segunda-feira, abril 05, 2010

Estaduais começam para valer



Não compartilho de todas as idéias de meu amigo e guru Lédio Carmona, que já perdeu o encanto com os campeonatos estaduais. Acho que esse tipo de competição tem sua utilidade e seu lugar no mercado do futebol atual, embora precise de reposicionamento estratégico, o chamado choque de realidade. Estadual com 16, 20 clubes é utopia, é tiro no pé.

Mas a reta de chegada promete rodadas animadas de Norte a Sul do Páis, num bom aperitivo dos torneios nacionais do segundo semestre.

Como não ficar tentado a acompanhar as semifinais da Taça Rio, por exemplo? Flamengo x Vasco e Fluminense x Botafogo. Só jogão. A rivalidade histórica em campo e no meio de tudo isso jogos importantes e decisivos pela Libertadores (Fla) e Copa do Brasil (Vasco e Flu). Óbvio que antes disso tudo, e aí concordo com o Lédio, perde-se muito tempo com rodadas e mais rodadas.

Mas essas rodadas muitas vezes inúteis ainda aprontam algumas surpresas em São Paulo. Como o Santo André, classificado e que só perde o segundo lugar -e as consequentes vantagens - se o Prudente tirar uma desvantagem de 15 gols de saldo. E há surpresa maior que esse Prudente, que parece um time adotado pelo Programa de Proteção às Testemunhas. Mudou de nome, de casa, de cidade, mas tem tudo para se classificar. Resta a São Paulo, Corinthians e Portuguesa uma luta desigual pela última vaga.

Desigual porque a tendência aponta para o Tricolor, que enfrenta o Santo André em Piracicaba, beneficiado (sem pedir, é lógico, apenas cumpre a tabela do adversário), pela absurda questão do mando de campo do Pauistão. Quem paga mais leva um jogo para sua cidade. Ridículo.

Enquanto isso, o Santos espera seu adversário, que deve ser o São Paulo, aí sim um duelo para colocar a prova a maturidade dessa molecada boa de bola da Vila Belmiro.

No Sul, o eterno Gre-Nal pode ser atrapalhado por algum intruso, num torneio que representa o inchaço que se combate nesse tipo de disputa. O mesmo vale dizer do Paraná, onde o Coritiba e o Atlético estão em outro patamar enquanto o Paraná segue sem rumo.

Enquanto a Copa do Brasil e a Libertadores não pegam no breu e o Brasileirão e a Copa não começam, sem dúvida teremos bons aperitivos.

2 comentários:

Gilson Bernardo disse...

Os campeonatos regionais possuem um peculiar charme, uma áurea mística criada ao longo de uma história recheada de bons momentos.
Grandes jogadores surgiram dos chamados "pequenos" dentre os clubes, e é no torneio estadual que é a grande vitrine desses times.

Realmente é necessário repensar as estratégias para modernizar a competição, inclusive para que os "pequenos" tenham fôlego para poder participar de forma competitiva.
É uma pena vermos times como Novorizontino, Inter de Limeira, XV de Piracicaba, Ferroviária e outros, só para citar os paulistas, caíndo no esquecimento devido à má administrações, que resultam diretamente no fracasso dentro de campo.

Gustavo Felipe Teixeira disse...

Nori..primeiramente parabéns pelo seu trabalho no Sportv, e pelo blog. Acredito sim que os estaduais terão um final emocionante, em compensação a sonolência que apresentaram até agora. Se puder, dá uma conferida no meu blog futebolemfotos.blogspot.com. Post sobre uma possível convocação do Roberto Carlos. Abraço