sexta-feira, abril 17, 2009

Mais uma grande noitada
de futebol com mata-mata


Ah, como é bom esse diabólico mata-mata. Um Botafogo e Americano, um Palmeiras x Ipatinga, um Corinthians x Cianorte perdidos numa décima-terceira rodada de um campeonato de pontos corridos é uma coisa. Agora, qualquer jogo desses, que envolve um grande e um pequeno, numa competição de mata-mata, no jogo de volta, ganha outro sabor.

Que jogo foi o Botafogo e Americano de ontem. Aconteceram mais coisas nos 20 minutos finais de bola rolando do que em certos turnos inteiros de estaduais por aí. A tensão era palpável no Engenhão e em todos os cantos do País onde havia uma TV ligada no SporTV acompanhando o jogo. Poderia acontecer de tudo. Um gol do Americano eliminaria o Botafogo. Um gol do time de Ney Franco levaria para os pênaltis, e dois dariam a vaga aos de General Severiano.

Maicosuel fez um gol espetacular e, na sequência, quase vaz mais um, num final de jogo eletrizante. Nos pênaltis deu americano, com Maicosuel passando de herói a vilão.

Mas o que valeu mesmo foram os minutos de intensidade futebolística, de coração saindo pela boca. Minha esposa, que não é ligada em futebol, parou para ver os últimos lances do jogo, tamanha a expectativa gerada.

É isso que admiro no mata-mata, esses instantes em que o êxtase e a frustração trafegam lado a lado, mudando de lado a cada segundo, e a expectativa de saber quem será o vencedor, quem ficará pelo caminho. O Americano teve a vaga até os segundos finais. O Fogão renasceu num chute mágico e por pouco não virou tudo. E para completar o coquetel de emoções, os pênaltis, que de loteria não têm nada.

Como sempre digo, respeito quem admira os pontos corridos, mas me permito pensar que o mata-mata é seminal, é fundamental.

4 comentários:

Thiago Campos disse...

Acho que ambos os campeonatos tem sua importância.. acho que de repente deveria ter uma maior valorização para a Copa do Brasil..

Acessem: http://cademeucamisa10.com

Thiago Guadalupe disse...

Copa do Brasil = torneio =mata-mata
Brasileirão = campeonato=ptos corridos

Em todos os países do mundo temos torneios e campeonatos, que justamente, premiam os times de maior intensidade no momento e aqueles mais regulares da temporada.

E o Brasil demorou tanto pra chegar nessa evolução... Abs!

Thiago Guadalupe - http://noninhodacoruja.blogspot.com

Anônimo disse...

Caro Nori,

Você bem que podia bolar um "mata mata" entre os seus leitores, e o ganhador levaria um livro seu, devidamente autografado.

Abraço

André Antunes
São Paulo

Thiago disse...

http://www.ricaperrone.com.br/?p=2903

Morumbi pode ficar sem a Copa

Arquitetos envolvidos nos projetos de arenas para a Copa de 2014 comentam que São Paulo poderá ter um novo estádio especialmente construído para o Mundial. Segundo as fontes, o projeto da arena já está sendo elaborado e será examinado pela Fifa em maio, antes do anúncio das cidades-sede.

O estádio do Morumbi, que até agora era apontado como o palco provável para a abertura da Copa, teria desagradado aos representantes da Fifa, em sua visita a São Paulo, em janeiro passado, especialmente pelas dificuldades de acesso e de estacionamento. A direção do SPFC aposta em um novo estacionamento para 5 mil veículos, além da modernização das arquibancadas e área de imprensa. Pelo projeto do arquiteto Ruy Ohtake, a renovação do Morumbi custaria R$ 140 milhões.

No final de 2007, o secretário estadual de esportes, Claury Alves dos Santos, e seu colega Walter Feldman (secretário municipal) propuseram a construção de um novo estádio em São Paulo, que seria do Corinthians, para abrigar os jogos da Copa, juntamente com o Morumbi. Em 2008, a direção do Corinthians chegou a divulgar ilustrações do projeto para o novo estádio, que seria construído até 2010 - ano do centenário do clube - em parceria com a empresa mineira Egesa, ao custo de R$ 350 milhões. Mas, divergências entre diretores do próprio clube retardaram as negociações e levaram à desistência da construtora. No momento, segundo a assessoria de imprensa do clube, não há qualquer projeto de estádio envolvendo o Corinthians.

(http://www.copa2014.org.br/noticias/Noticia.aspx?noticia=169)