócio, que é minha área e zona de conforto, eu concordo com você.

O produto dentro de campo é bom sim, embora tenhamos saudade de ver no Brasileirão os grandes craques de outrora e julguemos que, dentro de campo, o nível é baixo....penso que não é tanto assim...e se caiu o nível, aconteceu no mundo todo.

A chance de ter três, cinco ou mais times com chance de título aufere a possibilidade de um campeonato de sucesso dado se interesse do começo ao fim; são poucos os países onde temos isso.

Apenas temos que melhorar a vida do torcedor na estruturação de serviços e nas acomodações que temos um produto para profissional de marketing nenhum botar defeito.

abraços,

Robert