terça-feira, março 03, 2009

Da série perguntar não ofende


O presidente Lula quer que as empresas aéreas brasileiras comprem aviões da Embraer. Mas por que ele não deu o exemplo antes e, em vez de comprar da Airbus européia o Aerolula, não foi até a Embraer buscar seu meio de transporte aéreo?

Já ouvi muitas teses a respeito. Uma de que o avião não teria autonomia suficiente. Já li, também, que a Embraer resolveria esse problema com uma versão especial.

Também já ouvi de gente ligada ao negócio da aviação que os impostos altíssimos para as empresas brasileiras dificultam a compra de aviões da Embraer. A novata Azul está comprando. A Trip idem.

Parece fácil falar de sopetão e jogar para a torcida (leia-se eleitores de 2010). Explicação ainda ficou faltando.

2 comentários:

Everton Domingues disse...

Olha Nori, se me permite eu teria tantas outras perguntas ao Presidente Lula. Agora uma... e 'viajando' no q mais me toca profissionalmente, eu indagaria a ele: porque o próximo Ministro dos Esportes (q está no forno, quase prontinho) não seja do PE ('Partido dos Esportistas') ao invés do PCdoB ou seja lá qual for o P'algumacoisa'? Temos q ter um especialista de verdade nesta pasta... se não, ela pode ser 'arquivada' novamente...
Abrs.

Robert Alvarez Fernández disse...

Maurício, sabia desta questão, mas resolvi pesquisar antes de responder, a questão é mais econômica que política :

O financiamento destas vendas é normalmente feita ou por capital próprio das fabricantes ou de seus nacionais bancos de fomento ou mesmo de mercado. Neste caso, apesar da indexação em moeda forte, o financiamento da venda já sai com taxa de juros mais baixa.

Além do mais, há até pouco tempo atrás havia uma cascata de tributos, sobretudo PIS/COFINS, pela cadeia toda ao passo que ao nacionalizar o avião que vem de fora, se paga PIS/COFINS uma vez só.

Por isso, sai até mais em conta comprar os de fora...apesar das características operacionais favoráveis dos modelos da EMBRAER.

Abraços,

Robert