quinta-feira, junho 10, 2010


Segurança da Copa preocupa




Hoje fomos ao Soccer City, conhecer nossa posição de transmissão do jogo de abertura da Copa do Mundo. Amanhã, 16 horas, a bola rola para África do Sul e México, com Milton Leite e esse que vos tecla, no SporTV. Esperamos a companhia de vocês.


Mas o tema deste post é a segurança na Copa do Mundo. Nesta caminhada de uns 10 minutos entre o International Broadcasting Center (IBC) e o estádio, um trecho de uns 500 metros, passamos por duas barreiras com detectores de metais. Em uma delas, mesmo que o aviso soe, não somos parados. A outra estava desligada.


Para chegar ao estádio, o acesso foi absolutamente tranquilo. Apenas olhavam para nossas credenciais, sem perguntar o que estávamos fazendo e se tínhamos permissão para chegar até aquele local.


Pudemos, inclusive, ver um ou dois minutos do treino fechado da África do Sul, antes que uma fiscal da Fifa gentilmente nos lembrasse que era proibido.


Para sair, pegamos um elevador e fomos parar no subsolo do estádio, passando pela área de vestiários. Vários funcionários ainda trabalhando, muitas obras inacabadas, algumas completadas às pressas e, por isso, com defeitos evidentes. Nesse trajeto todo, ninguém nos interrompeu para perguntar como tínhamos entrado ali, o que fazíamos, de onde éramos.


Uma facilidade inconcebível para o palco de abertura do principal evento esportivo do planeta e que receberá chefes de estado em algumas horas.


Algo que precisa ser alertado e revisto com urgência.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Nori,

o assunto é muito preocupante mesmo. Afinal, qualquer jogo da Copa é um alvo e tanto para terroristas. A polícia da África do Sul tem condições de lidar com uma organização como a Al-Qaeda? Medo...