quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Elias e Jorge Henrique são alma

e coração do time do Corinthians



Ronaldo foi bem e sentiu como será o clima na Libertadores, que a marcação será pesada e que respeito e admiração por parte dos zagueiros ficarão nos campeonatos disputados no Brasil. O resultado foi fundamental para que o time não dependesse de duas vitórias fora de casa na sequência da Libertadores, contra Independiente (Colômbia) e Cerro Porteño (Paraguai).

Mas a cada jogo do Corinthians que vejo aumenta minha convicção de que o time de Mano Menezes tem em Elias e Jorge Henrique seus grandes esteios. Essa dupla de baixinhos que não param nunca, como pede Fiel torcida, é alma e coração do time.

Elias chama a atenção desde 2008, quando explodiu na Ponte. Jogava mais como terceiro homem de meio-campo, à frente da dupla Deda e Ricardo Conceição, com Renato um pouco mais adiante. Foi a revelação do Paulista daquele ano.

Demorou um pouco para engrenar no Corinthians. Ficou um tempo como segundo volante, o que para ele é desperdício. Se pode chegar mais à frente, como fez ontem, é mortal. Tem rapidez de raciocínio e atlética e possui técnica suficiente para jogar em alta velocidade. Se amanhã o Elias for jogar na Inglaterra não terá problema algum para se adaptar. Já joga em velocidade digna da liga inglesa.

Jorge Henrique é um fenômeno. De atacante mediano no Náutico virou faz-tudo, jogador moderno e participativo no Corinthians. Preparo físico absurdo, capacidade tática impressionante. Ontem foi responsável por dar alguma possibilidade de avanço a Roberto Carlos. Esse ainda muito, mas muito longe do jogador que foi um dia. E Jorge Henrique cada vez mais longe - só que para melhor - do parceiro de Kuki que parecia sem grande futuro no Náutico.

Se Mano precisa que Jorge Henrique seja atacante, ele se vira. Segundo volante, terceiro? Idem.

A maior preocupação que o corintiano deve ter na Liberadores é ficar sem a alma ou o coração. Se perder os dois em algum jogo, aí complica.

Ronaldo foi bem, dentro de sua limitação física - até quando? Se melhorar fisicamente, aí, sim será o grande diferencial. Mesmo com essa dificuldade, encaixou duas arrancadas espetaculares. Precisará de paciência, porque vão provocá-lo e bater muito nos jogos do Corinthians fora de casa.

Como conjunto, padrão tático, ainda tem muita coisa para melhorar. A movimentação, segredo do time no primeiro semestre de 2009, ainda está longe do ideal, falta sincronia.

Não vi os jogos do Cruzeiro e do Flamengo. Vi trechos de Naviraiense e Santos e não gostei. Molecada presa, campo ruim, faltou inspiração.

10 comentários:

Joao Luis Amaral disse...

Fala, Nori!
Acho que a entrada do Danilo poderá ajudar MUITO a qualidade do passe do time...
O que vc acha?
Abs.

Unknown disse...

Concordo, João. E também na marcação.
Abs

Anônimo disse...

Oi, Noriega . o Atleta Ronaldo acabou , ele só joga porque é gênio. É impressionante! quando Ele toca na bola parece que ele joga outro esporte ,tamanda diferença
de categoria dele p/os outros jogadores.O Mano é um grande treinador , mas eu não entendo porque o Dentinho virou a 3 ou 4 opção do ataque.com ele, o Ronaldo não fica tão isolado. RODRIGO

Joao Luis Amaral disse...

Com certeza! O Danilo tem precisão nos desarmes, dificilmente perde uma jogada (confesso que fiquei impressionado com os primeiros jogos dele no Timao).
Por outro lado, me preocupa um pouco o condicionamento físico dele... será que aguenta a 'pancadaria' da Libertadores??
Abs.
Joao Luis Amaral

Anônimo disse...

Nori, a substituição do Defederico eu até entendi, no entanto qual foi a causa da substituição do Alessandro pelo Jucinei?

Um dia ainda voce vai virar Corintiano, esta escrito!!!( não é praga)

Mozart

Unknown disse...

Antes de mais nada nori, gostaria de parabeniza-lo pelo blog, pois e a minha estreia.
Assisti muito esporte e cultura com o grande papai luiz noriega com o querido orlando duarte, nao perdia nem um programa.
Parabenizo vc tambem pelos teus comentarios sempre com coerencia absoluta, e fala a nossa lingua, pois muitos comentaristas menosprezam a nossa inteligencia; mas vc e excessao.
torço pro santos e estou esperançoso de algum titulo esse ano, sem essa de triplice coroa, acho q o paulista pra começar seria excelente.
Abraços de alguem q te admira muito, continue assim amigao, e mande um beijao pro teu pai

Unknown disse...

bom dia nori, como faço pra te mandar uma mensagem sobre o program esporte e cultura q existia na cultura?

Unknown disse...

Rodrigo, tem muita gente que também não entende essa do Dentinho. Abs

Unknown disse...

Mozart, o Mano adora o Jucilei, esse vira titular em breve. Anote aí.
Abs

Unknown disse...

Adnankatib, muito obrigado pela msg. Darei o abraço e a mensagem a meu querido pai e mestre, Luiz Noriega.