quarta-feira, junho 30, 2010

Pontos fortes e

fracos dos melhores

times da Copa


Brasil - É letal, como muito bem definiu meu primo chileno, Rodrigo Munizaga. Ou como disse Sven-Goran Ericsson, não se pode errar contra o Brasil que o castigo é pesado.
A defesa é simplesmente espetacular, segura, entrosada. Exceto o lado esquerdo, o ponto cego do time já faz tempo.
O ponto fraco é o meio-campo, penso eu, Falta criatividade em momentos de muita marcação, como contra Portugal. Não tem armador, o que dificulta em certos momentos. Sem Ramires e Elano fica ainda menos criativo.

Holanda - Time frio, calculista e com muitos jogadores de ótimo nível. Sneijder e Robben considero craques. Kuyt, Van Persie, Van Bommel e De Jong são muito bons. Joga com uma última linha de quatro, e segura os laterais. No meio tem dois volantes e o ótimo armador Seijder. Três homens na frente, por isso os laterais não saem muito.
O ponto fraco eu acho que é a falta de intensidade de jogo, é muito fria às vezes. A zaga é um pouco pesada na recuperação.

Espanha - Melhor toque de bola da Copa. Time forte, entrosado, muito bem treinado. Tem o melhor meio-campo. Joga com um volante de marcação apenas, Busquets, e confia em Xabi Alonso, Xavi e Iniesta para a organização. Davi Villa está em grande fase.
Não tem grosso no time, todo mundo sabe jogar. O mais fraco tecnicamente, Puyol, é pelo menos bom.
O ponto fraco é a falta de capacidade de definição, dada a fase ruim de Fernando Torres. Enrola muito e define pouco.

Argentina - Do meio pra frente a artilharia é pesada. Tévez, Higuaín, Messi, Di Maria, Maxi Rodriguez. Um time que ataca muito. Tem craques, Messi e Tévez, e ainda um banco esperto, com caras do porte de Milito, Aguero e até Palermo.
O problema é a defesa. De Michelis não segura a onda, embora Otamendi esteja jogando bem, assim como Heinze. Marca no meio somente com Macherano, que está evidentemente sobrecarregado.

Alemanha - Time que é bom e está encorpando. Muito entrosado, tem um toque de bola que remete ao grande time alemão de1974, com Breitner, Muller, Overath, Vogts e Beckenbauer, entre outros grandes jogadores e craques. Schweinzteiger é um dos melhores, se não o melhor volante da Copa. Há bons jogadoers em todos os setores. Podolski, Klose. Mueller e Oezil são candidatos a craques muito em breve. Quem diria que a Alemanha teria um armador,Oezil, e o Brasil não?
Só não acho que a defesa seja muito segura. É candidata.

Uruguai - A Celeste encorpou na África. Tem um belo ataque, com Forlán e Suárez, e uma defesa firme, com Lugano e agora Victorino no lugar de Godin. O problema é o meio-campo, combativo, mas pouco criativo. Entrega nunca falta e com alguma sorte pode chegar. Talvez seja o time que mais tenha evoluído desde as Eliminatórias.

Paraguai - Bom time, ofensivamente bem abastecido. Está sentindo o peso da importância da campanha histórica e tem se mostrado nervoso na hora de finalizar, principalmente. Outro time que foi encorpando e corre por fora. A dupla Barrios e Santa Cruz merece muito respeito. Tecnicamente é o melhor time que o Paraguai já teve. O ponto fraco eu acho que ainda é esse nervosismo em alguns momentos, o que torna o time irregular.

Gana - A esperança africana é um time muito parecido com o do Uruguai em termos coletivos. Forte na defesa e no ataque, fraco no meio-campo. Boateng e Gyan são os grandes nomes de Gana no Mundial. Decisivos, fortes, atacantes de alto nível. O meio-campo tem muita dificuldade para controlar o jogo, por isso a equipe toma muito sufoco. Tem a torcida a seu favor.

8 comentários:

Geraldo Maia disse...

Xabi, Nori, Busquets em seus arquivos Iniesta comentário, Navas acharás que recomende-se a Fúria. Não levaram Senna, somente Piqué. Vai faltar um Albiol mais. Eles não tem !
Burdisso direi: nem a Argentina levará. Verón os incrédulos ! Messi Copa não é só Di Maria, é de José Também. Heinze é o ponto fraco dos hermanos.
Bobadilla, Paraguai também não leva. Muito Cacéres, Torres, Alcaraz, parecem penitenciárias de segurança máxima onde nada entra. Somente defesa. Nada Mais.
Ooijer Nori, Stekelenburg (parece nosso PQP) ! A Holanda tem muito Van: Van carrega, carrega, carrega Sneijder acontece. Morre na Praia do Cabo ! Robben sem Batman não dá certo!
Gana não vai nem tomando Pantsil.
Uruguai é Muslera. Merece um Scotti. Chegou longe Gargano degrau a degrau. Mas é só.
Alemanha, bem, a Alemanha vai Mertesacker a sua viola. Chega na Final contra nós, óbvio ! Mas não somos Trochowski. Khedira nuestros hermanos maradonísticos ! Faremos a final contra a freguesa germânica. Schweinsteiger ! Vai ser chocolate no Cacau ! Quem Podoslki podolski. Quem não Podolski, dá um Klose nela, na Taça, na mão de Capitão Lúcio.

Alexandre Ferreira disse...

Pode apostar, vai dar Alemanha x Holanda na final. Espanha x Gana disputam o terceiro lugar.

E me arrisco dizer que Alemanha conquistará seu tetra, título esse que deveria ser conquistado 4 anos atrás na própria Alemanha, não fosse o Grosso que destruiu a seleção germânica na prorrogação.

rodrigo nunes disse...

acho que chegam Brasil e Alemanha ...e voce noriega?
em qual seleção deposita suas fichas?

Luciano disse...

Amigo Nori, LÚCIO vai falhar feio. E OZIL e MESSI farão o duelo da Copa. Que vença o melhor!

Unknown disse...

Noriega, você não acha esse time brasileiro muito parecido com a Alemanha de 90?Eu lembro muito bem daquela copa, e lembro que a Alemanha tinha bons nomes como o Brasil, mas não era um futebol que enchia os olhos, mas quando os adversarios bobeavam ela era letal.

Anônimo disse...

Parabéns amor! a saudade é muita e a coisa boa é que agora só faltam 14 dias!! Aproveita seu aniversário e fica sabendo que estamos com você nos nossos corações. bjs bjs bjs Clara, Rafa e eu

Anônimo disse...

Noriega, você não acha esse time brasileiro muito parecido com a Alemanha de 90?Eu lembro muito bem daquela copa, e lembro que a Alemanha tinha bons nomes como o Brasil, mas não era um futebol que enchia os olhos, mas quando os adversarios bobeavam ela era letal.

jrdalpiaz@hotmail.com

abner disse...

sinceramente, acho o time do brasil fraquíssimo pelo nível de seleção que poderia ser, mas enfim, está ganhando(apesar de jogar feio).
espero que nao seja campeao, senao irá incentivar mais técnicos a apelarem para o futebol feio porem eficiente, coisa que nao acho legal.
torço para quem jogar mais bonito, no momento a argentina, graças a lampejos de lionel messi e carlitos tevez.
abraço nori, e segue o programa como diria ledio carmona. adoro o seleção sportv, fala pro ricardo mauricio prado que ele é muito chato.