quinta-feira, abril 03, 2008


ADRIANO, MINEIRO, PEREIRA, DODÔ

E O IMPÉRIO DOS CENTROAVANTES


Centroavantes são figuras especiais no universo do futebol. Nem precisam ser craques. Muitas vezes passam longe disso. Mas têm aquela rara intimidade com o gol. Naqueles segundos cruciais em que jogos, campeonatos são decididos, quase sempre passa por eles a solução, a definição. O termo matador anda um pouco pesado para se utilizar, com tanta violência pelo mundo. Talvez soe melhor definidores.
O Brasil vive um momento bem legal em se tratando de centroavantes. Adriano e sua boa recuperação no São Paulo. Alex Mineiro, pervertendo a lógica vigente de que centroavante precisa ser alto e forte. Dodô esbanjando técnica e frieza, e Kléber Pereira com sua força invejável no momento de definição. Em breve, tomara que Nilmar se junte a esse seleto grupo.
Dia desses um amigo que torce para o São Paulo, o Junqueira, excelente goleiro, me disse que o Adriano fará dez gols na Libertadores. Não se pode duvidar. A vitória sobre o Luqueño deve-se aos recursos técnicos de Jorge Wagner no cruzamento e à precisão de Adriano em termos de posicionamento dentro da área. Porque o São Paulo ainda não está bem como time e, mesmo assim, está chegando. Prova de força.
Alex Mineiro faz gol de tudo quanto é jeito e ainda tem a vantagem de jogar bem quando sai da área. Tem muita técnica e frieza. Desde Vagner Love que o Palmeiras não tinha um jogador de conclusão com tamanha qualidade. Luxemburgo ainda armou um time que faz a bola chegar toda hora para o centroavante em boas condições.
Kléber Pereira é outro cuja intimidade com o gol chama a atenção. O Santos se safou de uma situação ruim no Paulista e segue vivo na Libertadores muito porque tem esse jogador. Ele faz gols e também ajuda muito na preparação das jogadas. É o tipo de centroavante que, quando põe a bola na frénte, é caixa, diria meu amigo Muller, também artilheiro dos bons.
Por fim, temos Dodô, que faz tanta falta com seus gols que parecem saídos de um túnel do tempo. Que ele volte logo a nos brindar com seu repertório mágico de golaços. Com essa turma que tem por aí, mais a volta do Nilmar, jovens promessas como Keirrison e outros goleadores que ainda estão hibernando, tipo o Acosta, o Brasileirão que se avizinha promete ser dos melhores dos últimos tempos.

QUE GOLAÇO, DEIVID!!!!!

Rapaz, que petardo acertou o Deivid no gol da vitória do Fenerbahce sobre o Chelsea. Vi o jogo e gostei muito dos comentários da querida amiga Milly Lacombe. Deivid, para mim, é craque. Formou uma das grandes duplas da história recente do futebol brasileiro com Robinho, no Santos. O cara joga nas três posições de ataque, ainda sabe se virar como meia e tem disciplina tática. Fora isso, é bom demais ver um time da Turquia, mercado emergente, abastecido com sangue brasileiro e uruguaio, encarar os ricaços do Chelsea. Na boa, já tenho time nessa fase da Liga dos Campeões. Dá-lhe, Fenerbahce!!!!

6 comentários:

Renato Molitsas disse...

Fala Noriega...Creio que vc tanto quanto eu curtimos muitos bons centroavantes nos anos 80 e 90, tais como Careca,Romário,Bebeto,Túlio,Evair, Viola,Serginho,Baltazar,Dadá Maravilha,Claudio Adão e outros,portanto é muito bom ver centroavantes brilhando novamente em nosso futebol,pois sem dúvida eles deixam o jogo muito mais bonito e divertido...

Abraço,
Renato Molitsas

Anônimo disse...

Fala, Nori!
Vc tem toda a razão. A safra que está DESTE lado da fronteira tem tudo para fazer do Brasileirão uma das principais atrações do esporte, coisa que há tempos não vemos. Houve bons investimentos, principalmente nos grandes eixos, repatriação de bons atletas, contratação de boas surpresas estrangeiras como o Molina, do Peixe.
Quanto ao Fener, não dá um gostinho meio "seleção brasileira" detonando outras ao redor do mundo? A Liga dos Campeões está melhor que a Copa...
Grande abraço,
Joao Luis Amaral

Anônimo disse...

Gostaria que voce Nori, fizesse um levantamento de quantos penaltis o time da TRAFFIC teve a seu favor e quantos o São Paulo teve...Abra os olhos para a arbitragem é só isso que quero registrar!!Lembro bem como foi a época da Parmalat(coitado do Tele consou de avisar...)!!Me parece que o Palmeiras é o time que mais teve penaltis a favor no futebol brasileiro nesta temporada...E como acompanho pelo PPV, muitos foram claramente simulações do Valdivia e outros muito duvidosos como este último!!
Abraço!
Alex S.A.

Unknown disse...

Alex S.A, acho um pouco precipitado isso. É o mesmo que dizer que, porque quase não teve pênaltis marcados no ano passado, o Palmeiras foi prejudicado, havia esquema. Pênalti é uma questão polêmica, mas esquema é muito pesado, não acredito.

Rodrigo Federman disse...

Noriega, como mencionar Alex Mineiro,Dodô, K.Pereira, Keirrison, Nilmar, etc... e esquecer o Wellington Paulista, artilheiro do carioca e da copa do brasil até o momento?
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo, muito bem lembrado, vacilo meu esquecer do Wellington Paulista, que está em grande fase.
Abs