terça-feira, dezembro 01, 2009

Respeitável público, ou

o desabafo do blogueiro

que se chama Cláudio

Segue abaixo o desabafo do blogueiro Cláudio, que publico com autorização do mesmo. É um ponto de vista a ser debatido com respeito.


Olá, Noriega. Vou dar minha opinião. O maior problema que eu vejo nisso tudo não é sequer mencionado. Tudo bem, o Flamengo não tem nada a ver com o desinteresse do Grêmio. Sim, o clube carioca fez mais pontos. Sim, é lamentável a atitude do goleiro corintiano. Os enfoques são sempre estes e são sempre bastante superficiais. E são superficiais porque nunca se lembram de um enfoque muito importante: o enfoque do RESPEITÁVEL PÚBLICO.

Ora, não é só uma questão entre Flamengo, Corinthians, Grêmio, STJD, CBF, São Paulo, Palmeiras etc. E não diz respeito somente às torcidas desses times. E o público que acompanha a competição e que acredita, veja só, que a competição é uma competição?

Estou há meses comprando pacotes de tv, ingressos, camisas, lendo jornais, blogs, gastando o meu tempo com jogos, reportagens e por aí vai. Pra quê? Pra chegar no final e presenciar um time entregar o jogo?É isso?

No final das contas, todo o meu gasto emocional, de tempo e de dinheiro fica resumido a uma farsa (O Corinthians, ontem, me chocou)? O grande problema, Noriega, é que o futebol é muito maior que a rivalidade entre os clubes. E um Felipe da vida parece que não tem nem idéia disso...Na verdade, fica parecendo que tudo é uma grande farsa. Afinal, nos foi vendida a idéia de que o melhor será definido por critérios esportivos. Mas como isso é possível se o Flamengo será campeão com seus dois últimos jogos sendo entregues pelos adversários?

Mais: e o precedente de desconfiança que se cria? Se um grande ídolo, com toda a sua história de glória e superação, como é o Ronaldo, simula uma contusão, o que esperar de seriedade daqui pra frente? Ele entregou por uma suposta rivalidade. Outros entregarão por qual motivo? Na verdade, isso aí é muito mais sério do que sugere o enfoque embasado unicamente na rivalidade. Ou numa suposta opinião do que acha este ou aquele...

A questão é ética, mas vai também além da ética. Ela entra no campo jurídico. Eu estou sendo desrespeitado no meu direito de que uma competição esportiva seja definida por critérios esportivos. De uma competição que me foi vendida como sendo esportiva, com critérios e regras claras.

3 comentários:

Anônimo disse...

sinceramente,Noriega não entendi a publicação desse "desabafo".tu concordas com a opinião do claudio ?brasileiro tem a mania de acusar sem provas.é óbvio que o Ronaldo não simulou,ele saiu para não agravar a lesão.imagina se ele perde toda a pré-temporada, adeus libertadores p/ o corinthians.jana.

Unknown disse...

Jana, é a opinião dele e foi publicada como opinião dele, acho que ficou bem claro isso na apresentação do texto.

Arilo disse...

CLAUDIO, SÓ UMA PERGUNTA, CASO VOCê AINDA ESTEJA PASSEANDO POR ESSE BLOG? QUE TIME VOCÊ TORCE??ISSO PODE RESPONDER MUITO DO QUE VOCÊ DISSE NO SEU DESABAFO. COMPARTILHO DA SEGUINTE OPINIÃO: DE FATO É UMA PENA QUE TENHA ACONTECIDO ISSO, MAS NÃO PODEMOS CULPAR GREMIO, CORINTHIANS E ETC... NÃO PODEMOS MESMO E NEM ACREDITO Q ATRAVÉS DOS MEIOS JURIDICOS ELES DEVERIAM SER ACIONADOS. É UMA "FALHA DO SISTEMA", PODE-SE DIZER ASSIM. NOS ANOS ANTERIOSRES ISSO NAO ACONTECIA DE FORMA TÃO ACENTUADA. NESSE ANO ACONTECEU. É UMA PENA! TALVEZ DEVERIA-SE REPENSAR ALGUMAS COISAS PARA EVITAR ISSO. SÓ NÃO SE PODE TENTAR INCUTIR CULPA AOS TIMES QUE NÃO TEM NADA A VER COM ISSO...