domingo, maio 10, 2009

Bom começo de Brasileiro


Conforme se esperava, o Brasileirão começou bem, com jogos interessantes.
A reação do Galo mineiro em cima do Avaí foi importante, em especial pelo que projeta para a próxima rodada, já que Celso Roth, agora em Minas, receberá o Grêmio, seu ex-time, num duelo pra lá de interessante.

O empate entre Sport e Barueri produziu o gol mais esquisito dos últimos tempos, o de Pedrão, do Barueri, ante um Leão que está preparando a Ilha para a decisão de terça-feira contra o Palmeiras.

O Palmeiras suou para virar em cima do Coritiba, embora tenha jogado muito mais, ante um advesário retrancado demais.

O jogo foi cheio de polêmicas. Há várias opiniões e interpretações. Eu não marcaria o pênati que resultou no gol do Coritiba, por exemplo. Linhares Jr., que narrou o jogo, marcaria. Assim como o árbitro marcou. Para mim, o único pênalti pênalti não foi marcado, de Felipe agarrando Ortigoza na área. E o gol de Keirrison foi marcado com o atacante, na minha visão, em posição de impedimento. Agora, nada de outro mundo ter sido marcado o pênalti a favor do Coritiba, porque o lance é mesmo duvidoso e interpretativo. Assim como nada de outro mundo o gol do Keirrison ter sido validado porque é muito difícil para o bandeirinha ver o lance como também é muito difícil ser preciso vendo a imagem da TV.

Bola rolando o Palmeiras foi superior no primeiro tempo e bem superior no segundo, com as entradas de Diego Souza, Keirrison e, principalmente, Cleiton Xavier. O Coxa tem time para ser mais ousado e menos defensivo no restante da competição. Mas está tudo começando apenas.

A neura do preconceito

Recebi uma mensagem de um anônimo, desses que são obcecados pelo preconceito, que vêm inimigos e sombras em qualquer parte. Em resposta ao globoesporte.com, perguntado sobre previsões (que são chutes como os de qualquer outro, já que a bola só começa a rolar), coloquei times com situações preocupantes do campeonato, que entendo que terão problemas e podem cair, dois paulistas, um mineiro e um pernambucano. E o torcedor pernambucano ainda chama isso de preconceito.

Assim como outro fala que eu visto camisa de torcedor ao comentar um jogo em que o time da casa ganha com um gol aos 43 do segundo tempo e eu comento que o cara que fez o gol estava impedido. Vá entender.

5 comentários:

Alcides Drummond (OAV) disse...

Nori, agradeço a sua postagem no Observatorio Alviverde. Quero que vc entenda que nem o homem mais importante da história agradou a todos. Aliás, há anos eu cunhei esta frase:(pode ser que alguém já tenha falado o mesmo)
"Quem tenta contentar a todos, não fica bem com ninguém".
O importante não é a unanimidade, mas a maioria. Esta vc já tem.
Emita os seus conceitos do fundo de seu coração e de sua alma e esteja em paz consigo próprio. Esta é a chave da felicidade. Ainda que seja contraditado de forma feroz, mantenha a calma, a paz interior e, acima delas,as opiniões que voce considere, em seu íntimo, corretas e honestas.
Medite no que dizem a seu respeito e aceite as críticas com humildade se você as sentir justas pertinentes e consistentes. Se injustas, impertinentes ou inconsistentes, as analise mais a fundo e as acolha para a necessária e indispensável auto-crítica. Lembre-se, sempre, que o elogio também é uma crítica. Favorável, é claro!
Lembre-se,finalmente, que, muito mais o bem nos fazem aqueles que nos criticam com sinceridade do que os que nos elogiam com falsidade.
Reitero que a sua conduta na imprensa é irretocável e que você é um comentarista de ponta. Mais do que tudo, um homem de bem. Sustente as suas lutas e brigue com o mundo, caso necessário, se, ao seu sentir, você estiver com a verdade. Mas não feche os olhos, jamais, às críticas. Algumas delas nos levam ao encontro de referências impensadas e a verdades despercebidas.
Um abraço dos palmeirenses dw boa-vontade do OAV à senhora sua mãe, a sua sogra e esposa.
Alcides Drummond.

Unknown disse...

Alcides, sempre recebo críticas com humildade, ainda mais partindo de gente do seu calibre e da sua educação. Nunca tive vergonha de dizer abertamente em uma transmissão que errei ou que refazia um comentário.
Só não concordo com a implicância e a mania de perseguição de alguns torcedores. Não é o seu caso, na maioria das vezes. Os lances de Palmeiras x Coritiba são polêmicos, não há unanimidade e vendo mais vezes muitos, inclusive eu, podem mudar de opinião.
Importante, também, é que os torcedores reflitam sobre alguns comportamentos e algumas posturas relacionadas a alguns profissionais e empresas.
Abs, sorte e saúde sempre.

João Salvatori disse...

Amigos
Prefiro ir direto ao assunto.
Alguns lances são interpretativos e outros não.
Um toque de mão, proposital ou não, um penalty ou uma falta, mesmo com o videotape, sempre trarão duvidas e alimentarão debates.
Agora no impedimento o videotape é cruel, ainda mais quando temos a camera na linha do bandeirinha. Ou é ou não é!
No caso do gol do Keirrison não cabe duvidas. Foi ou não foi impedimento? No caso não foi.
Como temos a linha da area é só ver a distancia dos jogadores em relação a ela no momento ( congelado ) do toque do Marcão. Podemos achar muito dificil isto ( a visão espacial devido a posição da camera e da linha da area) mas o bandeirinha não precisa disto pois está na linha dos jogadores e para ele, por incrivel que pareça, é muito mais facil ter certeza deste lance do que pessoas que não estão na posição ( privilegiada ) dele ou não tem visão espacial.
Em tempo, quando na escola os alunos perguntam o porque da geometria, está ai a resposta.

abs

Anônimo disse...

Caro Nori,

Começou o melhor campeonato do Mundo de futebol e, pela primeira rodada, foi possível constatar que a disputa desse ano poderá ser a mais acirrada da era dos pontos corridos. Pelo menos sete equipes (São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Internacional, Grêmio) têm grandes chances de faturar o título esse ano. Não acredito que as equipes cariocas brigarão pelo título, no máximo, uma vaga na Libertadores. O São Paulo tropeçou, e pior, foi extremamente apático no jogo de ontem, mas pela força do elenco e de seu técnico não pode ser descartado; O Corinthians fez bem em colocar a equipe reserva e preservar os titulares para o jogo da próxima quarta feita pela Copa do Brasil, é um equipe que sabe o que fazer com a bola, não se apavora nos momentos crucuais e, principalmente, tem Ronaldo, sempre decisivo; O Palmeiras possui um ótimo elenco e o Luxa dispensa comentários, é só alguns torcedores darem um pouco de paz ao time, principalmente nos jogos em casa; O Peixe mostrou força e poder de reação ontem em Porto Alegre, sempre sob o correto comando do Mancini; O Cruzeiro, mesmo com um jogador a menos não teve dificuldade de despachar o Flamengo, com uma bela atuação do Ramires; O Internacional tem o melhor elenco do futebol brasileiro, com jogadores que podem desequilibrar qualquer partida, e por fim o Grêmio, que com a campanha que vem fazendo na Libertadores merece todo respeito no Brasileiro.

Um momento de futurologia:

Campeão: Internacional
Vice: Corinthians
03ª: São Paulo
04ª: Cruzeiro

Agora, o melhor lance da rodada foi a cara do Wilians, depois da comemoração, procurar a camisa que havia jogado no chão.

André Antunes
São Paulo

Anônimo disse...

Nori,

Acompanho seu blog há pouco tempo e tenho gostado muito. Quero aproveitar para lhe dar parabéns por ele e por seus comentários no Sportv. Quanto ao comportamento do torcedor, é puro complexo de inferioridade; um ridículo mecanismo de autoproteção. Qualquer crítica que atinja algo ou alguém valioso para esse tipo de pessoa já é tachado de preconceito. Mais uma vez repito: isso é ridículo! Abraço do leitor e telespectador Silvério (nordestino, torcedor do América de Natal --- que periga cair para a série C, infelizmente)