terça-feira, janeiro 29, 2013



Tragédia ronda as

praças esportivas



Coluna publicada em 29/01/2013 no Diário de S.Paulo.

http://www.diariosp.com.br/blog/detalhe/16842/Tragedia+tambem+ronda+os+estadios

sexta-feira, janeiro 25, 2013



Bragança e Porto Alegre


Escala aponta os dois próximos jogos.

Domingo, em Bragança, Bragantino x Santos, 19h30, no SporTV, pelo Paulistão. Com Milton Leite, Carlos Cereto e Felipe Diniz.

Quarta-feira, a equipe do Canal Campeão que foi a Quito se reúne em Porto Alegre para o jogo de volta entre Grêmio e LDU, 22 horas, no SporTV. Com Milton Leite, Fernando Saraiva e coordenação e produção de Raphael Rezende e Colin Vieira.

terça-feira, janeiro 22, 2013



Grêmio nas alturas


Quito - Nesta quarta comento a estreia do Grêmio na primeira fase da Libertadores. O SporTV transmite ao vivo, a partir das 21h30 (horário de Brasília), o jogo do Tricolor Gaúcho contra a LDU, com toda a nossa equipe em Quito, no estádio Casa Blanca. Milton Leite Narra, Fernando Saraiva reporta, com produção de Colin Vieira e coordenação de Raphael Rezende, mais o suporte técnico da equipe da Globosat.

Um jogo que promete. Tradicionalmente, a LDU imprime um ritmo forte quando joga em casa. Já virou praxe na equipe equatoriana o sistema com três zagueiros, dois alas ofensivos e um atacante avançado. O fator altitude e os 2.850 metros de Quito podem interferir, ainda que o Grêmio esteja completando oito dias de treinos na capital do Equador quando batuco essas teclas.

Taticamente, vejo a chave para uma vitória gremista como o meio-campo. É o melhor setor do time, e tem o melhor jogador, Zé Roberto. O time de Luxemburgo terá uma defesa com improvisações, ainda sem entrosamento, e o ataque formado por dois centroavantes não é o ideal dentro do que seu treinador costuma preferir.

Por isso ter a posse de bola é importante, e posse de bola é assunto do meio-campo. Com Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto a equipe pode ditar o ritmo, desacelerar o jogo, porque a correria é aliada do time equatoriano, em especial com Rojas pelo lado esquerdo.

Pelo que vem sendo testado pelo treinador da LDU, Edgardo Bauza, o experiente Araujo será o líbero, com dois volantes de contenção à sua frente, dois alas liberados para o ataque, um meia e um atacante.

Um dos segredos para o Grêmio pode ser a chegada dos meias até a área inimiga. Em especial Zé Roberto, que inclusive fez um gol assim num dos jogos-treino realizados pelo Grêmio em Quito. Caberá a William José e Marcelo Moreno puxar um dos três zagueiros para longe da área e abrir espaço para a chegada de Elano, Zé Roberto, ou mesmo Souza e Fernando, tirando a sobra.

A LDU contratou 17 jogadores para a temporada, muitos dos quais ainda se recuperam de contusão, e alguns que foram contratados de equipes do litoral equatoriano e, portanto, também precisam se adaptar ao jogo na altitude.

A expectativa para amanhã é de um público pouco acima de 20 mil pessoas, porque os ingressos são caros para o padrão do torcedor equatoriano. O mais barato deve custar em torno de US$ 20, o que é alto até mesmo para um país cuja economia foi dolarizada.

Não deve ser fácil, mas o Grêmio tem condição de passar e fortalecer a presença brasileira na fase de grupos da Libertadores.

quinta-feira, janeiro 17, 2013



Ensinamentos da história

de um homem de coragem* 


*Por Isabel Urrutia

 

Estas últimas semanas foram uma das mais intensas no de diz respeito a grandes aprendizados....
Percebi o quanto parte de mim estava desconectada dos sentimentos e também o tamanho da minha arrogância míope que me fez acreditar numa realidade estatisticamente lógica e por isso achar que o final de uma situação estava definido...
De maneira muito prática analisei o risco que um senhor de 82 anos muito caro a mim teria que assumir para poder vislumbrar vários anos a mais de vida saudável...Na minha cabeça era muito lógica a escolha que ele teria que fazer: uma cirurgia arriscada só que com 96% de chance de sucesso vs uma outra alternativa que lhe daria um possível ano de vida com muito desconforto. É lógico que a primeira opção era a mais viável...96% de chance de sucesso era um número que dizia tudo!!!
Só que a vida não anda simplesmente em cima das estatísticas....era um ser humano querido, o meu sogro,  que foi corajoso como nunca vi igual,  segurou seu medo e enfrentou a tal cirurgia com enorme vontade de viver! Um pequeno erro não previsto porém fez com que acontecesse uma parada cardíaca bem no início dela, o que gerou uma interrupção abrupta nos procedimentos e alguns dias de UTI para recuperação...Na minha cabeça é lógico era uma oportunidade de se fortalecer ainda mais para a segunda tentativa que seria depois de um mês...Nesse mês ele voltou para casa e conseguiu retomar a sua rotina de sempre, que incluía nossos encontros em sua casa  com seus filhos e netos, o que foi uma delícia! E por essa oportunidade sou eternamente grata!!
Em novembro voltou com a força e animo para o hospital para se submeter novamente ao procedimento cirúrgico  ainda com o histórico anterior da parada cardíaca: enfrentou seu medo e arriscou. A cirurgia foi um sucesso, só que não contávamos com o pós operatório onde todas as probabilidades de acontecerem problemas se concretizaram em 100%...E essa estatística foi a que prevaleceu...O meu querido sogro partiu e continuou a sua linda jornada....
Após tudo ter acontecido, com a tristeza da sua partida mas já podendo na posição de observadora enxergar com  serenidade  que nas redes deste grande universo estava tudo entrelaçado...surgiu na minha frente como uma tela a dimensão maior do desfecho da história de vida terrena deste grande homem: este ano foi um ano de fechamento e de conclusão de coisas pendentes na sua vida: resgate de relacionamentos com pessoas queridas, acertos que deixaram a minha sogra tranquila financeiramente, ganhou homenagem na cidade onde se criou, enfim, a teia da vida lhe proporcionou que os acertos fossem feitos antes de sua partida, sem ter a noção consciente de que era esse o significado no momento que as coisas aconteceram...
Por isso e muito mais lhe agradeço de todo coração: por poder ter feito parte de sua vida, por ter passado por essa situação que me fez mergulhar ainda mais no caminho do sentimento que leva à atitudes tomadas pelo coração e por essa grande oportunidade de enxergar que a vida é muito mais do que aquele quantum de tempo que estamos vivendo...está tudo entrelaçado...Se tivermos em mente que existe um pano de fundo onde tudo se encaixa e que aquela situação específica faz parte dele...o sentido daquele momento toma uma dimensão muito maior!
E é com essa certeza de que só um Ser Divino poderia criar algo tão perfeito, com alegrias e sofrimentos, mas perfeito, que sei que o meu sogro está seguindo seu caminho, na verdade voltando de onde veio...Que a sua jornada seja maravilhosa, cheia de luz e obrigada por ter me dado a oportunidade de fazer parte de sua querida família e por todos os ensinamentos que a sua história de vida me proporcionou!
 

quinta-feira, janeiro 03, 2013