segunda-feira, junho 07, 2010

Ramires seria o cara?

Não é o placar que interessa analisar no amistoso do Brasil com a Tanzânia. Ganhar era praxe, a questão era resolver o placar. O que interessa num jogo desses é o seguinte: ver como se movimentaram Kaká e Luís Fabiano e o em que ponto está o ponto fraco do time: a saída.

Kaká preocupa. A movimentação ainda é limitada, a força física se perdeu em parte por causa do tempo inativo. Então é preciso esperar um pouco mais para ver como ele reagirá em uma partida oficial de Copa do Mundo e com a sequência de partidas.

O problema com Luís Fabiano parece ser apenas de ritmo de jogo, e não de evidentes dificuldades de locomoção. Isso o tempo resolve mais fácil.

Já a questão da saída de bola, essa é chata. O time é conservador por proposta, está baseado na defesa. Por isso sofre tanto quando a marcação é forte na saída de bola ou quando o adversário marca atrás da linha da bola e não oferece o contra-ataque.

Quando entrou Ramires, teria sido feita a luz? Seria Ramires o cara? Talvez nem tanto. Mas como Felipe Melo está em má fase e Gilberto Silva é o chefe de segurança da defesa, qualquer jogador com mais recurso ou consistência cai como uma benção. Josué tem boa saída de bola ,rouba e toca direitinho. Ramires, que na cabeça de Dunga é meia, mas eu acho que é um belo segundo volante, tem rapidez para desafogar o time e seu jogo flui mais que o de Melo.

Talvez tenha pintado uma saudável dúvida na cabeça de Dunga. Porque técnico quando tem muita certeza das coisas eu não gosto, não. Acho que uma incerteza nessas horas ajuda muito, tira o treinador do pedestal da confiança absoluta.

Um comentário:

Anônimo disse...

Para deixar mais ofensiva essa seleção seria interessante trocar o Felipe pelo Ramires, mesmo porque o Felipe Mello é uma bomba pronta para detonar, muito instável emocionalmente, mas é um belo volante.
Ramires pela esquerda e Daniel Alves no lugar do Elano, junto com o Maicol pela direita, os dois melhores laterais do mundo jogando juntos, bem sincronizados deixariam qualquer marcador doidinho.

E da-lhe palpite, brasileiro é assim mesmo!

Deixe o Zangado, digo, o Dunga que reclame! Caso ele ganhe a copa a glória é do povo brasileiro, caso ele perca, o desastre é somente dele!

Abraços
Mozart