terça-feira, abril 10, 2007

VIVA A TERRA! AO SOM DE ROCK


Eu sou da geração anos 80. Para mim, o Live Aid foi um evento inesquecível. Em 13 de julho de 1985, as maiores estrelas da música pop se reuniram em dois shows, no estádio de Wembley, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos EUA. Teve de tudo um pouco, até a reunião do Led Zeppelin com Phil Collins na bateria. Lembro-me até hoje que fiquei o dia grudado na tela da Globo, que mostrou a maior parte dos shows.
Em 1985 o mote era ajudar a acabar com a fome na África. Tudo começara com o cantor inglês Bob Geldof, da banda The Boomtown Rats, que organizou a gravação da música Do They Know Its Christmas, reunindo a nata do pop/rock inglês. Na esteira do sucesso dessa música, Lionel Richie e Quincy Jones reuniram os astros da música pop dos EUA e fizeram We Are The World (particularmente, acho a música da Inglaterra muito melhor, embora abrace o propósito de ambas).
Agora, em 7 de julho de 2007, será realizado o Live Earth, também nos EUA e na Inglaterra, no Novo Wembley. A luta agora é contra o aquecimento global. A escalação dos dois shows está confirmada. Mas para mim a melhor notícia é que quem abrirá o show da Inglaterra: o GENESIS, que logo depois, no mesmo dia, ainda tocará em Manchester como parte de sua turnê européia. Também já confirmaram presença no show inglês BEASTIE BOYS, BLACK EYED PEAS, BLOC PARTY, CORINNE BAILEY RAE, DAMIEN RICE, DAVID GRAY, DURAN DURAN, FOO FIGHTERS, JAMES BLUNT, JOHN LEGEND, KEANE, MADONNA, PAOLO NUTINI, RAZORLIGHT, RED HOT CHILI PEPPERS e SNOW PATRO.
Nos EUA tocarão AFI, AKON, ALICIA KEYS, BON JOVI, DAVE MATTHEWS BAND, FALL OUT BOY, JOHN MAYER, KANYE WEST, KELLY CLARKSON, KT TUNSTALL, LUDA CRIS, MELISSA ETHERIDGE, RIHANNA, ROGER WATERS, SHERYL CROW, SMASHING PUMPKINS e THE POLICE.

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa lembrança esta do Live Aid. Estes festivais de 1 dia eram grandes festas. Lembro de um outro em homenagem ao Freedy Mercury que foi muito bacana.

Recentemente teve o Live 8, mas foi algo mais grandioso.

Das "escalações", tem coisas legais, outras nem tanto. O retorno do Genesis é bem legal, imperdível, aliás, assim como The Police! Dos demais, gosto de Paolo Nutini e Johm Mayer. Serão grandes shows.

São coisas que só quem tem um pouco mais de "experiência" pode lembrar...rs...é a parte boa de ter "experiência"...rs...

Anônimo disse...

Nori,

Bela lembrança o Live Aid.
Também acompanhei pela TV e aguardei pelo U2, que fez um show primoroso e foi o gde destaque daquele festival.

abs

tieppo

Anônimo disse...

Eu tenho os quatro DVDs do Live Aid, foi um evento incrível marcado também pelo fato de Phil Collins ter tocado em Londres e voado de Concorde (ícone dos anos 80) para a Philadelphia. Voltou no tempo graças ao fuso e se apresentou ao público dos EUA.

Em 2005 houve também o Live 8, com shows nos países que formam o G8 e na África do Sul. O evento reivindicava regras de comércio que respeitassen os interesses das nações africana. E comemorava os 20 anos do Live Aid.

Seria bom ter um show destes por ano. E bem que poderiam pensar no Brasil como uma das sedes (rs).

[www.estadodecirco.net]

Anônimo disse...

Além do motivo nobre, o evento já vale pela grande volta do The Police.