quinta-feira, novembro 17, 2011



Números falam mais

alto que a bola do líder


O Brasileirão chegou a um ponto em que resumo com a seguinte frase: agora é o Corinthians que perderá o título, não outro time que virá a ser campeão.

Explico: para deixar escapar seu quinto título nacional, o alvinegro paulista precisará cometer vacilos numa estrada que se oferece cada vez mais livre. Ou trocando em miúdos, a Fiel pode apostar mais nos números que na bola do time.

Não significa dizer que o time está blindado contra vacilos. Já cometeu vários durante a competição. Acontece que os outros vacilaram mais.

Na ponta do lápis, o Corinthians será campeão, sem precisar de tropeços dos rivais, com mais sete pontos. Um empate e duas vitórias, ou 77%,77 de aproveitamento. Cabalísticos corintianos de plantão observarão algo de cósmico nesses números, certamente. Não é pouco, mas o que os outros precisam é muito mais.

Para chegar a esse aproveitamento, o Timão jogará contra Atlético Mineiro, em casa, Figueirense, fora, e terá o clássico contra o Palmeiras. O jogo-chave parece ser o duelo contra o Galo, que luta para permanecer na Série A e tem um time que sugere mais pontos do que conquistou pela qualidade. Nova vitória, mesmo que os rivais diretos somem três pontos, deixaria o Corinthians com dois de vantagem e seis em disputa.

O Vasco, que marcou bobeira contra o Palmeiras, precisa tirar uma diferença de três pontos, porque ficou duas vitórias para trás. Enfrentará o Avaí em casa e dois clássicos: Fluminense e Flamengo.

O Flu tem o mesmo número de vitórias do líder, mas está cinco pontos atrás. Enfrenta, pela ordem, Figueirense, fora de casa, e os clássicos contra Vasco e Botafogo.

O Figueira precisa tirar seis de diferença para o líder, com o diferencial de enfrentar o Corinthians em casa e poder arrancar três desses pontos por conta própria. Antes precisa vencer o Flamengo, ainda hoje, e também buscar pontos do Fluminense.

Como se vê, muita gente que está abaixo do Corinthians se enfrentará, o que reforça minha tese de que agora o time paulista só perde para ele mesmo.

Se for campeão, o que é bastante provável, o Corinthians será um detentor de título premiado pela regularidade e não pelo bom futebol. Há pelo menos dois times que, de fato, estão jogando melhor que o Corinthians: Vasco e Figueirense. Mas o que interessa é somar mais pontos.

Contra o Ceará, o líder, novamente, ficou devendo futebol no primeiro tempo. Além de postura de líder. Foi acuado e pressionado por uma equipe seriamente ameaçada de rebaixamento. Na etapa final, mais corajoso e beneficiado pelo nervosismo evidente do Ceará, o Corinthians se soltou um pouco e venceu numa jogada individual de um atleta que anadava esquecido e marcado pela torcida, o peruano Cachito Ramirez.

Ao longo do jogo, foi salvo por Júlio César, goleiro que é outro alvo frequente de críticas por parte dos torcedores. E que encabeça a defesa que menos sofreu gols no campeonato: 35.

5 comentários:

Fábio Fleury disse...

Nori, concordo com a sua análise. Só atente pra uma coisa. Estão falando de sete pontos pra lá, sete pra cá, mas o Corinthians pode ser campeão sem precisar disso, já no próximo domingo. Se ganhar do Atlético, chega a 67 pontos e 20 vitórias. Se Vasco e Fluminense não vencerem, o Vasco não terá mais como chegar a 20 vitórias e o Flu não terá mais como chegar a 67 pontos. Além disso, os dois se enfrentam na penúltima rodada. É MUITO difícil alguém tirar esse título do Corinthians.

Grande abraço, Cabeça

Fábio Fleury

Alfredo Conde disse...

Nori,

Se o meu corinthians for realmente campeão, acredito que premiará a regularidade de um time que soube aproveitar o inicio do campeonato de forma mais que eficiente. Neste momento o vasco e o figueirense jogam melhor, mas até quase o fim do primeiro turno, quem jogava bem era o corinthians. E agora aqueles 10 jogos invicto etão fazendo a diferença.

Fábio Fleury disse...

Eita, fiz a conta errada. rs. O Vasco ainda teria chance, mas teria de ganhar do Flu e do Fla nas duas últimas rodadas, obrigatoriamente.

Mal aí.

Abs.

Anônimo disse...

Caro Noriega,

É gratificante saber q apesar de tudo ainda existem politicos serios no controle das obras da copa 2014

Veja exemplo, q lhe encaminho cronologicamente: Em agosto, vereador do RJ Eliomar Coelho (PSOL) (engenheiro) entra c/ representação no TCM/RJ contra o edital da obra do entorno do Maracanã, pois o projeto da obra continha irregularidades técnicas, nos custos inclusive, incompativeis com as construções, e pede suspensão de licitação para obras no entorno do Maracanã conforme link: http://cbn.globoradio.globo.com/cbn-rj/2011/08/18/VEREADOR-PEDE-SUSPENSAO-DE-LICITACAO-PARA-OBRAS-NO-ENTORNO-DO-MARACANA-POR-CAUSA-DE-IR.htm e aqui: http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2011/10/informe_do_dia_mais_um_problema_nas_obras_para_a_copa_do_mundo_201194.html Em novembro TCM após analise da denuncia do vereador informou que o projeto apresentado pela Prefeitura – orçado em cerca de R$ 118 milhões – não tinha coerência c/ orçamento cancelando a licitação http://www.lancenet.com.br/minuto/Suspensa-licitacao-obras-entorno-Maracana_0_584341674.html

Parabens pelo blog

Anônimo disse...

O marqueteiro Rosenberg quer que o Palmeiras entregue a faixa de campeão brasileiro para o Corinthians. Ele desdenha dos rivais, mas garante que não. Diz que seria um gesto de civilidade, de educação esportiva. Se ele está sendo sincero, por que o Corinthians não deu o exemplo de civilidade e educação entregando a faixa de campeão paulista de 2011 para o Santos?