terça-feira, junho 12, 2012



Tensão em Varsóvia




Escrevo estas linhas poucas horas antes da transmissão do SporTV de Polônia x Rússia, pela Euro 2012. Enquanto batuco ao teclado, o som de sirenes ecoa pela capital polonesa.

Há um frenético deslocamento de carros de polícia pela cidade, além da presença ostensiva de forças de segurança. Calcula-se que 20 mil russos estarão na cidade para o jogo. Vi vários pela cidade hoje cedo, muitos deles com algumas doses de vodca a mais na cabeça. Assim como alguns poloneses.

Durante uma caminhada, eu e Milton Leite cruzamos com um grupo de carecas poloneses tipicamente representantes dos movimentos skinheads ultra direitistas que pululam pela Europa. Boa coisa certamente não queriam.

A história - e não sou historiador - mostra que russos e polacos provavelmente jamais serão amigos. Há um passado de traição e ocupação por parte dos russos que os polacos têm dificuldade em perdoar.

Infelizmente, muita gente ainda ocupa o sagrado espaço do esporte para propagar ideias vazias e ultrapassadas. Deveria ser apenas mais um jogo de futebol, dentro de sua restrita importância. Tomara que termine apenas dessa maneiras.

Mas Varsóvia está tensa.

Itália e Tática


Em resposta ao comentário do leitor José Carlos, escrevo minha opinião. Não sei qual sua ideia de bobagem, mas o jogo foi claro como água da fonte. De Rossi jogou como terceiro zagueiro, fazendo a sobra, e livre para sair para o jogo quando a Itália tinha a posse de bola. Como pontuou o treinador Cesare Prandelli, e o mundo viu. 

Nenhum comentário: