sábado, janeiro 16, 2010

Futebol carioca com

a bola cheia em 2010



O Campeonato Carioca tem algumas características que o transformam, para mim, no mais charmoso dos estaduais brasileiros. A fórmula de disputa é muito bem resolvida, ainda que tenha sido inchado demais. Com 12 times seria perfeito.

Rapidamente o torcedor é brindado com um jogo decisivo, nas semifinais e finais de turno, em vez de intermináveis fases classificatórias sem muito sentido. As Taças Guanabara e Rio têm história, tradição, atiçam a rivalidade e fazem uma torcida campeã logo cedo.

Pela geografia do estado e pela característica do futebol no Rio, o estadual é praticamente metropolitano e tem no Maracanã sua catedral ecumênica. E o carioca curte espontaneamente seu estadual, sem certos ares de enfado e arroubos de grandeza que muitas vezes atingem os clubes e os torcedores de São Paulo.

Some-se a essa característica histórica - o DNA do Campeonato Carioca - e temos os quatro grandes em bons momentos. O Flamengo seis vezes campeão brasileiro, com Adriano, Pet e Vágner Love e certamente aquecendo os tamborins para a Libertadores. O Vasco de volta à Séria A do Brasileiro e querendo um título para enterrar esse breve passado de tristeza. O Fluminense e sua épica recuperação no Brasileiro, com um time competitivo e talentos como Fred e Conca. E o Botafogo, lutando digna e bravamente para recuperar seus dias de glória e mostrando compromisso com sua gente.

Para fechar essa combinação está aí o América, um símbolo do futebol carioca dos anos dourados, um fator de união da cidade em torno de um de seus ícones, retornando à primeira divisão e reeditando a dupla Bebeto e Romário.

Vai ser divertido, podem ter certeza.

Nenhum comentário: