quinta-feira, fevereiro 15, 2007


A SELEÇÃO À DERIVA



Triste momento o da Seleção Brasileira de futebol. Esse símbolo de uma arte cinco vezes consagrada mundialmente, uma marca internacional, hoje é utilizado como apenas um negócio, uma turnê internacional para arrecadação de rios de dinheiro sem outra finalidade específica.
Se alguém por aí sabe me dizer o que pretendem Dunga e a CBF com a atual Seleção, por favor, me diga. Não vejo respostas para várias perguntas:

1) O que está em andamento é uma renovação?
2) Por que não se sabe qual será e quem vai treinar a Seleção Olímpica quando temos um ano e meio para os Jogos de Pequim?
3) Dunga já apresentou um projeto, um plano de trabalho, o que pretende fazer como técnico?
4) Ronaldinho Gaúcho está no banco por birra do treinador ou porque alguém mandou Dunga deixá-lo sentadinho para pagar um castigo?
5) A quatro meses da Copa América, quem sabe qual time será o representante brasileiro?
6) O que leva um técnico a convocar o Helton para o gol quando se tem Dida, Ceni, Marcos, Júlio César?
7) Mineiro sumiu das listas da Seleção por quê?
8) Kléber e Zé Roberto, do Santos, não são convocados por quê?
9) Por que jogadores são convocados e nunca entram em campo?
10) Porque jogadores são convocados, não jogam, são vendidos e depois jamais voltam a ser convocados?

Aguardo respostas.

ZÉ ROBERTO É O CARA

Para alguns, ele é bom jogador, mas não acontece nada quando toca na bola. Discordo. Zé Roberto é hoje o melhor jogador em atividade no Brasil. O que faz do Santos o time que joga o futebol mais bonito, seguido de perto pelo São Paulo. Isso porque o Inter campeão do mundo está em recesso, sendo representado pelo fraquinho time B.
Zé Roberto pra mim é craque porque faz de tudo um pouco. Arma, combate, organiza, faz gols. Pode não ser maravilhoso em nenhum desses pontos, mas é bem acima da média.

7 comentários:

Rubão disse...

Um minuto aí, a Seleção Brasileira sempre foi usada como mercadoria desde o advento de Ricardo Teixeira! A culpa não é do horroroso Dunga e, sim, da estrutura. Me diga quais treinadores fizeram um trabalho de renovação mesmo? quem tentou foi o Falcão, mas...

E quantos jogadores Parreira, Zagallo convocaram depois que haviam sido vendidos e estavam sumidos na Europa, sem dar bola a eles quando estavam arrebentando por aqui?

Estranha a ausência de Mineiro? E a ausência de Alex da Copa de 2006? É o melhor meia brasileiro na Europa, mas ninguém fala dele porque joga na Turquia, só no "bom menino" do Milan.

E desde quando a Seleção Olímpica é prioridade da CBF? Virou apenas depois que tomaram nabo, mas nunca fizeram um organograma para isso.

E o que leva Helton a ir para a Seleção é o mesmo que levou Acácio e Zé Carlos à Copa de 1990 deixando Velloso, Sérgio (do Santos) e outros aqui... fez carreira no Rio, mora?

E precisam parar com esses mimos com o Ronaldinho. Ele tá devendo muita bola na Seleção. Muita! É até bom para baixar a máscara dele.

Anônimo disse...

11) O fato de o SPFC cobrar os valores de salários devidos da CBF no período que a seleção utilizou jogadores do clube influem na não convocação de nenhum jogador do clube, que vem sendo o melhor do Brasil há 2 anos pelo menos?

Anônimo disse...

Concordo totalmente com o Nori. Só acrescento mais uma pergunta:
1) Cadê o futebol do time do Dunga????

Gilberto Silva, Edmilson e Elano é dose pra mamute

Luiz Fernando Bindi disse...

Perfeitas perguntas, Nori.

Anônimo disse...

Concordo em parte com críticas a Dunga, porém começa-se a exagerar.

Sim, o que está em andamento é uma renovação.

Não se sabe porque fará o que for mais conveniente, principalmente após a Copa América.

Dunga e projeto? Não me parece.

Ronaldinho está no banco porque tem que estar no banco. O fato é que o próprio tem jogado menos que 2/3 temporadas quando pelo menos a mim, fazia parar para assistir aos jogos do Barcelona. Hoje são raras suas arrancadas e tem muitas vezes dificuldade em aplicar fintas simples. Parece ter perdido a agilidade de outrora. Quando consegue arrancar com a bola só passa as trombadas.

Eu não sei. Nem quero saber. Tenho medo da resposta hahaha.

Hélton é em média o goleiro que menos sofreu gols nos principais campeonatos europeus. Seguido de Abondanzieri. Em terceiro aparece outro brasileiro, Gomes.
Concordo que não é o goleiro ideal. Mas serã que Marcos, Ceni, Dida o são? Júlio César nem vale comentar...

Mineiro já alcançou uma certa idade. Não me parece que chegue a Copa do Mundo de 2010 em boas condições. E opções para a função não faltam.
Quem viu-o jogar na Ponte Preta no São Caetano sabe que apesar de ainda ter grande fôlego, o Mineiro atual possui uma acelração MUITO inferior da que possuía antes. O Mineiro do São Caetano jogou mais que o do São Paulo, o problema é que não vêem quem joga futebol no São Caetano.

Kléber seria realmente uma opção. Já Zé Roberto eu não concordo. Jogaria na terceira função? Particularmente prefiro Juninho Pernambucano ou até Tcheco, jogadores que cadenciam mais o ritmo de jogo e jogam com inteligência. Fora a idade (que também vale para o Juninho). Para a segunda função do meio, tem outras opções.

Porque não são titulares. E porque Dunga fez uma série de convocações ridículas. Por mais que seja renovação, fato é que jogadores como Jonatas, Carlinhos, Gladstone e Denilson não podem nunca vestir a camisa da seleção.

Aí você precisa perguntar para os empresários e para o pessoal da CBF, o fato é que muito perna-de-pau andou sendo convocado.


Como disse, concordo com algumas críticas a Dunga.
Porém com a segunda parte não concordo. Zé Roberto ao menos em minha opinião, não é o melhor jogador em atividade no Brasil.
O melhor jogador em atividade no Brasil é Lucas. Aliás, se discute-se uma seleção Olímpica e não a ausência nas Olimpíadas, têm-se que agradecer ao gremista por isso.

Anônimo disse...

Grande Noriega, o grande erro foi o Sr. Teixeira colocar o Dunga como treinador. Prefiro acreditar que é um técnico-tampão, até o contrato do Felipão com a Federação Portuguesa de Futebol terminar.
Com a volta de Felipão, veremos até a reabilitação de alguns jogadores hoje postos em xeque. Pode apostar.

Ah, vitrola ótima, hein?
Abração!

Anônimo disse...

Caro Nori,
Se eu fosse o Dunga manteria a base que foi campeão da Copa das Confederações e montaria 2 times com 22 jogadores cada. A principal colocaria os melhores jogadores do momento, no caso: Rogério Ceni, Mancini, Lúcio, Alex e Kléber, Mineiro, Lucas, Kaká e Ronaldinho, Robinho e Ronaldo. Na outra seleção, deixaria o Jorginho auxiliando como técnico e colocaria as "revelações" ou "renovações" como querem a turma do imediatísmo, como Alexandre Pato, para disputarem a Olimpiada de Pequim, mas já treinando e fazendo amistosos, para adquirirem conjunto, talento todos têm. O tempo é curto, faltam 4 meses para Copa América, se o Dunga não mostrar agora decisão e firmeza ganhando os jogos como fez quando capitão da Copa de 94, será substituído pelo Felipão em 2008.
Abraço.
Roberto