quinta-feira, maio 24, 2007

E SE O MILAN JOGASSE O
CAMPEONATO BRASILEIRO?


Óbvio que a pergunta é uma hipótese impossível de ser considerada, mas rendeu uma boa discussão de cafezinho nesta quarta-feira, enquanto acompanhávamos eu, Milton Leite, Cléber Machado, Carlos Cereto, Telmo Zanini e Tiago Biasoli a final da Liga dos Campeões da Europa. O Milan festejava e nós enfrentávamos o frio paulistano aos goles de chocolate quente e café, quando pintou a discussão.
Sempre afiado, Milton Leite disse que, se o Milan jogasse o Brasileirão em pontos corridos abriria 15 pontos de vantagem sobre a concorrência. Eu e Cléber discordamos e achamos que seria muito equilibrado. Desenvolvo agora a minha tese. O Milan tem um grande time, é claro. Mas penso que, na hipótese de vir jogar o Brasileirão, poderia até vencer, mas não levaria toda essa vantagem e também não cravo que venceria. Porque o nivelamento do futebol atualmente é muito grande. O Milan, o Liverpool, enfim, os grandes times europeus, não são muito melhores que os bons times brasileiros do momento. Podem até ser melhores por terem, como o Milan, um grande craque brasileiro no auge, como o Kaká. Mas acho que Grêmio e Santos, hoje os melhores do Brasil, encaram de igual para igual.
A diferença econômica pesa a favor dos europeus, é óbvio. Mas em termos de preparo físico, condição técnica e tática, os grandes times brasileiros estão muito perto dos europeus, penso eu. Além disso, há muitos jogadores de bom nível que atuam em potências européias que são supervalorizados pelo glamour de jogar num Milan, num Manchester.
Não estou querendo afirmar que só brasileiro sabe jogar bola, longe disso. O Gerrard, do Liverpool, acho que seria titular da Seleção Brasileira hoje. Assim como o Henry, do Arsenal. Mas vejo o Lucas, do Grêmio, como um volante quase tão bom quanto o Gerrard e que, seguindo sua evolução, fatalmente será melhor. Assim como o Josué, do São Paulo, e o Rodrigo Souto, do Santos, são muito melhores que o Gattuso. Isso apenas para ilustrar essa discussão que gerou boas teses de cafezinho.
Por isso, fica aqui a pergunta: E SE O MILAN JOGASSE O BRASILEIRO?

A SEMIFINAL QUE PODERIA SER A FINAL

A Conmebol virou a mesa na Libertadores de 2007. Grêmio e Santos poderiam fazer a terceira final brasileira seguida, mas aquela mudança mandrake do regulamento, depois de o mesmo já ter sido publicada, foi feita exatamente para evitar isso. A pressão é enorme, principalmente por parte dos clubes argentinos, que sabiam que, novamente, seria difícil impedir uma chegada de dois brasileiros. Conseguiram virar a mesa. Por isso, Santos e Grêmio terão de se enfrentar nas semifinais. Sem a virada de mesa, seria Santos x Cucutá e Grêmio x Libertad ou Boca.
O Grêmio, por sinal, fez outra virada épica. Já merecia ter feito 3 a 0 no tempo normal de jogo, mas esse time, esse clube e essa torcida parecem gostar de emoções mais fortes e se alimentam disso. A cada dia o time fica mais competitivo, a torcida mais orgulhosa e é sempre mais complicado ganhar desse Grêmio do Mano Menezes.
O Santos atropelou o razoável time reserva do América. Fico feliz pelo Jonas ter se recuperado da bobagem no primeiro gol, porque o considero um jovem talentoso. Acompanhei seu surgimento comentando jogos do Guarani na Série B de 2005 e sei que tem potencial para ser um dos bons atacantes brasileiros. Agora, o grande achado do Santos e, de novo, é preciso reconhecer o olho clínico de Wanderley Luxemburgo, chama-se Rodrigo Souto. É hoje o jogador mais regular e taticamente mais importante do time.
Será de arrepiar essa semifinal que a virada de mesa provocou.

21 comentários:

Anônimo disse...

Noriega,é a primeira vez que leio seu blog. Dei uma olhada nos posts anteriores e gostei bastante,assim como admiro seu trabalho na TV.
Mas na pergunta feita,concordo com o Milton Leite. Acho que o Milan ou alguns outros clubes de ponta europeus venceriam nossos ptos. corridos.
Não com 15 pontos,mas acho que seria o 1°. Acho que os times europeus tem mais qualidades individuais que os brasileiros. O Milan por exemplo,além de Kaká, tem Pirlo,que pra mim é um jogador completo. Tem Ronaldo,que eu ainda considero um baita atacante.
Dida é um ótimo goleiro,Nesta é muito seguro,Maldini é Maldini...
E Lucas quando jogar melhor que o Gerard infelizmente estará do outro lado do Atlântico.
Um abraço e voltarei mais vezes.

Anônimo disse...

E ai Noriega, td bom ?! Então essa questão dá muita discussão. Concordo com você quando diz que seria disputado o campeonato e o Milan não seria campeão fácil. Quanto ao assunto dos jogadores as vezes eu penso se o ''preconceito'' não é nosso em relação a alguns profissioanis que atuam na europa em times grandes ou não. Eu imagino se o Gerrard fosse brasileiro o que já não iam está dizendo por ai...quando alguém ''pedala'' aqui é habilidoso, quando alguém faz o mesmo em ''outro'' lugar é individualista e deveria jogar mais pro time. Se o Cristiano Ronaldo fosse brasileiro já estavamos cravando do melhor jogador dos últimos 10 anos.

Valeuuuu abraçosss

Anônimo disse...

Nori, você pode me achar bairrista, mas creio que o Milan conseguiria uma vaga na Libertadores apenas! E isso se jogasse toda a bola que jogou nos últimos jogos (é bom lembrar que tomou chocolate do Lille na 1ª fase).
Explico: os gramados aqui são irregulares, uns com muita grama, outros, pouca. E a diversidade de clima? Em Natal tá um calor de 35 graus, mas em São Paulo? E Caxias então? E, além disso tudo, por mais que esteja nivelado por baixo, os brasileiros são técnicos por natureza e acredito que Maldini não teria o menor sucesso ao marcar Lulinha, Ilsinho ou outra revelação.
Meu sonho é fazer um torneio mundial ida e volta, com direito a quatro times brasileiros, qautro europeus, três argentinos e mais um da América do Sul. Aí pode até colocar um de cada outro continente!

Anônimo disse...

Nori, parabéns pelos comentários! Você, diferente dos seus colegas de Sportv, sobretudo o Ceretinho e o Milton "É da Fiel" Leite, consegue deixar o seu coração de lado durante as narrações.

Anônimo disse...

Noriega, sobre a hipótese do Milan jogar um Brasileirão, creio q ele teria uma vantagem mto grande em relação aos outros times...É um time q tem a mesma base desde 2003...excelentes jogadores como Kaká, Seedorf, Pirlo e o Nesta, q voltou a jogar bem...sem falar q tem no elenco o jogador q eu mais considero bem no futebol mundial q eh o Maldini...como pode um jogador está em alto nível há 20 anos? Sem falar na estrutura do Milan, q eh a melhor do mundo, com o Milan Lab e seus profissionais...Num campeonato d pontos corridos eles ganhariam...nos mata-matas não sei, poderia perder, mas o Milan é o mais calejado clube europeu em mata-matas...basta ver q foi semi-finalista em 4 vezes nas últimas 5 edições do torneio...Olhe q eu tenho essa opinião e sou gremista, um kra q torce pro melhor time brasileiro na atualidade...e q venha o Santos...pq eu to loco pra comemorar o TRI...

Anônimo disse...

O único fator que equilibraria esse hipotético campeonato é o Milan atuar fora de casa em todos jogos. Considerando um mundo imaginário em que a Itália fosse aqui do lado e eles pudessem jogar em casa e fora, talvez não abrissem 15 pontos, mas fatalmente levariam o caneco com folga.

Anônimo disse...

Nori, creio que o Milan teria as mesmas chances que qualquer outro clube brasileiro de ponta.
Em minha opinião seria favorito, juntamente com São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional.
Apesar de possuirem uma vantagem financeira, não estão acostumados ao ritmo de futebo brasileiro, preparo fisico, mudanças e viagens longas em intervalos curtos.
POr este motivo, creio que acabariam se igualando com os outro clubes. Além disso, São Paulo e Internacional já mostraram nos ultimos dois anos que os clubes da Europa podem ser derrotados.
Mesmo considerando somente o fator campo, não acredito que o Milan tenha um time muito superior. Com exceção do Kaká, que em minha opinião deve levar o titulo de melhor do mundo este ano.

Unknown disse...

Silvio, o Cereto e o Milton são absolutamente imparciais e SporTV Futebol Clube em todas as transmissões. Eu coloco a minha mão no fogo pelos meus colegas de trabalho.
Abs

Anônimo disse...

Oi, Noriega, td bem? Tô adorando ler seu blog. Os posts daq renderiam infinitas discussões, inclusive o q vc chama d “teses de cafezinho” rsrs. Bom, eu acho q os times brasileiros estão, sim, bastante nivelados. No entanto, se compararmos os d destaque daq c/ os grandes da Europa, p/ mim, a situação já é outra. D forma nenhuma desmerecendo o futebol brasileiro, mas clubes como Milan, Internazionale, Manchester e Chelsea, p. ex., são hj superiores aos bons times brasileiros na medida em q aqueles parecem ser + estáveis do q estes. Tomemos o Inter como ex.: ele é o atual campeão mundial e, neste ano, foi logo cedo eliminado do Gauchão e da Libertadores. Pelo contrário, os grandes times europeus são + constantes em suas temporadas. Só p/ ilustrar, nos 2 últimos campeonatos ingleses, as 4 primeiras classificações ficaram distribuídas entre Manchester, Chelsea, Arsenal e Liverpool. Digamos q, na Europa, a formação de um “Top 4” d cada país é + resistente. Acho q, no Brasil, isso se perdeu. A td momento, surge um time menor surpreendendo o “favorito”, não apenas porq o menor cresce ocasionalmente, como também o “favorito” por vezes decai. É aí q eles se nivelam. Talvez por isso, se o Milan pintasse por aq, certamente ele integraria o nosso “Top 4” por enquanto indefinido rsrs. Abraços!

Anônimo disse...

O Milan empatou duas vezes com o Celtic. Perdeu em casa para Lille e AEK. O Brasileirão são 38 rodadas (lembrando que tanto o Milan quanto o Liverpool não foram tão bem no campeonato local, que é de pontos corridos). Não acredito em uma regularidade a ponto do Milan abrir 15 pontos. Se ganhar, vai ser equilibrado. E, cá entre nós, Oddo, Jankulovski e Ambrosini não passaram a ser grandes jogadores depois dessa conquista. Pessoal, se der, passem no www.arquibancada06.zip.net e opinem. O blog tá legal. Valeu!

Anônimo disse...

Nori, acredito que o Milan iria disparar no Campeonato, infelizmente o nível técnico do Brasileirão está muito fraco. Os times europeus de uma forma geral possuem um elenco mais completo, com jogadores como o Ricardo Oliveira, Cafu e Serginho frequentando o banco de reservas, com isso a medida que o campeonato fosse se desenvolvendo ele abriria pontos em relação aos demais. Não concordo que o Grêmio seja o melhor time do Brasil junto com o Santos...De fato, o Santos está bem e o Grêmio é muito forte no Olímpico mas nenhum destes têm elenco para ganhar um campeonato longo de pontos corridos como o tricolor!!!Pode cobrar!!
Abraços!!

PS: O Cereto e o Milton pegam no pé do São Paulo durante as transmissões agora não sei se é porque torcem para o curinthians.

Anônimo disse...

NORIEGA, PORQUE VC METE O PAU NO CORINTHIANS, VC É CORITIANO, DIFERENTE DO SU PAI, FALA A VERDADE, NAO PRECISA FALAR NO AR, MAIS PELO MENOS AS PESSOAS QUE ESTÃO DO SEU PRECISA SABER, REPITO, NO AR PARA DE METER O PAU NO CORINTHIAS, NAS TRANSMIÇÕES, NOS COMENTARIOS, SO DA VC CONTRA O CORINTHIANS E VC É CORINTIANO, PORQUE EU NÃO ENTENDO.

ABRAÇOS, MESMO ASSIM EU SOU SEU FÃ.
meu noem é luis cesar

MEU EMAIL É uberpanvendas@uol.com.br

Unknown disse...

Luís César, abs e obrigado pela visita. Minha opinião não quer dizer que torço para time a ou para time b. E não se trata de falar bem ou meter o pau, mas de analisar. O que eu acho correto, eu acho, o que eu considero errado, também manifesto.
Não tenho que ser nem contra nem a favor do Corinthians. O torcedor é vc. Eu sou profissional de jornalismo e manifesto minha opinião.
Abs

Unknown disse...

Leonardo, de onde vc tirou essa história de pegar no pé nas transmissões? Nada a ver, garanto.
Abs

Anônimo disse...

Ola Nori... O Milan ganharia muito facilmente o campeonato, 20 pontos na frente, talvez invicto, seria uma covardia... O São Paulo com um time "mais ou menos" ganhou com folga ano passado, imagina o Milan... Acho o Santos muito boa equipe, embora esteja - na minha opinião - na descendente... O Grêmio é bom, e está com moral alta e crescendo, embora a equipe seja mais fraca do que o Santos... Tecnicamente o Santos ganharia fácil, mas o poder "psicologico" do Grêmio pode reverter essa situação, serão grandes jogos... Desse grande confronto sairá o vice-campeão da Libertadores!!! Abraço, Nori.

Anônimo disse...

Nori. Primeiramente quero dizer que admiro seu trabalho, principalmente pelo sportv.
Bom, não posso falar pelos outros times, por isso vou pegar meu time do coração como exemplo, O GREMIO.
Acredito que se Gremio e Milan fizessem um playoff de 10 jogos em campo neutro. O milan ganharia uns 6, haveria uns 3 empates e o Gremio ganharia 1.
Contudo se tivessemos uma decisão de mata-mata , 2 jogos. Seria um empate e uma vitoria do gremio.
E se fosse uma final do mundial. A vitoria do gremio prevaleceria.
O que quero dizer com isso tudo?
É que em uma ou duas partidas, através da disposição e de outros fatores que não a tecnica dos jogores, podemos jogar de igual para igual. Contudo num andar normal das coisas. A tecnica dos jogadores que lá atuam seria imposta perante os outros fatores.
Acho que o Milan ganharia o Brasileirão, porem seria com uma vantagem como a do São Paulo ano passado. Nada de tão espetacular, disparado, porem não seria sofrimento total.
Sobre o Lucas, só tenho uma coisa pra dizer. Será o melhor volante da Década, com todo respeito a todos os outros craques desta posição em atividade e que estão por vir. Essa é uma certeza que tenho! A outra certeza é que Anderson (ex gremio e atualmente no Porto) será o melhor do mundo em 2 ou 3 anos!
Será que é muito gremismo da minha parte? eheheeh.. eu acho que não!
abraço!
abraço!

Anônimo disse...

Nori, acho que o Murici perdeu a mão nesse time do sao paulo!! O time até merecia a vitória contra o fraco Palmeiras porém não tem jogadas...Ele diz que treina muito, mas durante o jogo o que se vê são apenas bolas jogadas na área e o Dagoberto brigando para conseguir uma jogada individual que desequilibre. Quanto ao jogo, gostaria de deixar a minha indignação com relação a péssima arbitragem que não expulsou o Edmundo em uma jogada criminosa contra o Miranda, deixou de marcar dois penaltis(o do dagoberto foi escandaloso) e não amarelou o Pierre que bateu o jogo inteiro, lamentável!!
Ps: O Valdívia é um péssimo jogador, se os juízes pararem de cair nas suas simulações ele simplesmente não fará nada em campo, só sabe cair!!!
Abraços!!

Unknown disse...

Leonardo, tenha calma.rsrsrs. Concordo quanto ao Edmundo e tendo a achar que o lance do Dagoberto foi pênalti, mas não escandaloso. Agora, o jogo foi horroroso, o São Paulo ficou apavorado no primeiro tempo, três zagueiros mais o Josué recuado, o Palmeiras não atacou porque não quis. Fora isso, alguns jogadores do São Paulo não fizeram nada em campo, assim como muitos do Palmeiras. Discordo quanto ao Valdívia, tem potencial para crescer ainda. A questão não é o Muricy. A questão é que talvez o São Paulo não tenha um elenco assim tão bom. Veja o banco de ontem, por exemplo.
Abs

Anônimo disse...

Nori, sinceramente eu tenho certeza que o elenco do tricolor é bom e o Muricy não é ruim, o problema é que ele não está em um bom momento...Não sei o que acontece dentro do grupo mas acho que a troca do técnico neste momento poderia melhorar e motivar alguns atletas...Imagina como é desmotivante você estar no banco vendo jogadores como o Hugo e o Borges "jogando"...Gostaria, se fosse possível, Nori que você comentasse a respeito destes dois jogadores, pois não vejo motivo para que eles sejam titulares. Nossa sem falar no Marcel!!
Abraços!!!

Anônimo disse...

Noriega, mudaram o regulamento da Libertadores para evitar final mexicana.
Abraço!

Anônimo disse...

Noriega primeiramente parabens pelo seu trabalho vc e perfeito no que faz.Me descupe mas o milan nao e esse time todo alias perdeu para o boca a uns dois anos parece, nao da para admitir umas pessoas falarem do futebol europeu como se fosse um futebol lindo e tudo mais tem que ver uma coisa cada pais so se tem 4 times bons isso e futebol?nao ar ja aqui os 20 entram para sr campeao isso sim e bom de ver futebol brasileiro e tudu a situaçao nao e das ,elhores fnanceiras mas agr tem a time mania e tudo vai melhorar.E se alguem quiser conferir se o futebol brasileiro e superior aos europeus asisita as ultimas duas finais de mundiais de clubes.
UM abraço meu nome e Netinho Mota