domingo, agosto 29, 2010

Brasileirão está aberto

A rodada número 17 do Brasileirão deu pinta de que com o segundo turno virando a esquina o torneio está longe de uma disputa reduzida à dupla Fluminense e Corinthians, embora os números possam apontar algo distinto.

Pela bola que andam jogando, Santos e Inter, que ainda vão se enfrentar pelo turno em curso, podem muito bem encostar e brigar pela taça.

Flu e Corinthians mostraram defeitos que, se não servem para anular suas muitas virtudes, são úteis para que os adversários possam explorá-los adiante e embolar a disputa.

Principalmente para Santos e Inter, talvez para o Botafogo, que não conta com um elenco tão forte e faz do esforço sua maior e louvável arma, contra jogadores mais qualificados de paulistas e gaúchos.

Surpresas acontecem e de repente alguém que está abaixo desses cinco pode, com uma arrancada, se convidar para a festa. Mas seria isso mesmo, uma baita surpresa.

Os ponteiros sofreram muito no domingo. O Corinthians teve erros de arbitragem a seu favor que contribuíram decisivamente para que derrotasse o Vitória no Pacaembu. Segue forte, mas tem oscilações de ritmo que possibilitam que os adversários o ataquem com frequência. Ronaldo jogou pouco, como era previsto, e não há outro atacante de área perigoso de verdade no elenco.

O Flu saiu na frente, tomou a virada, empatou e perdeu a chance de virar pra cima do São Paulo, com Rogério pegando pênalti chutado por Washington.

Segue sendo um time insinuante o das Laranjeiras, mas não tem um goleiro como Ceni e tampouco um sistema de defesa que seja tão eficiente como seu meio-campo ofensivo. Ainda é o time mais forte, só que tem vulnerabilidades. O São Paulo foi, de novo, muito defensivo, mas deixou uma esperança em seu torcedor de dias melhores.

O campeonato entra numa fase decisiva agora, com uma sequência extenuante de jogos, um total de 15 jogos para cada time num período de 50 dias. Acontecerão suspensões e expulsões e os elencos serão testados duramente.

O único visitante a vencer na rodada foi o irregular Palmeiras, que mostrou que com o time completo pode respirar mais tranquilo. O problema é que sem alguns titulares a queda de nível técnico é brutal. O Galo mineiro é um caso de psiquiatra. Já perdeu 11 vezes em 17 jogos e parece caminhar para uma forca em sua própria corda.

Já o Grêmio garimpou um ponto que dá esperanças, mesmo para quem venceu apenas 3 vezes até agora.

O Flamengo deve dar mais trabalho a Silas do que o novo técnico pode imaginar, vacilando como tem vacilado.

Enfim, serão dias intensos, de futebol e disputa acirrada.

Temperados com uma torcida pelo ressurgimento do basquete masculino no Mundial.

2 comentários:

Wilson Seixas disse...

Ainda faltam 4 erros de arbitragem favorecendo o Corinthians pro saldo ficar zerado.

Bruno disse...

Olá Nori, sou autor do blog www.futebolsempreonline.blogspot.com Queria saber se está interessado numa parceria. Meu e-mail é brunors.web@gmail.com
Obrigado.