sexta-feira, maio 25, 2012



Copa do Brasil com

 

final em um jogo?



Tem pairado por aí essa discussão. Transformar a decisão da Copa do Brasil em partida única, em local estádio previamente determinados antes do início da competição. Prática comum em eventos como o Super Bowl, a Champions League e a Superliga.

Vejo prós e contras nessa ideia. Mas vale ser estudada.

O lado positivo é o da promoção, do marketing, da organização do evento. Da centralização de audiência para a TV, da divulgação das marcas dos patrocinadores do clube na semana anterior ao evento. Tudo que vemos acontecer desde sempre no Super Bowl e na Champions. Funciona bem por lá. Será que funcionaria bem por aqui?

Existem enormes diferenças culturais e de infraestutura em relação a Brasil e Estados Unidos/Europa. A facilidade de acesso na América do Norte e no continente europeu é inversamente proporcional à dificuldade encontrada no Brasil. Europeus e norte-americanos têm um conceito de evento esportivo um pouco diferente do nosso. Existe o público torcedor das equipes finalistas, os fanáticos, mas existe também um público que acompanha o espetáculo, independentemente de quem esteja jogando.

Pensando em nossa condição de País emergente e que está gastando os tubos para construir alguns estádios que pouca ocupação terão após a Copa de 2014, pode ser uma ideia interessante a final única. Utilizar estádios em cidades como Manaus e Cuiabá inicialmente para as finais das Copas do Brasil. Seria interessante para recuperar algo do que está sendo investido e trazer recursos para as cidades.

Agora, pensemos no deslocamento de torcedores para essas localidades. O custo para sair de Porto Alegre, por exemplo, e assistir uma final com Grêmio ou Inter na Amazônia. Ou mesmo um torcedor do Recife que vá acompanhar um dos integrantes do trio de ferro pernambucano em Cuiabá.

Não é tão simples como nos EUA, onde há voo para toda parte e a toda hora, ou na Europa, onde o sistema ferroviário dá conta do recado com sobras e as distâncias, tirando a Rússia, não chegam a ser assustadoras.

Há, ainda, a questão do torcedor local. Que pagou ingresso para incentivar seu time em todas as fases da Copa do Brasil e perderia o direito de ver justamente a final em sua casa. Além do velho conceito de justiça esportiva, do jogo de 180 minutos, do equilíbrio de forças etc.

Admito que essa ideia me parece digna, pelo menos, de estudo ou debate. Pode gerar um costume, uma prática capaz de criar um novo conceito de torneios e criar novas receitas.

Como a Copa do Brasil será alongada a partir de 2013, com jogos de março a novembro, o torneio também terá mais exposição comercial.

Enfim, é preciso pensar, discutir, avaliar possibilidade. Faz parte do negócio.

E vocês, o que acham?

4 comentários:

Marcus disse...

Na verdade, a colocação desse debate já se deu no extremo... Porém, como o exemplo desse ano, na Champions League, pode acontecer de clubes grandes terem a final no seu estádio. eacho válido a final ser um jogo apenas em campo "teoricamente neutro".

Juliana disse...

Acho a ideia interessante, uma festa grande para a final! Entretanto, são tantos os problemas a serem resolvidos no Brasil para que pudêssemos ter e fazer algo semelhante ao que é feito no exterior. E não dá p ser otimista, as finais acabariam com estádios vazios, basta ver os preparativos da Copa,com td a grana que está sendo gasta, no mínimo as condições de mobilidade teriam que ser resolvidas e propiciar acesso fácil, rápido e barato aos interessados

Mauricio Gangi disse...

Bom dia!
Algumas vezes eu já havia pensado nisso. E como em 2013 a Copa do Brasil será disputada ao longo do ano todo, eu acharia muito legal que fosse o jogo de encerramento no ano no país, como é feito com as Copas Nacionais na Europa. Também acho que você tem razão nos contras que expôs no texto, mas acredito que valeria uma tentativa. E eu penso em final com jogo único inclusive em relação à Libertadores.
Abraços!

Anônimo disse...

Clubes e torcedores devem ter atenção ao valor da Copa do Brasil. Depois da unificação da Taça Brasil com os Campeonatos Brasileiros, o mesmo deverá ocorrer em relação à Copa do Brasil.
Postado por Miguel D Avila.