terça-feira, maio 17, 2011


Thor mora na

Vila Belmiro

Coluna do www.diariosp.com.br

Diz a sabedoria popular que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. A não ser que esse lugar seja a Vila Belmiro, sede do Santos Futebol Clube, e os raios se transformem em craques de futebol.

O presidente do clube, Luis Alvaro Ribeiro de Oliveira, disse na semana passada que o raio tinha caído três vezes na Vila. Talvez seja o caso de os santistas agradecerem a Thor, o deus da mitologia nórdica, senhor dos raios e trovões. Expulso de Asgard por seu pai, Odin, Thor deve ter escolhido a Vila Famosa para viver e despejar seus raios.

Brincadeiras mitológicas à parte, há explicação para o fato de o Santos historicamente revelar tantos jovens talentos do futebol? Há alguns meses, entrevistei Neymar no "Arena Sportv" e perguntei o que havia na água da Vila para surgirem tantos moleques bons de bola. A resposta dele foi esclarecedora: "Acho que só aqui no Santos os moleques magrelos, fraquinhos ou baixinhos têm chance de jogar. Aqui, se valoriza o talento, não o porte físico". Bingo! Certeiro como um raio de Thor.

Gerações de meninos
Lá pelos idos dos anos 50 do século passado, Luís Alonso Perez, o Lula, garimpava talentos nos times de praia de Santos e São Vicente. Descobriu Pepe, Coutinho, Del Vecchio. Abrigou Pelé. Em 1978, foi a vez dos Meninos da Vila. Juari, Pita, Nilton Batata. Em 2002, raios duplos! Robinho e Diego. Agora, Ganso e Neymar.

Talvez seja o fato de a praia ainda cumprir o papel que antigamente pertencia aos campos de várzea, engolidos pela ganância imobiliária. Ou então o olho clínico de alguns dos maiores craques de todos os tempos que ainda vivem e circulam por Santos e ajudam o deus nórdico a direcionar seus raios.

Mas a fórmula, mitológica ou científica, está aí: formar e revelar bons jogadores, conceder atenção e oportunidades nas categorias de base e caprichar nos fundamentos sem inibir o improviso e o talento. Thor cuida do resto.

NÓ TÁTICO
Sabe aquela frase dita em tom de galhofa: "Não tem mais bobo no futebol"? Pois não tem, mesmo. O Campeonato Brasileiro que vem por aí, a Taça Libertadores e a Copa do Brasil dão e darão provas.
Peso de camisa, tradição, história, time de chegada, isso tudo caminha rapidamente para a gaveta dos lugares-comuns.

A distância astronômica anteriormente existente entre os grandes e médios diminui a cada temporada. Há times de médio porte mais bem administrados e organizados que os gigantes. Avaí, Ceará e Coritiba não são casos isolados. Nem acidentes.

Há um equilíbrio de forças poucas vezes visto em nosso futebol. Não se pode confundir popularidade com qualidade. Alguns clubes parecem ignorar essa constatação. Também fica claro que faturar rios de dinheiro e gastar mal é diferente de viver bem com orçamentos mais modestos.


Magia vencidaO Palmeiras fará de tudo para não pagar a parcela que vence em agosto dos direitos econômicos de Valdivia (foto). São cerca de R$ 14 milhões. O clube não tem tal quantia. Não é bravata de presidente a ideia de envolver o Mago numa troca. É vontade.

Mão pesada
A fase mudou mesmo pelos lados do São Paulo. A fama de clube de precisão cirúrgica para contratar foi abalada pela sucessão de fiascos nos últimos anos. O presidente Juvenal Juvêncio será cobrado por conselheiros pela má pontaria recente.

Leitura obrigatória

Um clássico da literatura futebolística voltou. Gigantes do Futebol Brasileiro (Editora Record), dos craques João Máximo e Marcos de Castro, chega em edição atualizada. Os 12 perfilados da edição original cresceram para 21 atletas. Imperdível.







3 comentários:

Eduardo do Carmo disse...

Olá Noriega tudo bem?

Estou cursando Jornalismo e pretendo seguir a área esportiva.

Tenho um blog e gostaria de saber se há possibilidade de fazer uma entrevista contigo. Falar sobre o trabalho do jornalista, dificuldades, desafios, etc.

Qualquer coisa pode me comunicar por e-mail mesmo. Eu te mando as perguntas e aguardo as suas respostas.

Meu email: edu.c.sousa@hotmail.com

Meu blog: http://educarmo.blog.com/

Já agradeço pela atenção e aguardo resposta.

Obrigado

Mlkada disse...

A cada dia sai uma nova fornalha da Vila. Santos é um dos poucos times que olha realmente para o talento do jogador e não se o menino é alto ou forte.


http://tocaepassa.blogspot.com/

@tocaepassa

Anônimo disse...

Caro Nori,

Bom retorno. Espero que esteja plenamente recuperado.

Sinceramente acho que a praia é fundamental para o surgimento de tantos bons jogadores. Na capital a criançada joga muito salão nas escolas e em escolihas de futebol socity, e desde cedo são podadas pelos "técnicos". Na praia, a garotada corre livre, ninguém proíbe os dribles, a improvisação!!!

Bom retorno.
Abraço
André Antunes