terça-feira, janeiro 22, 2013



Grêmio nas alturas


Quito - Nesta quarta comento a estreia do Grêmio na primeira fase da Libertadores. O SporTV transmite ao vivo, a partir das 21h30 (horário de Brasília), o jogo do Tricolor Gaúcho contra a LDU, com toda a nossa equipe em Quito, no estádio Casa Blanca. Milton Leite Narra, Fernando Saraiva reporta, com produção de Colin Vieira e coordenação de Raphael Rezende, mais o suporte técnico da equipe da Globosat.

Um jogo que promete. Tradicionalmente, a LDU imprime um ritmo forte quando joga em casa. Já virou praxe na equipe equatoriana o sistema com três zagueiros, dois alas ofensivos e um atacante avançado. O fator altitude e os 2.850 metros de Quito podem interferir, ainda que o Grêmio esteja completando oito dias de treinos na capital do Equador quando batuco essas teclas.

Taticamente, vejo a chave para uma vitória gremista como o meio-campo. É o melhor setor do time, e tem o melhor jogador, Zé Roberto. O time de Luxemburgo terá uma defesa com improvisações, ainda sem entrosamento, e o ataque formado por dois centroavantes não é o ideal dentro do que seu treinador costuma preferir.

Por isso ter a posse de bola é importante, e posse de bola é assunto do meio-campo. Com Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto a equipe pode ditar o ritmo, desacelerar o jogo, porque a correria é aliada do time equatoriano, em especial com Rojas pelo lado esquerdo.

Pelo que vem sendo testado pelo treinador da LDU, Edgardo Bauza, o experiente Araujo será o líbero, com dois volantes de contenção à sua frente, dois alas liberados para o ataque, um meia e um atacante.

Um dos segredos para o Grêmio pode ser a chegada dos meias até a área inimiga. Em especial Zé Roberto, que inclusive fez um gol assim num dos jogos-treino realizados pelo Grêmio em Quito. Caberá a William José e Marcelo Moreno puxar um dos três zagueiros para longe da área e abrir espaço para a chegada de Elano, Zé Roberto, ou mesmo Souza e Fernando, tirando a sobra.

A LDU contratou 17 jogadores para a temporada, muitos dos quais ainda se recuperam de contusão, e alguns que foram contratados de equipes do litoral equatoriano e, portanto, também precisam se adaptar ao jogo na altitude.

A expectativa para amanhã é de um público pouco acima de 20 mil pessoas, porque os ingressos são caros para o padrão do torcedor equatoriano. O mais barato deve custar em torno de US$ 20, o que é alto até mesmo para um país cuja economia foi dolarizada.

Não deve ser fácil, mas o Grêmio tem condição de passar e fortalecer a presença brasileira na fase de grupos da Libertadores.

2 comentários:

AD disse...


Nori

Vc volta ao batente e isto é o que ME interessa.

Muito mais, creia, até do que o grande jogo que vc vai comentar.

Boa transmissão!
Valeu!
(AD)

Anônimo disse...

Valeu Nori!
Bom trabalho!
E da-lhe LDU!!! rs

Abracao