terça-feira, janeiro 19, 2010

Ronaldinho Gaúcho



merece ir à Copa?





É o tema do momento no futebol internacional. Já há algum tempo que Ronaldinho Gaúcho vem jogando bem. Mas as últimas atuações voltaram a mostrar o gestual espetacular de seu futebol e reacenderam a dúvida na cabeça das pessoas. Ele deve ou não receber a oportunidade de voltar à Seleção Brasileira e jogar a Copa do Mundo de 2010?



De cara já digo que acho que ele merece uma chance na Seleção. Entrar no clima, no grupo, jogar amistosos. Ir ao Mundial vai depender de ele se encaixar ou não no jeito Dunga de comandar o time. Não se discute mais a qualidade de Ronaldinho, ele não precisa de testes. E Seleção é momento, quem está jogando bem tem que ir.



Mas não deixa de ser um baita pepino para Dunga descascar. Afinal, ele conseguiu os resultados que têm à frente da Seleção sem precisar de Ronaldinho. Em uma análise fria, o craque do Milan não fez falta alguma até agora. É claro que o time tem um jeitão diferente, é na base do contra-ataque, todo mundo que está na frente ajuda a marcar, é uma equipe mais solidária e menos técnica. Mais fatal e menos criativa. Ganha de outro jeito.



Ser treinador de futebol é, sob certo aspecto, ser um gestor de pessoas. É justo que Dunga pense agora nos jogadores que ele convocou no início do trabalho, que sempre estiveram presentes e quebraram seus galhos. Isso chama-se reconhecimento, também com uma pincelada de gratidão e respeito profissional.



Ronaldinho é uma estrela do esporte. Sua ida ao Mundial da África do Sul certamente representará alguns bilhetes vendidos a mais e um glamour extra. Para quem gosta do jogo bem jogado, se ele estiver num período legal, pode proporcionar jogadas memoráveis e, claramente, ser muito útil à Seleção Brasileira. Até decisivo.



Mas no mundo frio das convocações, para que ele seja chamado e levado à África, alguém precisa ficar de fora. Há um consenso de que 95% do grupo de Dunga está fechado. Também existe concordância quase geral de que a lateral esquerda é uma posição com vaga em aberto. O amigo Maurício Fonseca, brilhante repórter de O Globo, disse ontem no Arena SporTV que levaria Ronaldinho na vaga de um lateral-esquerdo.



Eu acho que Ronaldinho, a seguir nessa toada, ameaça a vaga de Robinho, que não anda jogando nada. O jogador do Milan faz tudo que o do Manchester City faz, e melhor. Além disso, joga tranquilamente pela mesma faixa de campo, atacante aberto pela esquerda.



Mas o que pensará Dunga? Robinho foi o principal jogador da Seleção em boa parte da chamada Era Dunga. Na Copa América salvou o time. Em jogos das Eliminatórias também. Seria justo tirá-lo do Mundial após um bom trabalho em três dos quatro anos de ciclo?

2 comentários:

PATCH disse...

Concordo contigo Noriega, o Ronaldinho merece uma vaga na seleção, como eu coloquei em meu blog (http://global-esportes.blogspot.com), mas como reserva de Nilmar, na vaga que hoje é de Robinho.

victor disse...

Nori, entendo que ele deve ser convocado, falei isso no meu blog www.dentrodoesporte.blogspot.com. Ele está em um nível, atualmente melhor que Robinho. E nas partidas com jogos complicados o Dunga tem que improvisar o Daniel Alves para mudar o jogo. Não custa nada levá-lo ou testá-lo contra a Irlanda. Já testamos tanta gente que não merecia uma vaga.