terça-feira, maio 26, 2009

A segunda chance de Obina


Não gosto de verdades absolutas, muito menos de classificar jogadores de maneira definitiva. Obina foi contratado por empréstimo pelo Palmeiras, mesmo estando seis meses sem fazer gols.

Nunca achei Obina craque, mas foi um jogador que chamou a atenção quando surgiu no Vitória. Fez 19 gols no Brasileiro de 2004 e soma 47 na história do torneio. Josiel, por exemplo, fez 20 gols pelo Paraná em 2007 e soma 26 na história do Brasileirão. A média de gols de Obina no Brasileiro é de 0,30 por jogo. A de Josiel, 0,44. Obina disputou um Brasileiro a mais. Esses números ainda não levam em conta o torneio deste ano.

Obina virou ídolo no Flamengo, meio por ironia da sempre esperta galera rubro-negra. Tem seus problemas com a balança. Certamente vai evoluir fisicamente no Palmeiras. Como disse o sempre preciso companheiro Lédio Carmona, é preciso dimensionar a contratação de Obina pelo Verdão. Ele vem como opção, como reserva, a princípio.

Pode-se afirmar que um joador é fraco, ruim. Mas não se deve nunca desrespeitar um atleta profissional de qualquer modalidade. Muito menos ridicularizar. Pelo menos eu penso assim. Companheiros de profissão pensam diferente, e isso é um direito de cada um.


A oportunidade de Marlos


Marlos é um bom jogador que o São Paulo foi buscar no Coritiba. Entrará numa equipe que tem padrão, confiança e estabilidade.

Mas que o são-paulino não pense que Marlos será o pensador, o organizador que ele tanto sonha - e precisa. Marlos é meia-atacante, seu espaço no campo é quase o mesmo ocupado por Dagoberto. Ele joga mais perto da área, muitas vezes aberto pelos lados do campo.

O meio-campo tricolor seguirá na dependência de Hernanes enquanto não for contratado um jogador com características de posse de bola, visão tática e organização.

3 comentários:

Marcel Jabbour disse...

Também acho que às vezes o jornalista perde o ponto da crítica, desmoralizando o jogador.

E o Marlos é bom para o futuro. Não pode ser o salvador da pátria se nem conseguiu se firmar no Coritiba. Mas tem futuro.

Abraços!

diletra.blogspot.com

Anônimo disse...

Alô Mauricio Noriega. Foi bom ter encontrado com você no Mineirão, cabine da Rádio Globo Minas. Estou com a foto sua, ao lado do Mário Marra par te enviar. Me envie o endereço pelo domingosbaiao@otempo.com.br

Vou postar uma das fotos em meu blog www.otempo.com.br/blogs Blog do Baião.

Abraços

Domingos Sávio Baião
Comentarista Esportivo - Rádio Globo Minas

Unknown disse...

Não sei por que o Muricy insiste em deixar o Hernanes numa posição que não dá certo? Por que o Muricy não coloca o André Lima?