segunda-feira, janeiro 15, 2007

A COPINHA E A NOSTALGIA


Na semana que passou fiz uma viagem nostálgica pelo interior paulista. Ao lado de grandes amigos e colegas como Jota Júnior, Bruno Côrtes, Milton Leite, Marco Aurélio Souza e Idival Marcusso, estive em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araraquara, para transmissões de jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional Copinha.
Impossível não lembrar da infância, do fascínio provocado por times tradicionalíssimos do interior paulista, como Ferroviária, Comercial, Botafogo, América, que sempre eram adversários difíceis para os grandes.
Ganhei um livro que é uma jóia de pesquisa e história: o Almanaque de 60 Anos do América de Rio Preto, dos colegas Milton Rodrigues e Vinícius de Paula. Fichas, fotos, detalhes históricos de um time simpático e tradicional, de uma cidade rica e progressista.
Sou caipira com orgulho, jauense de certidão e baririense de coração. Gostaria de, um dia, ver os times tradicionais do interior novamente fortes, contagiando as cidades. Ferroviária e Santos, em Araraquara, jogo de juvenis ainda, levou muita gente ao belo estádio da Fonte Luminosa. Fica claro que o torcedor interiorano ama o futebol e gostaria de poder ver o time de sua cidade forte, dando trabalho aos grandes, revelando jogadores.
Em Araraquara, soubemos pelo nosso colega Luís Garmendia, da EP TV de São Carlos, que pode pintar uma parceria interessante. O Inter, campeão mundial, consultou a Federação Paulista sobre a possibilidade de fazer uma parceria com o São Carlos e inscrever o time nos campeonatos como Inter de São Carlos, usando a tradicional camisa do time de Porto Alegre. O Inter daria alguns jogadores, dinheiro e ficaria com a prioridade para receber as reveleções do São Carlos. Segundo o Garmendia, o Cruzeiro também teria feito essa consulta.
Pode ser um caminho interessante. Os clubes teriam receita na venda dos jogadores e poderiam contar com bons atletas, além da torcida desses times de camisa e massa. Talvez assim possamos ver estádios enormes como os de Ribeirão Preto e Rio Preto novamente cheios, reformados, convocando novas gerações de torcedores para apreciar essa apaixonante viagem chamada futebol.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Noriega!
Bom, sou de Araraquara e estou aqui pelas férias. Também estive nos jogos da copinha aqui. Pena que o time desse ano estava muito fraco. Bom, quanto as percerias, penso que são ótimas saidas para os clubes do interior. Essa possibilidade de parceria do São Carlos com o Inter é muito forte e deve acontecer. A Ferroviária tinha uma parceria em andamento com o Atlético Paranaense e conseguiu bons jogadores para os campeonatos que disputou nos ultimos anos. Porém o atletico decidiu desfazer a aprceria pois ficou indignado com a ida de Caiuby e Alex para o São Paulo..Agora, a AFE precisa correr atrás de outra para ficar bem. O seu XV de Jaú, pelo que sei tambem fez uma boa parceria com o São Paulo. tomara que o interior volte às glórias

Unknown disse...

Tomara que nosso interior volte a ser forte no futbol, bernardo. Abs

Anônimo disse...

Noriega, se der, passe no www.arquibancada06.zip.net. Falei sobre os prováveis times titulares dos grandes no Campeonato Carioca e fiz meu prognóstico. Valeu!

Anônimo disse...

Olá, Noriega.
O que achou do santos hoje???
Gostei muito do jogo..e acho ´que é um tiem que está evoluindo na competiçao...e vc???
Ao contrario do Corinthians que era grande favorito e acabou mal..
Abraço

Unknown disse...

Achei o Santos muito bem contra o Paraná. Mostrou muito bom futebol.