quarta-feira, abril 12, 2006

BRASILEIRÃ0 2006


Vem aí o Campeonato Brasileiro de 2006. E, acredito, vem aí o Brasileiro que tem tudo para ser o mais estranho e um dos mais disputados da história. Mais estranho por quê? Porque será um torneio disputado entre 20 clubes, em pontos corridos, turno e returno - até aí tudo normal, cara-pálida - mas com um porém: haverá uma Copa do Mundo entre a primeira e a segunda metades do primeiro turno.
Serão dez jogos e, depois, uma parada de um mês para a Copa. No retorno, tudo pode mudar. Façamos um pequeno exercício de imaginação. Nenhuma viagem, mas algumas possibilidades bastante plausíveis. Se a Argentina fizer uma grande Copa, será que Tevez continuará no Corinthians? E o que será do Corinthians sem o Tevez?
Quem garante que após a Copa, se o Parreira sair da Seleção, o Luxemburgo não estará em seu lugar? E o que será do Santos sem o Luxemburgo?
Depois do Mundial, que acontecerá com os jogadores que atuam no País que estarão com a Seleção na Alemanha? Ou será que muitos dos "veteranos" em Europa não gostariam de voltar a jogar no Brasil antes de encerrar a carreira?
Será que Leão terá paciência de aguentar o Palmeiras sem reforços depois de dez rodadas e uma parada para a Copa? E o que será do Palmeiras sem Leão?
Isso sem falar no São Paulo, em sua campanha na Libertadores, e também em Inter, Goiás, Corinthians e Palmeiras, que também disputam a competição continental.
Será que os clubes grandes do Rio, que mostraram preocupante fragilidade no campeonato estaudal, terão fôlego para suportar uma disputa de 20 clubes em que 4 serão rebaixados?
Vou me arriscar e farei algumas análises prévias. Nada que seja parecido com previsão.
Vejo o São Paulo como o melhor time brasileiro do momento. Depois, no mesmo nível, estão Cruzeiro, Corinthians, Internacional e Santos. Aí vem um pelotão intermediário que tem Goiás, Palmeiras, Fluminense e Grêmio. Esses quatro podem surpreender se os outros cinco marcarem bobeira. Sobram 11 times que estão no mesmo nível. Desses 11 4 devem cair.
A briga pelo título, teoricamente, ficará entre esses 9 times dos três primeiros pelotões. Assim como a disputa pelas vagas na Libertadores.
Mas depois de dez rodadas e uma Copa do Mundo, muita coisa pode mudar.
Só sei que vai valer a pena ficar ligado.
Continuo achando que o Brasileirão é o melhor campeonato de futebol do mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Andei vendo alguns jogos do Espanhol e do Italiano. Exceto pelo Barcelona, prefiro Figueirense x Paraná ou Santa Cruz x Ponte Preta.

Anônimo disse...

Eu sempre achei o Brasileirão o mais disputado, mais emocionante e o melhor campeonato de futebol do mundo. Concordo plenamente com você, Noriega.