segunda-feira, setembro 10, 2007

CENI, EDMUNDO
E DAGOBERTO


Vira e mexe a palavra craque é colocada em discussão. Quem é, quem não é? Quem foi, quem pode ser? Há teorias para todos os gostos. No cenário atual do Campeonato Brasileiro, dentro do que eu penso sobre craques, acho que só temos dois: Edmundo e Rogério Ceni.
O palmeirense Edmundo está já na parte final da carreira, mas dá ainda algumas amostras do que é capaz de fazer. Na vitória contra o Goiás foi decisivo e provou ser diferenciado, mesmo aos 36 anos. Edmundo tem técnica, habilidade e a capacidade de surpreender, de fugir do óbvio, características que considero essenciais para chamar alguém de craque.
Rogério Ceni é, além de um grande goleiro, um atleta que faz algo que quase nenhum outro de sua posição consegue; gols, muitos gols. Além de lançamentos. Apenas como goleiro já merece grande destaque e, além disso, bate na bola como poucos. Óbvio que é craque.
E também é óbvio que temos muitos bons jogadores no Brasileirão. Uma das melhores notícias para quem gosta de futebol é ver a recuperação de Dagoberto, agora no São Paulo. Esse tem potencial para ser craque. O gol marcado contra o Vasco é um exemplo disso. Tá tudo ali: velocidade, explosão, talento, habilidade. Tomara que ele esteja livre de contusões e possa seguir seu caminho de sucesso. Dagoberto é um dos últimos exemplos do que eu vejo como o meia-atacante, o que antigamente se chamava de ponta-de-lança. Um pouco do que foi o Leivinha nos anos 70, do que foi o genial Zico, do que é hoje o Kaká.
Há, também, uma série de jogadores promissores em ação. Muitos goleiros. Diego Cavalieri, do Palmeiras, Felipe, do Corinthians, Bruno, do Flamengo, Michel Alves, do Juventude, Renan, do Inter. Zagueiros como o elegante e preciso Breno, do São Paulo, e também o agora na reserva David, do Palmeiras. Meias-atacantes como Thiago Neves, do Fluminense, Renato Augusto, do Flamengo. Enfim, sempre aparecem bons jogadores.
Curioso é que falta na lista de quase todo mundo a figura do meia-armador, do pensador, do cara que organiza um time e o conduz ao ataque. O maestro. O São Caetano tem um jogador que em alguns momentos chega perto disso: Douglas. Fez um excelente Paulistão. É canhoto, hábil, técnico, mas oscila muito, falta regularidade. Uma pena que o futebol brasileiro tenha esquecido dos meias criativos. Mas ainda dá tempo de voltar a lapidá-los nas categorias de base.

SUPERCLÁSSICO

São Paulo e Santos promete. Luxemburgo deve estar sonhando com esse duelo. Assim como o São Paulo vê o título cada vez mais próximo, e como Muricy, que já está em grande fase, cresce muito nos clássicos, trabalha o time com perfeição. Difícil pros dois lados. O Tricolor, ainda intransponível, tem se defendido com a habitual competência, mas anda muito defensivo, chamando demais os adversários. O Santos tem um bom meio-campo, mas precisa ser um time mais ligado. Fora isso, a defesa é vulnerável. Ótimos ingredientes para um jogo que pode ser O JOGO do campeonato.

VERGONHA!!!!!

Voto secreto deveria ser banido de qualquer situação no Congresso. Por que, eu, tu, eles, nós, vós, eles, todos sabemos como a coisa funciona por lá. Na hora de acertar os esquemas safados ninguém tem pudor de falar ao telefone, na rua, no gabinete. Quando é pra passar a limpo fazem sessão secreta. A gente deveria é ir lá para a porta e cobrar transparência. Mais uma vergonha!!!!!!!!

10 comentários:

Anônimo disse...

Nori concordo com quase tudo...Porém o Edmundo JÁ FOI craque hoje não é mais, lamentavelmente a idade chega e ele não consegue mais ser o jogador fantástico que foi no passado (embora sempre com problemas mentais), quanto ao Deivid acho um zagueiro muito fraco peço que o observe melhor...
Aliás no jogo do Palmeiras ocorreu um falta clara no Harlei e não vi ninguém falando a repseito??!!Por que o Caio Jr e o diretor palmeirense descontrolado não falaram da arbitragem neste último jogo????Espero que agora possam entender que os juízes erram mesmo pois são seres humanos!!!
Abraços!
Leonardo!

Unknown disse...

Leonardo, acho que o Breno e o David têm tudo para serem dos melhores zagueiros do País em breve. Sobre reclamação, é sempre assim, com todos os times. Quando o erro é a favor, calam.
Abs

Anônimo disse...

Kbça, no seu comentário de jogadores promissores, acho que faltou o Pierre do Palmeiras...o cara é maior roubador de bola dpo Brasileirão 2007.

Um abraço
Rafael Pecoraro

Anônimo disse...

Nori,boa discussao a do craque.Edmundo e Rogerio Ceni sao.Pra mim Ronaldinho Gaucho e Kaka. So que Kaka nao e a plena definicao do craque de antigamente. E eficiente,bom preparo fisico mas nao se compara a um Zico por exemplo,o maior que vi jogar... Claro que Pele e Garrincha sao craques e fiquei abismada com o que eu vi o Rei fazer no Pele Eterno que ganhei de um amigo santista... O jogo promete sim pq qdo todo mundoa cha que o Peixe esta fora dagua,ele ressurge com forca... Sera um jogaco... Mas pra mim o titulo e do Sao Paulo com um trabalho muito comeptente de Muricy Ramalho.Muito boa a entrevista de Luxemburgo ao Arena Sportv ontem. Tb acho voto secreto o fim! Forte abraco,Anninha

Anônimo disse...

Nori,adoro qdo vc vai ao Arena.Excelente ontem! Adoro vc! Vc e dez! Eu so discordo num ponto.Adoro ronaldo mas da mais pra ele a nao ser que emagreca ou se comprometa. Abraco,Anninha

Othon disse...

Oi Nori
Primeiro, quero deixar aqui minha opiniao acerca daquela " discussao " a respeito do Ronaldo Fenomeno, ontem no Arena, concordo em tudo que vc disse, sem tirar nem por qualquer palavra.
Com relaçao a destaques do campeonato, quando assistir alguma partida do Cruzeiro, de uma olhadinha em 3 jogadores, Charles,Ramirez e o Guilherme, que foi destaque da Copinha, ta no banco de reservas,pq ta voltando de contusao,mas tem muita qualidade...outro que ta comendo a bola e o Wagner...hj e uma boa oportunidade pra vc se certificar do que estou te falando.
Grande Abraço

Unknown disse...

Othon, obrigado por escrever. Vi o Guilhemre jogar na Copa São Paulo e, como não comentei ainda nenhum jogo do Cruzeiro, ainda não vi no BRasileiro. Mas tem talento. Abs

Unknown disse...

Anninha, tudo bem? Pois é, eu ainda acho que o Ronaldo é nosso melhor atacante, mesmo um pouco fora de forma. Abs.

Anônimo disse...

Caro Noriega:
Sua análise s/ craque está muito baixa. Edmundo, R. Ceni, craques?
Não,nunca foram e jamais serão.
Craques em minha consideração foram p/ex.: Didi, Gérson, Tostão, Rivelino, P. Cesar Caju, Ademir da Guia, Dirceu Lopes, Falcão e o último dos moicanos, Romário.
NB. Pois s/ Pelé e Garrincha, os considero gênios da bola.
Franco.

Unknown disse...

Prezado Franco, obrigado pela visita. Como escrevi, esses são craques para o cenário atual do futebol brasileiro. Abs