quinta-feira, março 06, 2008

AVISO AOS NAVEGANTES

QUE NÃO TÊM EDUCAÇÃO


Uma pequena pausa nos temas para deixar aqui um aviso e um lamento. Infelizmente, tem aumentado o número de fanáticos que por aqui passam com ofensas, elocubrações fantasiosas e mania de perseguição. É triste constatar isso, mas existe uma parcela - grande - de torcedores que acham o seguinte: falou bem do time dele é o melhor do mundo; falou mal não presta, é vendido. Eles não querem análise. É a famosa turma que prefere ganhar roubado a ganhar jogando bem. Meu Deus, quanta tolice!
Nem melhor, nem pior, nem tolice, nem genialidade. O papo sobre futebol, esportes, política e música pressupõe o direito de falar e ouvir, de aceitar opiniões diferentes, conflitantes, mas sempre com respeito, educação e, o que eu acho que hoje no Brasil é pedir muito, inteligência.
Alguns apelam pra baixaria, com erros grotescos de português, argumentos estapafúrdios. Geralmente são os mesmos que proclamam amor incondicional ao seu time e após a primeira derrota querem bater nos jogadores, demitir o técnico, ameaçar todo mundo. E, claro, jogam a culpa na imprensa. Como se para a imprensa mudasse alguma coisa time A ou time B ganhar ou perder.
Temos exemplos emblemáticos desde o ano passado. Vou me ater ao que acontece em São Paulo, onde fica a minha base. Uma corrente afirmava que o Corinthians jamais seria rebaixado, que a "TV" não deixaria, que havia interesses econômicos. Pois o Corinthians caiu, o mundo não acabou e a torcida corintiana dá seguidas mostras de paixão pelo seu time, com a melhor média de público do Campeonato Paulista.
Outra corrente de fanatismo diz que a imprensa não gosta do Palmeiras. Pois nos últimos tempos poucas vezes se destacou tanto a busca do clube por uma administração mais moderna, a melhora na estrutura geral, a ousadia nas contratações, o marketing agressivo.
A terceira corrente afirma que o São Paulo é o atual queridinho dos jornalistas. Mas já nesta semana houve uma apressada movimentação em torno da qual alguns acusaram jornalistas de perseguir Adriano, de inventar fofocas. Provavelmente são os mesmos que acusam parte do jornalismo de prestigiar demais o São Paulo.
Felizmente, com o passar do tempo e a evolução da espécie, também nas arquibancadas os xiitas de plantão estão sendo jogados para escanteiro e aumenta o espaço para o torcedor de verdade, aquele que gosta do futebol acima de tudo.
Todos que trabalham com opinião sabem disso que escrevo. Se o time do sujeito joga bem e você elogia algum atleta, pipocam mensagens incensando, dizendo que você é o tal. Se joga mal e você apenas constata isso, o diagnóstico é rápido: vendido, torcedor travestido.
Para finalizar, já que o tema é chato, nesse espaço as críticas, desde que embasadas e educadas, são sempre bem vindas. Afinal, quem sou eu pra achar que comprei a verdade? Agora, se apelar e tiver baixaria, vai procurar a sua turma, porque aqui não entra.

10 comentários:

Anônimo disse...

É, Nori! É bem difícil. Infelizmente, várias são as pessoas que se aproveitam do "anonimato" que o computador oferece, do "esconderijo" atrás de um monitor, para colocar suas reclamações da vida, seus recalques.
Garanto que, se estivessem cara a cara, estariam calados. Corajosos, nao?
O mesmo aconteceu com o Milton Leite e, nesta semana, com o Cereto. Espaços bacanas, com análises interessantes, pontos de vista que nós (torcedores), não temos, informações dadas de primeira. Sugeri ao Cereto que simplesmente apague os comentários mal educados e não dê bola. É chato? É. Desmotiva? Com certeza. Mas uma hora ELES cansam de não serem publicados.
Espero que você continue escrevendo por aqui, pq está na minha lista de favoritos, com checagem diária por novos posts.
Grande abraço,
Joao Luis Amaral

Unknown disse...

Nori, gosto muito dos seus comentários e da maneira sempre sensata com que os expõe. Como torcedor (do Palmeiras) passo por aqui todos os dias em busca de informações e opiniões, pois as considero mais importantes do que simples bajulação. Abraço. Fábio

Anônimo disse...

Thiago Neves é o melhor jogador do Brasil. Vem jogando muito bem, ao contrário do que o sr. erroneamente disse ontem. Sabe nada o sr. Pede pra sair!

Anônimo disse...

Noriega,

Show do Fluzão ontem!!!

A Libertadores enfim conheceu o futebol-espetáculo.

Saudações tricolores!!!

Lilu

Unknown disse...

Anônimo tricolor, identifique-se, não paga nada. Afinal, vc sabe tudo, não é mesmo?
Sobre Thiago Neves, eu disse que ele não estava jogando no mesmo nível do ano passado, apenas e tão somente isso. Não o considero o melhor do Brasil atualmente, mas tem potencial para ser um dos melhores em breve.
Saudações.

Unknown disse...

Lilu, espetacular e histórica a vitória do seu Fluzão. A maior goleada em cima de times argentinos na Libertadores, o que não é pouca coisa. Parabéns pra vc e pra todos os tricolores que estão curtindo esse momento.

Robert Alvarez Fernández disse...

É uma pena que um jornalista preparado, educado e competente precise gastar seu tempo pra educar os filhos dos outros; infelizmente é necessário,porém, é melhor se livrar das "malas" que perder este espaço tão legal e eclético por absoluta falta de paciência do dono do BLOG.
Sinto falta do BLOG do Milton Leite, outro grande nome competente e sério, que perdeu a vontade de "blogar" por conta destas babaquices.
Em tempo, liberdade de expressão e democracia também tem um preço, o da noção de deveres e responsabilidade.

Unknown disse...

Nori,

Parabéns! Fora com os sem educação! Assim como o João Luís e o Robert sinto falta dos comentários do Milton Leite e do Carlos Cereto. Acompanho todos pelo Sportv e concordo, na maioria das vezes. O interessante é que os que criticam ofendendo e depreciando são quase sempre anônimos. Sinônimo de covardia.

Minwer disse...

Nori, não tem como vc moderar os comentários? O engraçado (o melhor, incômodo) é que o blog em que eu escrevo (gremiolibertador.blogspot.com) também é constantemente "invadido" por torcedores do inter que só querem encher o saco.

Nas postagens que eu escrevo, deleto todos os comentários mal educados que alguns insistem em escrever.

Ah, ano que vem meu Grêmio vai estar de volta à Libertadores! Seja com o título da Copa do Brasil ou com uma das vagas do Brasileirão. Roger e Perea tão comendo a bola.

Guilherme disse...

Bem Noriega, as vezes eu discordo de alguns comentários seus, mas enfim, eu respeito. Mas concordo absolutamente com essa coisa do fanatismo. É incrível como tem gente que... não pensa, só pode ser isso. No seu blog, no de outros comentaristas, o que mais se vê é torcedor anônimo xingando. Se o cara acha que o Botafogo não foi roubado, é porque tá vendido, fala bem do Flamengo por que é time de massa. Pouca gente aceita opiniões discordantes. E mais do que isso, ninguém busca argumentos para um debate. E claro, são todos favorecidos pelo anonimato da internet, que aí dá pra xingar sem ninguém saber.