segunda-feira, junho 28, 2010

Laranja tem casca grossa

Durban - Como quase sempre acontece, o Brasil passou pelo Chile sem tomar conhecimento. Foi calmo, fatal e absoluto. Em momento algum do jogo o time chileno deu pinta de que incomodaria o Brasil. Há um abismo técnico entre o jogador brasileiro e o chileno. Tão difícil de ser superado quanto a mais alta das montanhas dos Andes.
Agora vem a Holanda pelo caminho. Tem muito mais qualidade. Vi a vitória holandesa sobre a Eslováquia, em Durban. O time tem pelo menos cinco jogadores mais do que bons. Vejo o armador Sneijder e o atacante Robben como craques. Além deles, Van Persie, Kuyt e De Jong são excelentes jogadores.
Diferentemente do Chile, que praticamente não conseguiu atacar o Brasil, a Holanda pode fazê-lo. O time joga com uma linha de quatro zagueiros, dois volantes que saem bem para o jogo, Van Bommel e De Jong, e um meia, Sneijder. À frente ficam Robben, geralmente pela direita, Van Persie centralizado, e Kuyt pela esquerda.
Os holandeses ainda cultivam uma saudável utilização dos lados do campo por jogadores que lembram os pontas de antigamente. Para isso seguram bastante os laterais e marcam forte com os dois volantes.
O time de 2010 está muito longe da Laranja Mecânica de 1974, um time de movimentação alucinante e incrível liberdade tática. A Holanda versão 2010 é um time frio, calculista, disciplinado taticamente. Jogou por enquanto sem ultrapassar o limite, o chamado para o gasto.
Com Robben pela direita (embora apareça pela esquerda às vezes), Michel Bastos terá trabalho. Assim como Kuyt exigirá de Maicon uma presença mais defensiva. Sem Ramires, suspenso, será que Dunga arriscará com Felipe Mello na marcação de Sneijder? De Jong, provavelmente, se encarregará da marcação de Kaká.
O Brasil tem bola para passar pela Holanda. Mas a casca dessa laranja é grossa. A maturidade mostrada pelo time contra o Chile é uma ótima notícia. Se a Holanda der ao Brasil o contra-ataque, principalmente nas costas do limitado lateral-direito Van Der Wiell, certamente será fatiada e consumida com prazer.

9 comentários:

blog do buja disse...

Hoje jogou com pinta de campeão!
.
BRASIL NO BLOG:
.
www.bujauna.wordpress.com
.
Para os apaixonados por futebol!

Renan disse...

É Noriega, mas o Brasil melhorou muito na defesa, tomou gol nos dois primeiros jogos e depois não tomou mais. E detalhe contra um ataque com Cristiano Ronaldo num jogo e depois contra o Chile que atacou constantemente o Brasil. Então acho que podemos parar o ataque holandês

rodrigo nunes disse...

Nori...acho que este é o grande teste....destes times ,frios e calculistas é que tenho medo,não dos fantasiosos.Ultimamente são estes times que são campeões!
acho que o Robinho pode ser o diferencial a favor,não acho tão bons os zagueiros da holanda como de outros tempos.
só que o ro binho não foi bem contra o chile..achei ele meio travado,sem confiaça...e felipe melo dúvido que estará 100% para sexta...torção são 2 semanas pra estar em condições....quem vc colocaria de segundo volante???

Anônimo disse...

Duas preocupações, Robben realmente craque, mas não marca ninguém e o Sneijder esse é o sonho de todos os técnicos, eu colocaria o Elano para marcá-lo, pois ele caí mais para a esquerda do ataque e o Daniel Alves para marcar o Robben, pois um destro marcaria melhor o Robben pela esquerda devido seus dribles para o meio. Sem contar que o Daniel Alves também apoia bem e o Robben não vai acompanhá-lo e teríamos o Felipe Mello na sua corbetura.



Mozart

Tiago Cruz disse...

"Iniesta o Cristiano Ronaldo foi mal..."
Dá-lhe garoto!!!
Abs,
Tiago.

Anônimo disse...

Esquece meus planos Felipe Mello e Elano machucados, resta-nos os "craques" Josué e Kleverson (ou Kleberson) se o Dunga não se enforcar na própria corda, temos grandes chances de ser campeões.

Mozart

Anônimo disse...

Caro Nori,

Não sei se concorda, mas se o Dunga colocar o Josué para marcar o Sneijder, terá boa chance de anular o crque do time.
Diferentemente do Felipe Mello, o Josué é um jogador mais tranquilo em campo, que não faz tantas faltas e sabe sair jogando, distribuindo bem a bola. Poderia ser uma boa opção, das péssimas escolhidas pelo treinador.

Abraço
André Antunes

Heber Costa disse...

Robben pela direita e Kuyt pela esquerda (e a inversão que fazem às vezes) é fatal. Dá gosto ver um time jogando 4-3-3.

Fernando - SP disse...

Nori,

A grande verdade é a seguinte: Nenhum dos dosi times, Brasil ou Holanda, jogou tudo o que sabe. Agora vai ser a hora disso. E vamos ver quem sabe mais. Na hora H.

Aproveito para parabenizá-lo nos comentários durante os jogos. E também pelo belo senso de humor junto com o ML....