quinta-feira, julho 30, 2009

Quem é quem nos pontos corridos?


Óbvio que quem manda nessa disputa iniciada em 2003, com a implantação do novo sistema de disputa do Brasileirão, é o São Paulo. Três vezes campeão sob o novo formato, soma 466 pontos, sem contar o jogo de hoje com o Grêmio, e 59,3% de aproveitamento em seis campeonatos e mais 14 rodadas.

Na sequência aparecem Santos, Internacional, Cruzeiro, Goiás, Flamengo, Atlético Paranaense, Palmeiras, Fluminense e Figueirense, fechando os dez melhores.

Outro dado interessante, ainda, lembro, sem contar os pontos dos três jogos que fecham a rodada. O líder provisório Palmeiras tem 31 pontos em 15 jogos, com aproveitamento de 68,9%. Na rodada de número 15 em 2008 o líder era o Grêmio, com 29 pontos e 64,4% de aproveitamento.

Agora algo que deve assustar os torcedores dos times que lutam para não cair. Na décima-quinta rodada de 2008 o lanterna era o Ipatinga, com 28,9% de aproveitamento. Este ano, os mesmos 28,9% de aproveitamento estão coloando o Sport como o primeiro clube na zona da degola. E os lantarnas Náutico e Fluminense têm apenas 24,4% de aproveitamento.

PITACOS DA RODADA

Trabalhei em Palmeiras x Fluminense. O lanterna deu canseira no líder, mas prevaleceu a maior qualidade palmeirense, com Diego Souza e Cleiton Xavier em grande fase. Com Muricy o Palmeiras deve ficar mais forte na bola parada, tanto ofensiva quanto defensiva. Se mantiver a média de aproveitamento e não perder Diego e Cleiton, seguirá sendo candidato ao título.

O Flu tem time para escapar do rebaixamento, mas Conca precisa de melhores companhias.

Dos outros jogos, dá pra dizer que Felipe segue salvando um Corinthians mutante, o Inter precisa conter os ataques de nervos e o Goiás é um time que merece ser observado com muito carinho, como está sendo o Vitória.

Dois jogaços hoje, Flamengo e Galo no Maraca, e São Paulo e Grêmio no Morumbi. É bom esse tal de Campeonato Brasileiro.

3 comentários:

Unknown disse...

Assisti ao meu Palmeiras ontem pelo PFC. Gosto muito do seu trabalho Nori, você analisa muito bem o jogo e fala com objetividade e sem arrogância. Alguns comentaristas exageram no formalismo e se tornam pedantes. Outros dão muita opinião e pouca informação. Não é o seu caso. Você, juntamente com o Ledio, Escobar, PVC e outros, faz parte de uma renovação muito boa no jornalismo esportivo.

Unknown disse...

O Cruzeiro, em 2003, foi o time com feito mais espetacular e extraordinário dentre todos os times do Brasil, na era pontos corridos. Eu sei, vai, disso todo mundo já sabe...

Atingiu 100 pontos, passou dos 100 gols, além de ter conquistado no mesmo ano o estadual e a Copa do Brasil

O que pode se tirar disso??

NUNCA nenhum time vai alcancar tal feito... já era!

Dá-lhe Cruzeiro!

Walter Oliveira disse...

Ele é o Rei mesmo amigo...
Ah, salve nosso Cruzeirão

Ele Vive