domingo, setembro 27, 2009

Marcos, um dos segredos

da liderança do Palmeiras


No aeroporto, antes de embarcar para Belo Horizonte, encontro Paulo Baier, o melhor jogador do Atlético Paranaense, batendo papo com o zagueiro Leonardo Silva, do Cruzeiro. "O Marcos não deixou passar nada", disse Baier, referindo-se à grande atuação do goleiro do Palmeiras na vitória por 2 a 1 sobre o Furacão.

Pois é este Marcos, ungido a santo pelos palmeirenses, um dos segredos do time que ostenta a liderança do Brasileirão há 13 rodadas. Marcos desequilibra, é fora-de-série. Cresce em momentos decisivos. Além dele, o Palmeiras tem outros três jogadores que desequilibram: Vagner Love, Diego Souza e Cleiton Xavier. Um dia é um, no outro o companheiro.

Quando mais de um joga bem, o Palmeiras mostra mais eficiência, joga melhor e ganha com mais tranquilidade. Em jogos quando apenas um brilha, tem problemas, sofre, mas consegue sustentar vitórias importantíssimas. Há tempos escrevo aqui e comento no SporTV e no Bom Dia São Paulo o seguinte: time para ser campeão precisa saber ganhar mesmo quando joga mal. É o que está acontecendo com o Palmeiras.

Outro segredo do líder: comprometimento. Todos luta, correm e não se escuta falar de picuinhas, de jogador que sai reclamando, de outros que protestam porque não são escalados. Mais um detalhe: a maioria dos gols é comemorada com o banco, com o técnico, o que mostra boa sintonia. Mesmo em partidas quanto tática e tecnicamente a equipe não vai bem, a superação tem aparecido. Obina dá uma de beque, Danilo aparece como se fosse centroavante.

Isso tudo ajuda na ambientação de jogadores que chegaram há pouco ao clube, como o chileno Figueroa, que tem potencial e dificilmente deixará o time agora que entrou.
Talvez resida aí uma das chaves para o sucesso de Muricy, além da sua competência: ele não é traíra, é um técnico em quem os jogadores confiam, em cuja honestidade não repousam dúvidas.

Em resumo, são alguns dos segredos do Palmeiras.

Um comentário:

João Pedro Alves disse...

Fora a "sorte de campeão" características de algumas equipes. O Palmeiras manifestou esse fator nas duas últimas rodadas. Jogos difíceis que incomodaram boa parte das partidas, levando perigo ao gol do Marcos. Em meio às complicações "surgem" gols como os de Danilo e Vágner Love (contra CAP e Cruzeiro). E baita coincidência também a história de pagarem ao Atlético para o Danilo poder entrar em campo e o cara decidir o jogo.