segunda-feira, junho 18, 2007

Por enquanto, só o
Botafogo se salva


Ainda não alcançamos as dez rodadas, após as quais eu acho que será possível ter um panorama do que poderá ser o Brasileirão 2007. Mas por enquanto apenas um time tem escapado da mesmice e da irregularidade gerais. Esse time, não por acaso, é o líder do campeonato, o Botafogo. Sem segredos ou frescuras, o Fogão é de uma simplicidade cativante. O que pareceria óbvio para a maioria, só o é para o Botafogo. A defesa defende, o meio-campo marca e organiza e o ataque, ah, o ataque ataca!!!
Na maioria dos outros times do Brasileirão, há uma confusão em torno desses conceitos básicos do futebol, que seduz exatamente por isso, pela simplicidade. Há times em que o ataque provoca risos, outros em que zagueiros são artilheiros e alguns em que o meio-campo não existe. Dentro disso tudo, sobra o Botafogo. Se vai ser o campeão, ninguém pode afirmar, mas que tem feito, por enquanto, por onde, não resta dúvida.

PRESSÃO

Não será fácil a semana para Caio Jr, técnico do Palmeiras. O time não vence há quatro jogos e as cornetas devem soar. Se sucumbir às trombetas do amendoim, a nova diretoria palmeirense estará cometendo uma enorme bobagem. O fato é que o Palmeiras jogou bem, sim, contra Cruzeiro e Botafogo. E não foi de todo mal contra o Goiás. O time tem posicionamento e organização, mas peca por falhas individuais. A defesa é vulnerável pelo alto e o bom Diego Cavalieri não sai bem do gol. Para completar, o ataque é digno de riso com Florentín e Alex Afonso. O problema do Palmeiras não está no banco, mas dentro de campo. Alguns jogadores fracos e sem personalidade. E a diretoria não consegue contratar um atacante. Ano passado foram quatro treinadores e o time ficou pendurado na Série A. Não custa aprender com os erros e contratar melhor para o ataque.

APELAÇÃO

Lamentável a atitude de Souza, do São Paulo, ao protestar por ser sacado do time antes do jogo com o Vasco. Souza não tem jogado patavina e desrespeitou Muricy, que sempre o preservou, e também não foi legal com Ilsinho.
Sobre o jogo, o São Paulo ganhou sem fazer força. O time do Vasco é muito ruim, e quem disse isso durante o jogo foi o próprio técnico Celso Roth. Agora, o torcedor do São Paulo deveria tratar bem do Aloísio, que tem jogado muito e para o time. Jorge Wagner está melhorando a cada dia e o Tricolor, aos poucos, vai recuperando a consistência. Resta saber como ficará o meio-campo sem Josué. Contra o Vasco não foi preciso muita coisa, mas em outros jogos esse setor será mais testado.

ESTRÉIA

Ótima sacada de meu amigo Rogério Assis, o Canhão, para a vitória do Santos sobre o Juventude. Disse o Canhão que foi a estréia do Santos no Brasileirão. Pois é por aí mesmo, agora o time pode pensar em apenas uma competição e, assim sendo, tem tudo para voltar ao páreo.

AUSÊNCIA

Para se ter uma idéia de como pode ser duro para o Corinthians sustentar a boa arrancada do Corinthians no Brasileiro, basta ver os melhores momentos do empate sem gols com o Paraná. É rapidinho, porque não houve quase nada de bom. O Timão depende de William, quase um adolescente, para criar. Sem ele, o time é o chamado deserto de idéias.

FRANCAMENTE...

O que acontece com o Flamengo? Ney Franco é um bom técnico, acredito. Obina faz tanta falta? Ou era tudo fogo de palha?

RUMO À VENEZUELA

A partir do final desta semana estarei acompanhando a Seleção Brasileira na Copa América e, na medida do possível, atualizarei o blog de lá.

6 comentários:

Anônimo disse...

Fooooooooooooooooooooogo
O Botafogo está jogando muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito, como eu sou torcedora eu tenho que comemorar muito, mas os jogadores,tecnicos e dirigentes tem que manter os pés no chão.
Noriega boa Viagem e Saudações Alvinegras !!!

Anônimo disse...

Nori, concordo com muito que você falou. Porém,não posso concordar com as críticas ao Souza,pois não ouvi ele fazer críticas ao Muricy, ele disse apenas que queria jogar e inclusive disse que após a vitória o time não deveria ser mudado...Com relação ao Palmeiras,
eu não consigo enteder porque o Caio Jr. é tão pouco criticado pela imprensa...Sempre com o mesmo papo de que o trabalho está sendo bem feito e perdendo os jogos(como tricolor até gosto desta proteção a ele)...E o Corinthians é uma questão de tempo para dispencar...
Nori, seus comentários durante as transmissões estão cada vez melhores.Parabéns!!
Abraços!!

Leonardo

Anônimo disse...

Começando pelo fim. Considero que o Flamengo está simplesmente em uma má fase. O time vem com a continuação de um bom trabalho que se iniciou ano passado e tem jogadores suficientes para sair desse momento e voltar a jogar o que vinha jogando na época da Libertadores.

O Botafogo, realmente, é o único time que se salva. Exatamente pela seriedade do trabalho da diretoria e pela manutenção do ótimo técnico Cuca no comando da equipe por um longo período, como, aliás, vem sendo comum na administração Bebeto de Freitas. Lembrando que foi Cuca o treinador que estruturou o São Paulo que viria a ser campeão mundial.

Aliás, sobre o São Paulo, concordo inteiramente com você. O Aloísio é peça preponderante do time, e tem jogado bem. Também concordo que o Jorge Wagner tem melhorado. Pensaria em testá-lo como meia, já que Hugo vem em má fase, utilizando um ala de ofício (prefiro o Júnior, mas parece que o Muricy, não).

Abraços!

Anônimo disse...

Nori, permita-me descordar de você, o segredo do Botafogo é justamente o contrário do que você colocou, um time com um esquema moderno e complexo! Preste atenção nos jogos do Botafogo e você verá que o Alex sobe toda hora como um lateral direito, o Joílson faz um falso meia direita, os volantes atacam a todo o momento e para completar, o Jorge Henrique faz uma importante marcação pelo lado esquerdo. Portanto se existe algo que o Botafogo não é, é um time simples onde a defesa defende, o meio-campo marca e organiza e o ataque o ataca !!!!

Unknown disse...

Olá, Thiago, seja bem vindo ao debate. Com todo o respeito, discordo. Jorge Henrique faz um trabalho de marcação pela esquerda, o que é claro que ele deve fazer, pois ele é o ala pela esquerda. Joílson é ala pela direita e os alas são quase sempre falsos meias, veja o caso do Ilsinho no São Paulo. Claro que são pontos de vista, mas eu vejo no Botafogo a simplicidade dos bons times, não vejo nada de complexo, nem revolucionário. Abs

Anônimo disse...

Nori, não consigo entender porque o Vagner Love é convocado e muito menos porque ele pode ser titular da seleção brasileira???Trata-se de um jogador fraco, que tem como grande conquista a artilharia da serie B do Brasileirão....Vc não acha que deveria ser mais difícil para que um atacante pudesse ser convocado para a seleção???Juntando o Vagner Love e o Afonso não dão 1/4 do Fenômeno...Esta seleção vai ser um grande fracasso infelizmente...
Abraços!
Leonardo