segunda-feira, julho 16, 2007


A DUNGA O QUE É DE DUNGA


Não há um reparo a ser feito sobre a vitória do Brasil sobre a Argentina na final da Copa América. Foi incontestável, saiu barato para os vizinhos, e mostrou, finalmente, um time brasileiro jogando bem, ao seu estilo, competitivo e executando perfeitamente um projeto tático. Pode-se argumentar que a qualidade do futebol jogando pelo Brasil em toda a competição foi ruim - e foi. Mas a final compensou tudo isso.
Sem contar o título, que é dos mais importantes, já que a Copa América, pra mim, vale muito, o que fica dessa Seleção? Pelo menos alguns jogadores se credenciaram para fazer parte do grupo que disputará as Eliminatórias. Júlio Batista, Mineiro, Josué, Maicon, Gilberto, Daniel Alves, Vágner Love, Alex, Elano, até mesmo Diego, todos eles merecem ser chamados pelo que produziram na Copa América. Robinho e Juan são titulares em qualquer formação brasileira.
E Dunga? Bem, eu ouvi dele mesmo que ainda não sabe se quer seguir a carreira de treinador. Ele diz que tem uma missão a cumprir na Seleção. Em termos gerais, a missão seria reformular o grupo de jogadores e passar um pito nas estrelas. Nisso ele foi extremamente feliz, não se discute. O Brasil, sem alguns de seus principais jogadores, deu um chocolate na Argentina. O recado está dado. Agora é hora de deixar de lado castigos de estilo colegial e trabalhar num time forte e competitivo para as Eliminatórias. A base da Copa América, com um goleiro um pouco mais seguro e mais Ronaldinho, Kaká e Ronaldo, será um ótimo time.

TREMEDEIRA ARGENTINA

Uma coisa é o povo argentino, geralmente tão amável e simpático como qualquer outro da América do Sul, tirando um ou outro porteño metido a besta. Outra é o argentino falando de futebol. Sou admirador da bola que se joga aqui ao lado, de alta qualidade. Agora, não existe qualquer condição de se comparar com o Brasil. Não apenas pelo resultado de domingo, mas a Argentina, embora seja muito competente em futebol, está "lejos, muy lejos" do Brasil. E acrescentemos a isso o ingrediente da tremedeira. A seleção argentina, hoje em dia, se borra de medo do Brasil. Fora isso, tem alguns jogadores que pipocam absurdamente em decisões pelo selecionado de seu país. Ayala e Riquelme são o maior exemplo. Messi é um fenômeno. Mascherano tem mais mídia e panca do que bola, prefiro Mineiro e Josué.
E pra fechar, tem um sujeito chamado Estean Crustille, que vive enviando mensagens de cunho racista e preconceituoso a diversos blogs, inclusive este. Ele assina como argentino de Córdoba. Tenho dezenas de amigos argentinos, todos educados, admiradores do futebol brasileiro. O problema é que alguns deles (não os meus amigos) nutrem um enorme complexo de inferioridade em relação ao futebol brasileiro de seleções. Imagino o que estaria pensando o tonto do Esteban Crustille agora. Ele deveria, se quiser tirar um sarro, falar do Boca, esse sim uma glória argentina, da qual nossos clubes são fregueses mesmo. Agora, se falarmos de Seleção, não dá nem pra começar.

12 comentários:

Pedro disse...

Pois então Nori, por essa ninguén esperava. Agora, continuo receoso coa seleção. Foi bem na final, a os hemanos colaboraram fazendo seu pior jogo na Copa América. Porém, os outros jogos do Brasil ainda me preocupam. Espero que Dunga tenha achado sua base e continue o trabalho. Mas há muito o que fazer.

Quanto ao Ronaldinho e Kaká, acho que nosso treinador tem sua razão se manter Júlio Baptista (por exemplo) em detrimento de um dos dois. O comprometimento mostrado merece ser recompensado.

Rubão disse...

Pô, Noritá todo mundo dando espaço para esse cara. Você, o Poli, as rádios... ele entupiu vários blogs do Ole com o mesmo email diariamente. Ele ia entrando e dando control c control v. Para mim, isso é brasileiro disfarçado, já debati com amigos do Ole. apague isso, não dê bola prum piadista que conseguiu sua cota gratuita de publicidade. A Pan até quis entrevistá-lo por telefone, veja só! abração, velho!

Anônimo disse...

Noriega, parabéns pelo blog e, principalmente, pelas indicação, ao lado, do site do Genesis.
Mas, se não dá para comparar as seleções de Brasil e Argentina, por que não apenas o "locutor oficial", mas um monte de jornalistas e torcedores ficam a toda hora repetindo a chatíssima frase: "ganhar da Argentina é melhor ainda"??
Se não tem comparação, seria apenas uma vitória como qualquer outra. Aliás, isso é uma demonstração de complexo de inferioridade brasileiro, porque se o brasileiro tivesse a noção da superioridade de seu futebol mesmo, não precisaria a todo momento repetir que "ganhar da Argentina é melhor ainda".
Eles é que deveriam fazer uma enorme festa quando ganham do Brasil.

Abraço.

Anônimo disse...

Nori, Brasil jogou como o futebol Gaúcho, marcando muito, com raça e vontade.

Time campeão é aquele que sabe anular os pontos fortes do adversário.

Como o Brasil de 94, marcava como nunca, e deixava que Romario e Bebeto decidissem, como o Inter no japão perfeito taticamente, como a Alemanha que venceu o Carrocel Holandes,como a Itália campea do mundo ano passado, como o Brasil de hoje..

Mas brasileiro nunca aprende..
Somente valorizam futebol de índio, só querrem meias e atacantes..
Pra que vou abdicar de um Elano ou de um Julio Batista que marcam,e chegam na frente com velocidade para colocar um Diego ou um Anderson que so armam e nao marca?
Jogadores que não tem comprometimento com a marcação.
Mas a imprensa queria Diego e Anderson.Pensem futebol é versatilidade cada vez mais..Batista e Elano são jogadores mais úteis são doi e um, matrcam e atacam.Ideal para o futebol que se joga hoje.Noriega, nao importa o número de volantes que tenha, o que importa é com quantos jogadores se ataca..com quantos se chega a frente.E Daniel Alves, Josue , Mineiro, Elano, todos tem essa versatilidade, além do Julio Bastista um exemplo disso marca e chega na frente, um jogador modernissimo.

Perfeito.Não a nada de retranca, ha um futebol altamente competitivo e de resultado..

Te pergunto Nori, o Ronaldinho Gaucho, ja jogou na seleção alguma vez o que o Julio Batista jogou ontem?
É e o Batista ainda marca...

Anônimo disse...

Nori, você considera que o Ronaldo ainda tem espaço na Seleção?

Não pelo futebol dele, que é indiscutível, mas pela suposta má-vontade e pelo suposto mal-exemplo que ele demonstrou na última Copa?

Somos Ronaldo-dependentes? Fred não poderia ter mais chances? O Pato não vem por aí?

Anônimo disse...

Soy obrigado reconhecer la gran superioridad de brazil. Nosotros fomos muy covard. Usted brasileños son miesmo los mejores de mundo. Me estoy divirtiendo escuchando a los periodistas que no le daban
una minima chance a Brasil de ganar la final. Cuando van a entender que el futbol no es logica ? Cuando van a entender que las finales son partidos aparte ? Bueno, en cuanto a Brasil no hay mucho que
decir, sigue siendo y demostrando competicion tras competicion que es el mejor equipo de futbol del mundo, jugando bien, jugando pesimo, con o sin estrellas. En cuanto a Argentina, son muchas las
cosas para decir: * Messi anulado * Riquelme anuladisimo * Tevez muy fraco y un jogados muy desleal con brasileños. * Veron, sin palabras * Cambiasso, intrascendente,por eso lo reemplazaron *
Mascherano, simpre desleal por tráz. * Ayala, está meado por un dinosaurio, no puede tener peor suerte * Abbondancieri, contra Brasil es lo mismo que ataje él o Fillol Ahora en Brasil destaco la
actuación de: * Doni, espectacular, a la altura del primer equipo Una pequena Observación: Usted no poden hablar mucho, afinal Usted foran quen más hablou mal de su propiia selección. Prensa de
brazil no acreditava un minino en triunfo brasileños. Usted también no tien direito de agora si achar los bonzion. Usted foran si mucho injusto con su selección. Usted davan las glórias para nosotros
y desacriditavan en su propia selección. !!! RECONHEÇAN ISO tienhan una gran atitud y recoheçan iso si foren de coragen.

Esteban Crustille
cordoba

Anônimo disse...

Nori,

Ronaldo na Seleção?

Anônimo disse...

Ola, what's up amigos? :)
I will be glad to receive some assistance at the beginning.
Thanks in advance and good luck! :)

Anônimo disse...

hellopeople this is a great forum hope im welcome :)

Anônimo disse...

hello


just signed up and wanted to say hello while I read through the posts


hopefully this is just what im looking for, looks like i have a lot to read.

Anônimo disse...

Hello All

After lurking around blogdonori.blogspot.com for I while and enjoying the site from the background I have decide to join up!..There seems to be some really good member in here and I like much very..

Please forgave me if I get on your nerves by my speaking but English is not me first Language[url=http://auceleberitygossip.info/bookmarks].[/url][url=http://sportsnewste.info/forum].[/url][url=http://latesttrendsnd.info/forum].[/url]

Anônimo disse...

pretty cool stuff here thank you!!!!!!!